Tecnologia e funcionalidade na Casa Conectada LG

Casacor Pernambuco 2019

A dupla de arquitetas Elza Mendonça e Lorena Pontual assina a Casa Conectada LG, ambiente da 22ª edição da CASACOR Pernambuco 2019 que se apoia nos pilares da tecnologia crescente entre a humanidade, da globalização da informação e da conectividade das atividades cotidianas para representar aspectos do mundo contemporâneo. Conexão é, sem dúvidas, o conceito que funcionou como base para todo o trabalho.

As profissionais explicam que estes novos conceitos acabaram sendo inseridos na vida cotidiana de forma abrupta, muitas vezes não tendo sua potencial funcionalidade explorada nas diversas formas de concretização da arquitetura nos espaços: “Partindo deste preceito, para a Casa Conectada LG, na CASACOR Pernambuco 2019, buscamos juntar todos os sentidos do ser conectado, justamente para unir a ambiguidade do ser ancestral analógico em um mundo tecnológico”, explicam as arquitetas.

Primeiramente, o objetivo foi explorar a conexão com o real. Para isso, a dupla trouxe o sentido essencial da arquitetura e de sua identidade intrínseca para dentro desse novo estilo de vida contemporâneo globalizado, fazendo isso através do uso de pedras e madeiras naturais, plantas nativas, palhas e fibras como materiais base do projeto e que remetem à regionalidade.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Mariana Galindo

Elza e Lorena explicam que lançaram “um olhar à sofisticação sutil das texturas do tecido de linho para compor um equilíbrio idiossincrático de conforto, utilizando também outros elementos que conectam o estilo de vida às atividades cotidianas do ser humano”.

Para arrematar um projeto tão moderno e inovador, as profissionais trouxeram o conceito de conexão virtual, com a tecnologia cotidiana proporcionado pelos produtos LG, que foram utilizados em todo o espaço, assertivamente mesclando sofisticação e a alta performance destes elementos tecnológicos à realidade do viver contemporâneo das grandes cidades. A ideia é mostrar que, assim, é possível usufruir de mais tempo com quem você ama, e também para realizar atividades que agradam os visitantes e tragam conforto e a liberdade para uma vida com mais qualidade.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Mariana Galindo

Sobre a parceria com a LG, o projeto buscou unir a tecnologia à proposta da CASACOR 2019 de “Planeta Casa”. A Casa Conectada, elaborada pelo PMZ Arquitetura, possui soluções que aliam os pilares de sustentabilidade e conectividade – proposta central da temática da mostra neste ano.

A ideia do projeto é realmente mostrar que a tecnologia e a modernidade são aliadas do mundo atual, e podem ser também utilizadas para preservar a natureza, e não exatamente para acabar com ela.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Mariana Galindo

A Casa Conectada LG conta, em seus 80 m², com produtos da linha premium completa para cozinha (Studio), refrigerador InstaView, condicionadores de ar das linhas residencial e comercial, lava e seca TWINWash, smartphone K12+, além da TV NanoCell.

É interessante ver que os visitantes poderão controlar todos os eletrodomésticos por meio do aplicativo Smart ThinQ™, que pode ser instalado no smartphone de qualquer pessoa. O mesmo controle pode, ainda ser feito pela TV, com o painel de controle, podendo desligar, ligar e dar diferentes comandos com apenas um toque no controle Smart Magic, oferecendo, de fato, a sensação de “casa inteligente”, e que é possível controlar o espaço.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *