Sala de Convívio: Um refúgio para a família

Casacor Pernambuco 2019

É do escritório Ju Nejaim Arquitetura a concepção da Sala de Convívio, ambiente presente na 22ª edição da CASACOR Pernambuco cuja proposta é ser uma espécie de refúgio perfeito para toda a família, oferecendo um espaço para leitura, conversas, cafés, filmes e mais.

Criada pela arquiteta Ju Nejaim, a Sala de Convívio aposta em tons branco e verde escuro, além de elementos em madeira que aumentam a sensação de bem-estar e conforto ao ambiente, enquanto o minimalismo um mobiliário de peças grandes, como o sofá e a estante.

A natureza também é elemento presente no espaço, aparecendo na sala através de uma composição de imagens do fotógrafo Bruno Lima, que formam a copa de uma árvore em um belíssimo arranjo. A composição coloca a árvore vista de baixo para cima, justamente para dar a sensação de estar sentado no sofá embaixo da árvore.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Walter Dias.

A natureza também se faz presente através da janela do espaço, pela qual é possível contemplar o jardim do Casarão 7 de Agosto, onde acontece a mostra. Essa é uma forma inteligente de explorar a paisagem de fora como elemento de dentro do ambiente. Por isso mesmo, embora o espaço conte com uma cortina na própria janela, ela fica o tempo todo aberta, mostrando a paisagem.

Outras obras de artistas brasileiros também aparecem na decoração da Sala de Convívio para dar um ar de familiaridade ao ambiente, caso das crianças representadas nas telas do artista gravataense Jorge Souza, que trazem mais identidade ao espaço e remetem à família.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Walter Dias.

Os tons de branco, verde escuro e madeira trazem aconchego ao ambiente, ao mesmo tempo em que mantém a ideia de conexão com a natureza em equilíbrio.Vale lembrar que a escolha das cores ainda e a relação com a natureza seguem o tema base da CASACOR PE 2019, que é “Planeta Casa”.

Um detalhe que funciona como toque final na Sala de Convívio fica por conta do revestimento Luni, lançamento da Bomtempo e que reproduz a textura de pedra natural em madeira, conferindo ainda mais charme e elegância ao espaço.

A iluminação, feita pela Daluz, é outro elemento que merece uma análise à parte. Neste quesito, a escolha da arquiteta Ju Nejaim foi por uma iluminação indireta periférica nas paredes, tendo apenas um ponto de luz no teto. Essa escolha foi pensada para deixar o forro original do casarão o mais limpo e visível possível. Vale ressaltar que esse truque pode ser adaptado para outros ambientes de uma casa sempre que a pessoa quiser criar essa ideia de destaque para o teto.

Ainda como forma de otimizar o espaço, a estante vazada ganha um carrinho que funciona como bar e cantinho café. Essa também é uma sugestão que pode ser reproduzida em casa, mesmo em ambientes pequenos, justamente porque utiliza um único móvel para diferentes funcionalidades, potencializando os espaços, que inclusive também ajuda a decorar o ambiente com um móvel funcional.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Walter Dias.

Com toda a comodidade e os elementos que estimulam o bem-estar, a Sala de Convívio de fato é um dos ambientes mais aconchegantes e convidativos da CASACOR PE 2019.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *