A valorização da natureza no Projeto Luminotécnico Jardim

Casacor Pernambuco 2019

Bruna Melquíades é a arquiteta responsável pelo Projeto Luminotécnico Jardim, espaço diferenciado e muito natural que está presente na 22ª edição da CASACOR Pernambuco. Além da conexão clara com a natureza, ela busca valorizar as obras do artista Derlon dentro do ambiente.

O projeto tem como pontos de partidas a entrada principal, onde foi utilizada uma combinação com uma iluminação mais integral, alinhada a uma mais pontual. Enquanto a primeira promove uma ambiência mais confortável para o público passante, a pontual valoriza ainda mais a obra do artista – objetivo do projeto.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Paulo Higor

O outro ponto-chave para o trabalho é a praça central, onde a arquiteta planejou uma iluminação criando uma aconchegante área de circulação e convívio, pensada para valorizar o paisagismo e o espelho d’água também presentes no espaço.

Na extensão de toda área externa foram utilizadas luminárias que valorizam as copas das árvores que fazem parte da história do Casarão 17 de Agosto, o que também chama a atenção para a natureza e resgata a temática da mostra neste ano: “Planeta Casa”. Além disso, foi trabalhada uma iluminação balizadora e harmônica em relação a todo o paisagismo e agenciamento geral da casa.

A iluminação, inclusive, foi o conceito mais explorado como diferencial do projeto para que harmonizasse com a casa e balizasse todo o percurso. Vale ressaltar que uma das preocupações de Bruna foi a criação de um espaço que promove uma ambiência mais confortável para os visitantes, assim como destacar as obras de arte e também o paisagismo, criando uma aconchegante área de circulação e convívio.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Paulo Higor

A Mundial Lux foi a patrocinadora de toda iluminação especial da parte externa da casa: “Usamos refletores, espetos de jardim e balizadores pontuais. Todos na cor 2.700k”, explica a arquiteta, que também destaca como o trabalho em extensão de toda área externa é o seu ponto pessoal de destaque do projeto.

Buna também frisa que a iluminação externa – quesito sempre valorizado em seus projetos – que traz mais vida e beleza ao paisagismo: “Quando se ilumina uma área externa, não se segue tendências, e sim conceitos e a personalidade do projeto. Dessa forma, conseguimos estimular os mais variados sentimentos”, conta a profissional.

Dos ambientes da CASACOR PE 2019, o Projeto Luminotécnico Jardim é dos que mais aproveitam os recursos naturais que o próprio casarão já oferece. Além do espaço inteligente, o ambiente mostra como é possível reaproveitar espaços já existentes para criar novos ambientes, preservando o meio ambiente.

Ressalta-se, ainda, o quanto as obras de Derlon são um chamariz para o espaço, funcionando como um corredor de arte que ajuda a elevar o status da mostra e, principalmente, mostra como o evento contribui para a valorização dos mais variados artistas locais e de outros lugares do Brasil, além de arquitetos e designers, como parte do público pode imaginar.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Paulo Higor

O ambiente também cria uma atmosfera de exploração e visita, típica de museus a céu aberto espalhados pelo mundo. Não à toa, este é um dos espaços mais fáceis de encantar os visitantes em uma primeira olhada.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *