Todos os detalhes da CASACOR Pernambuco 2019

Casacor Pernambuco 2019

A mostra de arquitetura CASACOR Pernambuco 2019 chega na sua 22ª edição, e traz para Recife um circuito especial assinado pelo arquiteto Mário Santos. A proposta é apresentar ao público as principais tendências do mercado em diversos campos da arquitetura, design de interiores e paisagismo.

Para a edição de 2019, que novamente acontece no Casarão 17 de Agosto, o circuito com mais de 5 mil m² apresenta aos visitantes 37 ambientes diferentes, criados por mais de 60 profissionais e 86 parceiros. Todos os ambientes são inspirados pelo tema “Planeta Casa”, a fim de explorar os pilares da sustentabilidade, da tecnologia e do afeto.

Ao todo, são 52 dias de evento (de 14 de setembro a 03 de novembro), que além de discutir os temas propostos ainda oferece uma programação cheia de outras atividades e opções para o público, como eventos de gastronomia, conteúdo, saúde, experiências, reuniões corporativas, atrações culturais e ações sociais.

A estrutura da mostra

A CASACOR PE 2019 surpreende por um roteiro diferente do apresentado em 2018, com alterações desde o posicionamento do acesso – que ganhou um belo mural de boas-vindas com 70m² assinado por Derlon Almeida. 

O interior do casarão da década de 1930 também traz novidades, sendo ocupado por ambientes que simulam diferentes estilos de salas: para jantar, sonhar, estar, ouvir música, ler, beber vinho, relaxar ou conviver com a família.

Fora da casa, na área externa, o roteiro de convivência vem também com muitos ambientes diferenciados:

  • Café Santa Clara
  • Joalheria ME/Por Duda Queiroz
  • Living Coral
  • Espaço Gourmet da Copergás
  • Restaurante Vivix
  • Office Bar Stella Artois
  • Cine Prime Zafiro
  • Loja de Artesanato Sebrae e Centro de Artesanato de Pernambuco
  • Livraria da CEPE
  • Casa Conectada LG
  • Loft Morhar
  • Espaço Zen da Deca e mais.

Para quem deseja aproveitar a CASACOR PE 2019 para fazer bons encontros e criar networking com outros profissionais, vale mesmo ficar de olho na área externa do evento. E por falar em área externa, o Plaza Shopping recebe um espaço especial e instagramável, assinado pelo artista Raoni Assis, em homenagem ao paisagista Roberto Burle Max.

Sustentabilidade em foco

A CASACOR Pernambuco segue o tema nacional de todas as mostras em 2019, “Planeta Casa”, que aproveita para discutir um assunto de extrema importância para o mundo todo: a sustentabilidade.

O conceito também explora a ideia de termos cada vez mais a tendência de tratar o lar como um universo particular, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade.

Além das discussões que o próprio roteiro propõe, a mostra oferece workshops, ações, palestras, aulas, bate-papos, lançamento de produtos e confraternizações para debater como podemos integrar sustentabilidade e tecnologia para um futuro (e também um presente) mais equilibrados.

Confira todos os ambientes da CASACOR Pernambuco 2019

Com mais de 60 profissionais envolvidos, os 37 ambientes da CASACOR Pernambuco 2019 trazem diferentes estilos e inspirações, sempre contribuindo para a criação de espaços modernos e aconchegantes ao mesmo tempo.

Confira como são os ambientes da CASACOR Pernambuco 2019:

1. Bilheteria e Lounge de Entrada

O espaço Bilheteria e Lounge de Entrada, da DiP Studio Arquitetura, oferece um ambiente com natureza e arte, mesclando plantas, troncos retorcidos e telas de artistas pernambucanos, tudo baseado em uma paleta cinza próxima ao cimento queimado.

2. Sala de Receber

Criada pela Nejaim Azevedo Arquitetos Associados, a Sala de Receber é um espaço confortável e convidativo, seja para bater papo com os amigos ou realizar outras atividades de entretenimento, com destaque para a inspiração de floresta tropical na parede.

3. Sala do Sonhar

O projeto da dupla Turíbio e Zezinho Santos propõe um ambiente contemporâneo que inspira reflexão. Segundo os próprios arquitetos, “o espaço é onírico”, o que fica evidente com o papel de parede de nuvens.

4. Varanda do Salão

Projetada pelo Estúdio Noi Arquitetura, a Varanda do Salão é um ambiente contemporâneo, aconchegante e muito versátil, possibilitando a exploração de diversas atividades com a família e os amigos. O tom verde folha combinado aos itens com texturas naturais resgatam a ligação com a natureza.

5. Sala de Jantar

A arquiteta Marylia Nogueira assina a Sala de Jantar minimalista e extremamente convidativa, com mobiliário contemporâneo, cores suaves e decoração simples e elegante em integração com as luminárias de Jader Almeida e peças artísticas de Daniel Cavalcanti e André Nobrega.

6. Sala do Vinho

A Sala de Vinho criada por Carol Azevedo e José Roberto Gouveia funciona tanto para receber amigos, quanto para um encontro a dois, uma vez que a iluminação e a disposição da sala dá um ar até romântico ao ambiente. A parede utilizada para armazenar as garrafas de vinho ajuda a otimizar o espaço, além de criar formas e texturas.

7. Sala de Convívio

A proposta da Sala de Convívio de Ju Nejaim Arquitetura é ser um refúgio para toda a família. O espaço também faz conexão com a natureza através de uma composição de fotos de Bruno Lima, que formam a copa de uma árvore. Da mesma forma, as cores escolhidas – branco, verde escuro e a madeira –  reforçam a inspiração.

8. Sala de Estudos do Casal

Carolina Bonetti é a mente por trás da Sala de Estudos do Casal, que funciona como um home office moderno ou para outras atividades que aprimoram os conhecimentos. O mobiliário solto é um diferencial arrojado, enquanto as janelas garantem uma iluminação natural importante para ambientes com essa proposta.

9. Terraço Ametista

O espaço minimalista criado por Juliana da Mata brinca com a sensação de “caixa de vidro e madeira”, também trazendo elementos da natureza para o ambiente que mescla deck, piscina, gourmet e jardim e estar, totalizando 150m².

10. Sala Motriz

A sala versátil de convivência criada por Albuquerque + Malvim Arquitetura destaca arte e literatura com uma atmosfera de paredes envelopadas por painéis de madeira, que conferem um ar atual e simétrico com a iluminação pontual.

11. Sala Ilha do Ferro

A Sala Ilha do Ferro é uma bela homenagem de Clarissa Lopes à arte popular brasileira. O nome, inclusive, é o mesmo de um povoado do interior de Alagoas, do qual a arquiteta tirou a inspiração para o ambiente bucólico que mescla o contemporâneo e o primitivo.

12. Sala de Brincar

A Sala de Brincar foi projetada pelo Studio M2 Arquitetas com a intenção de criar um espaço onde pais e filhos possam passar mais tempo juntos. Os detalhes do ambiente procuram estimular a criatividade dos pequenos, enquanto cria uma sensação de bem-estar para todos.

13. Sala Íntima

Projetado pela Casa Arquitetura, a Sala Íntima busca resgatar memórias afetivas dos moradores. Por isso mesmo o ambiente traz uma atmosfera mais neutra e equilibrada, podendo funcionar para diferentes pessoas.

14. Sala do Profeta

A C&D Arquitetura apostou em uma sala especial para apreciar um bom vinho, inspirada no jogador de futebol Hernanes. A paleta de tons terrosos, além de elementos em madeira, pedras naturais e o couro verde dão um toque rústico em meio à sofisticação.

15. Loft do Campo

Aproveitando o hype de instalações em contêiner, o loft propõe uma construção funcional e sustentável, trazendo treliças em MDF e revestimento em madeira. Mesmo quem não está acostumado a ambientes deste tipo vai adorar o espaço. O projeto é assinado por AS FERREIRAS Arquitetura.

16. Loft Raízes

O Loft Raízes, criação de Ademar Leão Arquitetura, traz um conceito moderno e contemporâneo baseado na características do sertão nordestino. O espaço inclui peças do Mestre Aprígio, além de elementos rústicos, como o cimento queimado e madeira.

17. Garagem Gourmet Lexus

As mentes da dupla Daniela Pessoa e Fabíola Occenstein criaram um espaço que além de uma garagem, integra design e arte ao ambiente, que muitas vezes não ganha atenção na casa. O projeto mixa natureza e tecnologia com harmonia.

18. Joalheria ME

Elisa Coelho Arquitetura é responsável pelo incrível projeto da Joalheria ME, que brinca com pesos e preenchimentos através de elementos verticais nas paredes. As linhas verticais, por sinal, reverberam em outros detalhes do espaço. Elegância e atemporalidade são as principais características desse ambiente.

19. Living Coral

Ana Cristina Cunha criou uma área para reunir familiares e amigos para compartilhar boas refeições e conversas em um ambiente marcado pela paredes goiabada e cimento queimado. Mais moderno e requintado impossível!

20. Refúgio Arbor

Criado por Paulo Carvalho/Selvagem e Luiz Nogueira, a proposta deste “cantinho” é mostrar como é possível usar as inovações tecnológicas para criar soluções sustentáveis para a casa, utilizando materiais reutilizáveis como a madeira de reflorestamento, por exemplo.

21. Loft Morhar

As paredes de concreto do Loft Morhar, criado por Rafaella Bittencourt, tornam o ambiente urbano e que ajuda a destacar as obras dos artistas Marcelo Silveira, Márcio Almeida e Marcelo Sofá, mesclando arte e tecnologia.

22. Espaço do Sentir Arauco

A ArqMULTI conseguiu criar um ambiente extremamente equilibrado com materiais rústicos e cores delicadas. Enquanto o mobiliário conta com peças contemporâneas e texturas naturais, as composições brincam com os sentidos, principalmente gerando bem-estar.

23. Cinema Zafiro

Criação do Poligonus Arquitetura, o Cinema Zafiro combina perfeitamente os aspectos necessários para uma boa sala de cinema: luz, imagem e som. A intenção é promover um ambiente ideal para uma boa experiência sensorial vendo filmes.

24. Estúdio da Empreendedora

O Estúdio da Empreendedora, projeto de Amaral Tenório + Arquitetos é uma proposta que reconfigura o espaço feminino fugindo do óbvio. Os ambientes integrados refletem as características da mulher moderna e independente, com tons terrosos para dar maturidade à composição.

25. Restaurante Vivix

O belíssimo projeto Restaurante Vivix é assinado pela Dubeux Vasconcelos Arquitetura, e foi inspirado nos contornos de um cubo mágico, no caso, um cubo mágico de vidro, que integra terraço e um espelho d’água ao ambiente interno. O espaço se destaca pelo paisagismo harmonioso e contemporâneo, além de uma iluminação sem igual.

26. Novo Quintal

A arquiteta Adriana Diniz não economizou nas cores do espaço Novo Quintal, pensado especialmente para estimular o contato das crianças com a natureza. Sem a interferência da tecnologia, a ideia é encorajar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e motoras nas crianças.

27. Espaço Zen Deca

Clean e homogêneo, o Espaço Zen Deca homenageia o artista plástico recifense Francisco Brennand através da escolha da cor branca, as linhas limpas e geométricas, e a iluminação das peças, além das tramas em fibra natural, que dão um toque artesanal ao lugar.

28. Office Bar CasaCor

Em apenas 33 m², o projeto de Diogo Viana Arquitetos aposta em tons corais combinado a um mobiliário corporativo e flexíveis. Além do bar de apoio, a parede em alto-relevo é feita com peças cimentícias hexagonais.

29. Loja de Artesanato

Esta ideia de uma loja de artesanato projetada por Ana Maria Pedroz trabalha com um jogo de vitrines muito convidativo para os clientes. A composição de materiais neutros e traçado simples ajuda a destacar as peças de artesanato Pernambucano espalhadas pelo ambiente.

30. Copergás Gourmet

O moderno ambiente Copergás Gourmet foi criado pelo PORTONEVES Arquitetura. O ponto forte do projeto é o destaque para a arte atribuída à parede principal, em diferentes tonalidades de azul que se estende até o teto. 

31. Estar com Gourmet e Adega

Romero Duarte e Arquitetos criou um living agradável e acolhedor, cuja disposição dos é toda feita a partir do destaque do sofá em L. A mistura de cores e estruturas completam a área gourmet, que se integra a uma bancada de bar e adega.

32. Lavabo da Praça

O banheiro funcional criado por Gabriela Coutinho mostra que os banheiros também podem ser espaços operacionais, criativos e, especialmente, que podem sim fugir de projetos tradicionais integrando peças contemporâneas ao ambiente.

33. Projeto Luminotécnico Jardim

O Projeto Luminotécnico Jardim, de Bruna Melquíades tem como objetivo valorizar a obra de Derlon, por isso a iluminação do espaço é tão importante. A valorização do paisagismo e o espelho d’água também destacam as copas das árvores centenárias.

34. Casa Conectada LG

Apostando na mistura entre regionalismo e tecnologia, a MZ Arquitetura traz para a Casa Conectada LG a mistura de texturas com itens pedra, palha, planta, fibras e madeira natural, plantas nativas e fibras. A ideia é que o espaço seja também um convite a uma vida mais saudável e conectada com a natureza.

35. Livraria CEPE

Para receber o especial acervo da Companhia Editora de Pernambuco, a Baaus Arquitetos, em projeto assinado por Aline Fernandes e Bárbara Morato, tem inspiração na figura do oleiro, por isso, o barro acaba sendo um material usado no espaço de forma criativa, reforçando a conexão com elementos regionais.

36. Café Santa Clara

Simples e receptivo, o espaço desenvolvido por Sandra Bione Arquitetura promove uma experiência, em que os visitantes possam tirar um tempo para apreciar os sabores e aproveitar o momento. São 40 m² de sustentabilidade e valorização do bem receber, que ainda contam com obras da artista plástica Anna Guerra. 

Sobre a CASACOR

Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chegou à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Balneário Camboriú, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianopólis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *