A aconchegante sala de sonhar

Casacor Pernambuco 2019

O nome deste ambiente já é um convite à contemplação: Sala de Sonhar. E essa é mesmo a intenção do projeto dos arquitetos Turíbio Santos e Zezinho Santos. A ideia da dupla é que os visitantes da mostra usem o espaço para uma pausa que visa a contemplação, a vivência e a reflexão.

O espaço contemporâneo foge das tradicionais classificações de sala de estar, sala de jantar ou sala de lazer, com a finalidade de ser um ambiente desenhado para as pessoas se desconectarem da realidade por alguns minutos, mergulhando em uma atmosfera devaneante, em um universo onírico, leve, ligeiramente irreal e que enseje a reflexão.

A dupla de arquitetos buscou criar um ambiente apoiado na afetividade, na tecnologia e na sustentabilidade, que são os pilares propostos pelo tema da mostra neste ano. Assim, a concepção da Sala de Sonhar passou por várias etapas, sempre avaliando todas as variáveis do projeto, da arquitetura de interiores e decoração às sensações auditivas, olfativas e emocionais.

O resultado final não é apenas extremamente agradável aos olhos, mas também realmente convidativo para aproveitar momento de pausa e paz em meio à rotina do dia a dia, incluindo a rotina de visitações da própria mostra.

O ambiente todo em cores claras extrapola o tema “Planeta Casa”, proposto pela 22ª edição da CASACOR Pernambuco, e oferece a ideia de “mundo particular” aos visitantes. Um espaço para relaxar, mas também para colocar o pensamento em ação e realmente construir planos ali – sonhar, de fato.

Há, ainda, muitos destaques na Sala de Sonhar, especialmente a nítida mistura de itens clássicos, como o belíssimo lustre suspenso, com objetos modernos e inovadores, como os bancos metálicos e luminárias com design diferenciado, conferindo ainda mais sofisticação ao espaço.

Também é interessante perceber como a sala dispõe de diversos elementos que estimulam diferentes atividades e sentidos a cada um, caso do piano colocado no ambiente anexo e que remete à música e cultura. A cultura, por sinal, é inspiração forte do ambiente, principalmente através dos variados objetos decorativos que moldam a estante.

Casacor PE 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos:Gustavo Sóter

A iluminação também é estrategicamente pensada para criar um ambiente confortável e aconchegante, que realmente dá vontade de ficar ali por horas em simples admiração ao todo. As plantas, mesmo que espalhadas de forma discreta na Sala de Sonhar, fazem a conexão com a natureza e agregam vida e cor ao espaço.

Assim como outros ambientes criados especialmente para esta edição da CASACOR PE 2019, a aposta em colocar espelhos estrategicamente em algumas paredes da sala funciona como sugestão para ampliar o ambiente – dica que pode ser útil para ambientes menores, principalmente em apartamentos.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *