Estimular a criatividade é o mote do espaço Novo Quintal

Casacor Pernambuco 2019

A arquiteta responsável pelo Novo Quintal é Adriana Diniz, que se inspirou no resgate do brincar livre para criar o projeto presente na 22ª edição da CASACOR Pernambuco. Através de um espaço seguro e criado para estimular o sonho e a criatividade, no Novo Quintal as crianças são livres para desenvolver, explorar, descobrir e brincar com autonomia.

Segundo a criadora do projeto: “Priorizamos o contato da criança com a natureza sem a interferência de brinquedos eletrônicos, e sem a imposição de como a brincadeira deve acontecer”. Essa liberdade é o diferencial do espaço, que também ajuda a integrar pais e filhos.

Entre os materiais utilizados na ambientação, a prioridade da arquiteta foi por utilizar materiais de fácil manutenção: porcelanato no piso interno, piso cimentício intertravado e grama na área externa, madeira Pinus de reflorestamento e laminados nos móveis e alguns equipamentos, metalon e cordas.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Anderson Freire

O Novo Quintal apresenta uma área de 76m² e traz uma paleta de cores com predominância de tons como amarelo, turquesa, verde, rosa, cinzas, entre outros. A ideia é estampar a identidade visual do espaço através da paleta, além de criar uma composição harmônica com os brinquedos populares que se destacam no ambiente.

Os brinquedos, por sinal, foram concebidos por designers brasileiros, bem como brinquedos não estruturados, quase todos feitos em madeira. Já o mobiliário foi desenvolvido com foco em equipamentos sensoriais e motores exclusivos para crianças de diferentes faixas etárias.

“Construímos uma parede de porcelanato para as crianças pintarem livremente, tanquinhos para as crianças lavarem as mãos com autonomia, hortinha, balanço preso na árvore, camarim com fantasias, casinha de brincar, piscina de bolinhas, tanque de areia colorida e um mini ateliê de artes”, conta a arquiteta.

Para atender aos diversos tipos de atividades desenvolvidas espaço, Adriana por uma iluminação que proporciona um conforto visual sem dramaticidade com pendentes na área do mini ateliê, trazendo aconchego e embutidos de lâmpadas dicroicas Led, sancas (fitas de Led), e plafons na área interna, além de refletores na área externa.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Anderson Freire

Vale ressaltar que Adriana sempre prioriza vivências artísticas em seus projetos itinerantes, e o Novo Quintal segue essa tendência com as obras do artista plástico Manoel Quitério. Todo o projeto foi inspirado nas teorias e premissas do Novo Quintal, casa de brincar, que desde 2017, através de vivências lúdicas e educativas, vem trabalhando questões fundamentais ao amadurecimento infantil.

O resultado foi exatamente o esperado pela arquiteta: “Acredito que conseguimos desenvolver um lugar que transmite acolhimento, diversão, ludicidade e criatividade para as crianças e suas famílias”, comenta Adriana.

Durante toda a mostra, o Novo Quintal também disponibilizará atividades lúdicas e educativas, que foram desenvolvidas para crianças desde os 6 meses até os 12 anos. As atividades exploram o espaço com areia, a hortinha – estimulando a sustentabilidade -, a parede para pintar, o ateliê de atividades, camarim com fantasias, casinha de brincar, piscina de bolinhas, circuitos motores e sensoriais, brinquedos populares e não estruturados.

Cada cantinho do projeto foi, de fato, pensado para estimular o sonho e a criatividade dos pequenos e suas famílias.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *