Criatividade e inovação na Garagem Gourmet Lexus

Casacor Pernambuco 2019

A proposta das arquitetas Daniela Pessoa e Fabíola Occenstein é reinventar um espaço que raramente ganha projetos especiais de design, a garagem. Como explica Daniela: “Criamos um universo especial para mentes criativas sentirem, viverem, dividirem experiências e ideais de sustentabilidade. Cada consumo é necessariamente sustentável e consciente, saber sua procedência é primordial, assim como valorizar nossa cultura, país e nossas raízes”, define a arquiteta.

O espaço Garagem Gourmet Lexus também leva a sério o tema da 22ª CASACOR Pernambuco 2019, “Planeta Casa”, e procura criar uma expressão significativa de arte e design para o ambiente, ao mesmo tempo em que integra elementos da natureza em harmonia com a tecnologia e a inovação.

O charme da garagem gourmet está no ambiente equilibrado, sem excessos, de modo que os visitantes se sente à vontade e, especialmente, com vontade de ficar mais tempo no espaço, que exprime conforto e sensibilidade em cada detalhe de sua singularidade.

A intenção das arquitetas em fazer da garagem “o melhor lugar da casa para passar um tempo” é realmente ousada e criativa. A utilização de elementos da natureza também tem a finalidade de estimular os sentidos dos visitantes, seja com o contato, o olfato, a visão ou os  sons – tudo isso muito bem representado especialmente pela cascata em forma de cortina, caindo no fundo do cantinho Home Office.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos:Denilson Machado

“Procuramos trabalhar as diferenças com harmonia. Aqui não repetimos, buscamos o ritmo das misturas, das formas, do design e da arte. O equilíbrio vem dessa harmonia”, explica a arquiteta Daniela Pessoa sobre o espaço que desenvolveu junto a Fabíola Occenstein.

O ambiente conta ainda com peça especiais de vários designers brasileiros. São eles:

  • Banco Magrini, de Sérgio Rodrigues;
  • Banco Bo, de Zanine;
  • Mesa de jantar Viga, de Mula Preta;
  • Poltrona Mad, cadeira Windsor, lustre Nutt, cadeira Clad, mesa Cigg, todos de Jader Almeida;
  • Banco Benjamin, de Gustavo Bittencourt;
  • Cadeira Nena, de Sérgio Rodrigues.

Para as arquitetas, o consumo consciente é adquirir produtos eticamente corretos, de relevância funcional e propriedades sustentáveis, além da valorização de produtos nacionais. Dentro da Garagem Gourmet Extra, um exemplo desse consumo consciente é a Mesa Água, do Tórtora, artesão que já trabalhava com matéria-prima reciclada quando ainda nem se ouvia falar em sustentabilidade. Seu trabalho, totalmente feito à mão, transforma papel Kraft em qualquer objeto. O processo é surpreendente e belíssimo!

Os vários formatos de iluminação favorecem especialmente os objetivos do ambiente, e por isso mesmo é um dos principais elementos do projeto: “Pensamos em todas as possibilidades de fonte de luz que o ambiente pode ter – spots, luminárias pendentes, de parede e de chão – tudo o que pode ajudar a criar uma certa sensação de movimento na iluminação. Além da iluminação natural que explode na caixa de vidro que projetamos para a garagem”, explica Daniela.

A parede inteira de vegetação é vista por toda a extensão do lounge e da garagem, criando uma interação com o ambiente interno e minimizando o aspecto pesado do paredão que existe.

O resultado da Garagem Gourmet Lexus é um dos mai surpreendentes da 22ª CASACOR PE 2019.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *