Loft Raízes: sinta as particularidades do Sertão pernambucano

Casacor Pernambuco 2019

O arquiteto Ademar Leão assina o Loft Raízes, cuja ideia é oferecer um ambiente integrado dentro de um espaço moderno. Para isso, o arquiteto utilizou dois containers, item que já garante o status de contemporâneo ao projeto, além de fazer uso do estilo regional para acrescentar uma identidade única ao trabalho.

Dentro do loft de 30m², Ademar aposta em particularidades do Sertão Pernambucano, mais precisamente de Ouricuri, que é a sua cidade natal e de onde o arquiteto trouxe o Gibão colorido criado pelo mestre Aprígio, artigo que está emoldurado na parede e é um dos grandes destaques visuais do espaço.

É do sertão também a inspiração para a ideia do painel feito de “varas de faxina”, como é tipicamente chamada essa arte na região. A obra foi construída pelo pai do arquiteto, e por isso mesmo carrega uma carga afetiva especial. Essa conexão também influencia o nome do próprio espaço, uma vez que “Raízes” pode ser um termo relacionado às raízes familiares do criador do projeto.

Mesmo sendo compacto, o espaço total do Loft Raízes conta com uma sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto e banheiro, formando um lar completo e funcional! Para o quarto, especificamente, Ademar desenhou o guarda-roupa e a cama, enquanto o restante do mobiliário foi desenvolvido por alguns designers nacionais, como o banco Mocho, de Sérgio Rodrigues; a cadeira de Gustavo Bittencourt; a luminária de Jader Almeida. Os demais móveis são todos da Ovoo.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Denilson Machado e Ademar Leão

Para as paredes e o revestimento, o arquiteto optou por utilizar o cimento queimado, material que imprime ao ambiente uma modernidade já vista em outros espaços que exploram essa pegada contemporânea e mais urbana, mas também garante a atmosfera rústica pretendida no trabalho. Já para o teto, o revestimento escolhido foi a madeira, a fim de inserir mais aconchego e a conexão com a natureza.

A natureza também está presente de forma singular com a presença irreverente de cactos na decoração, trazendo um vínculo perfeito com o tema central da 22ª CASACOR PE – “Planeta Casa” – e a temática particular do desenvolvimento do projeto, que é o sertão.

Assim como outros ambientes da CASACOR Pernambuco 2019, o Loft Raízes também vem em uma paleta de cores em tonalidades de cinza e preto. Neste caso, porém, o profissional optou por colocar as cores mais quentes concentradas no Gibão colorido que está emoldurado na parede, criando um ponto de referência primordial.

Para iluminar o ambiente, Ademar Leão fez uso de uma iluminação cênica, apostando em jogos pontuais de luzes para focar e destacar justamente o painel de varas e o Gibão. Já na cozinha, a prateleira iluminada tem a função de ressaltar a louça, que é do acervo pessoal do arquiteto.

Além das peças pessoais, há ainda objetos cedidos pela loja Desenho Designer. Por fim, a área de trabalho do loft também ganha destaque com uma iluminação especial, toda feita em Led, assim como as demais.

O estilo minimalista do projeto também faz ligação com a ideia central de exaltação do sertão pernambucano.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *