A genialidade do contêiner marítimo formando o Loft do Campo

Casacor Pernambuco 2019

As Ferreiras Arquitetura é o escritório responsável pela instalação de um contêiner marítimo, formando o Loft do Campo, que propõe uma construção rápida, funcional e sustentável, seguindo uma tendência mundial que é o uso de contêineres para a criação de espaços variados.

Desenvolvido pelas arquitetas Jaidete Ferreira e Jacqueline Ferreira, o conceito do projeto está na sustentabilidade, focado no tema proposto pela CASACOR Pernambuco 2019 – “Planeta Casa”. O próprio uso do contêiner já remete à reutilização de materiais e espaços, buscando uma leitura linear e contemporânea para explorar o ambiente de forma confortável, agradável e com a possibilidade de abrigar uma família de até 4 pessoas.

As arquitetas explicam um pouco do processo de desenvolvimento do projeto: “Trabalhamos um painel vazado, a partir de réguas, MDF e madeira de reflorestamento. Trabalhamos também as cores da própria madeira, com toques de cinza, além de um piso que remete à pedra natural, para que a natureza também venha a ser sentida dentro do ambiente”, contam.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Rogério Maranhão

O espaço traz, ainda, uma grande esquadria que integra a área interna com a externa. Já as peças da decoração feitas em barro de Tracunhaém foram garimpadas pelas próprias arquitetas, e remetem de forma pessoal à infância das mesmas. Quase todas essas peças foram customizadas pelas profissionais a fim de chegar o acabamento desejado.

A leitura dos mobiliários buscou respeitar todo o ideal do espaço retângular, sempre explorando características modernas nos detalhes, até mesmo no banheiro que dá a exclusiva sensação de estar dentro de uma rocha esculpida.

Outro diferencial é a iluminação do loft, que valoriza cada espaço criado, tornando o ambiente aconchegante e harmonizado.

As treliças em MDF dão um tom diferenciado à decoração, além de suavizar a iluminação deixando o contêiner ainda mais despojado. A madeira desponta como revestimento principal do ambiente, que recebeu isolamento térmico e acústico, ideal para uma pequena família.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Rogério Maranhão

Com 30m², o Loft do Campo se destaca por ser um local 100% sustentável. As idealizadoras ressaltam que o projeto consegue mostrar que é possível morarmos em espaços jamais imagináveis, como dentro de um contêiner, e ainda assim manter a sensação de estar em um lar. Com isso, não há desculpas para mudar os mais variados hábitos em prol da sustentabilidade, inclusive o próprio ambiente de moradia.

A integração dos ambientes é parte essencial do modelo de ambientes criados dentro de contêineres, assim como a utilização inteligente e otimizada dos espaços e móveis com múltiplas funcionalidades. O truque da utilização de vidros e paredes espelhadas também ajuda a deixar a sensação de espaço maior.

No caso do projeto montado especialmente para a mostra CASACOR PE 2019, as paredes em vidro também facilitam a observação do público ainda pelo lado de fora do container, o que confere uma experiência diferenciada do espaço, realmente como uma visitação.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Rogério Maranhão

O Loft do Campo é, de fato, um dos espaços mais criativos e engenhosos da mostra, e que trabalha de forma sagaz a questão da sustentabilidade como tema proposto. Pontos extremamentes positivos de um projeto moderno e inovador.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *