Contemporaneidade e conforto na varanda do salão

Casacor Pernambuco 2019

Desenvolvido pelo Estúdio Noi Arquitetura, a Varanda do Salão contou com o trabalho em conjunto de três arquitetas: Anely Camarote, Flávia Ebrahim e Roberta Reis. A concepção do projeto buscou criar um ambiente contemporâneo e aconchegante explorando as diversas opções para uma área de vivência.

Segundo as criadoras: “Na varanda foi possível desenvolver um espaço para a contemplação, onde inserimos uma área verde e de convivência mais sofisticada, além do tão almejado espaço gourmet”, contam.

Nos 40 m² da Varanda do Salão, as arquitetas utilizaram materiais naturais em toda a ambientação, como persianas de madeira, bancadas de quartzito Azul, porcelanato da Portinari que imita o granilite e muita vegetação natural, fazendo uso de vasos com plantas enormes no estilo urban jungle.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019- Crédito de fotos: Walter Dias

A escolha pelos tons terrosos – laranja, verde e marrom – tem a intenção de passar a sensação de aconchego ao ambiente. Já a iluminação foi pensada para ser mais pontual, com uso de um abajur de pé, em cantos. No quesito iluminação geral, um trilho da Light Design da Linha Conecta ganha destaque com o uso de cabos de aço que nivelaram o trilho. Há, ainda, focos menores para iluminar as obras de arte e os objetos de decoração na bancada. Destaque para o pendente delicado do centro da mesa.

Entre os destaques gerais da Varanda do Salão, o mix de mobiliário garante um ar mais descontraído ao ambiente, ao mesmo tempo que traz o requinte necessário para reunir a família, enquanto a presença de produtos naturais valorizam a natureza.

Com a crescente pedida dos clientes por ambientes gourmets nas varandas, o espaço ganhou uma cuba da Deca que atrai a torneira e registro de forma que ela fica totalmente embutida na cuba. O item permitiu às criadoras inovarem colocando um tampo como o mesmo quartzito para fechar nos momentos em que ninguém estiver utilizando a pia.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019- Crédito de fotos: Walter Dias

Destacam-se também os quadros que completam o visual moderno da varanda e não estão ali apenas pela decoração. O maior deles é uma fotografia de Renato Filho, tirada da peça de teatro “Caetana”, que fala sobre o folclore nordestino e homenageia o regionalismo. Já os quadros menores são da Desenho Design, do artista Ted Benvenuti.

Os móveis e obras de arte com estilo regional conferem uma identidade única ao projeto. As arquitetas também desenvolveram alguns móveis especialmente para o espaço: “Desenhamos a bancada de apoio com uma pedra, a quartzito, que foi extraída do Ceará, e uma champanheira que foi esculpida. A bancada do espaço gourmet e o móvel dessa área também foram criados por nós. O mobiliário suspenso possui portas de vidro para dar leveza e é destacado por uma iluminação indireta, servindo também como uma cristaleira”, conta Roberta Reis.

Casacor PE 2019
Casacor Pernambuco 2019- Crédito de fotos: Walter Dias

O restante do mobiliário foi desenvolvido pelos colaboradores: Loja Ovo (poltrona de Marcelo Lidieri), Mula Preta (mesas verdes), Luan Del Savio (mesa de jantar), Loja Tidelli (poltrona Star da linha Painho e desenhada por Rosenbaum). As peças de artesanato são de Mano Bae, Tracunhaém, Mana Arte Cerâmica, Tracunhaém, Fida, Cerâmica do Cabo, Luiz Benício e Delly Figueiredo.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *