A proposta das arquitetas Daniela Pessoa e Fabíola Occenstein é reinventar um espaço que raramente ganha projetos especiais de design, a garagem. Como explica Daniela: “Criamos um universo especial para mentes criativas sentirem, viverem, dividirem experiências e ideais de sustentabilidade. Cada consumo é necessariamente sustentável e consciente, saber sua procedência é primordial, assim como valorizar nossa cultura, país e nossas raízes”, define a arquiteta.
O espaço Garagem Gourmet Lexus também leva a sério o tema da 22ª CASACOR Pernambuco 2019, “Planeta Casa”, e procura criar uma expressão significativa de arte e design para o ambiente, ao mesmo tempo em que integra elementos da natureza em harmonia com a tecnologia e a inovação.
Equilíbrio e pouco excesso
O charme da garagem gourmet está no ambiente equilibrado, sem excessos, de modo que os visitantes se sente à vontade e, especialmente, com vontade de ficar mais tempo no espaço, que exprime conforto e sensibilidade em cada detalhe de sua singularidade.
A intenção das arquitetas em fazer da garagem “o melhor lugar da casa para passar um tempo” é realmente ousada e criativa. A utilização de elementos da natureza também tem a finalidade de estimular os sentidos dos visitantes, seja com o contato, o olfato, a visão ou os sons – tudo isso muito bem representado especialmente pela cascata em forma de cortina, caindo no fundo do cantinho Home Office.
“Procuramos trabalhar as diferenças com harmonia. Aqui não repetimos, buscamos o ritmo das misturas, das formas, do design e da arte. O equilíbrio vem dessa harmonia”, explica a arquiteta Daniela Pessoa sobre o espaço que desenvolveu junto a Fabíola Occenstein.
O ambiente conta ainda com peça especiais de vários designers brasileiros. São eles:
- Banco Magrini, de Sérgio Rodrigues;
- Banco Bo, de Zanine;
- Mesa de jantar Viga, de Mula Preta;
- Poltrona Mad, cadeira Windsor, lustre Nutt, cadeira Clad, mesa Cigg, todos de Jader Almeida;
- Banco Benjamin, de Gustavo Bittencourt;
- Cadeira Nena, de Sérgio Rodrigues.
Para as arquitetas, o consumo consciente é adquirir produtos eticamente corretos, de relevância funcional e propriedades sustentáveis, além da valorização de produtos nacionais. Dentro da Garagem Gourmet Extra, um exemplo desse consumo consciente é a Mesa Água, do Tórtora, artesão que já trabalhava com matéria-prima reciclada quando ainda nem se ouvia falar em sustentabilidade. Seu trabalho, totalmente feito à mão, transforma papel Kraft em qualquer objeto. O processo é surpreendente e belíssimo!
Os vários formatos de iluminação favorecem especialmente os objetivos do ambiente, e por isso mesmo é um dos principais elementos do projeto: “Pensamos em todas as possibilidades de fonte de luz que o ambiente pode ter – spots, luminárias pendentes, de parede e de chão – tudo o que pode ajudar a criar uma certa sensação de movimento na iluminação. Além da iluminação natural que explode na caixa de vidro que projetamos para a garagem”, explica Daniela.
A parede inteira de vegetação é vista por toda a extensão do lounge e da garagem, criando uma interação com o ambiente interno e minimizando o aspecto pesado do paredão que existe.
O resultado da Garagem Gourmet Lexus é um dos mai surpreendentes da 22ª CASACOR PE 2019.