Desenvolvido pela dupla de arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos, do Dubeux Vasconcelos Arquitetura, em parceria com a Vivix Vidros Planos, o restaurante foi inspirado nos contornos de um cubo mágico e envelopado por vidro, que ora reflete o verde do entorno, ora explode luz.
Sofisticação e tecnologia
O cubo de vidro flutuante une sustentabilidade e tecnologia em uma construção atual e sofisticada, ocupando a maior área da 22ª edição da CASACOR Pernambuco, com 150m².
A integração com a natureza externa que abraça o Restaurante Vivix é proporcionada pelo uso do vidro da linha Vivix Performa Duo, na cor verde intenso, que compõe toda a fachada da edificação, inclusive o teto, causando um efeito de transparência ou reflexo, a depender do foco da luz do dia.
O grande diferencial arquitetônico do projeto é unir sustentabilidade, sistemas construtivos limpos, tecnologia de ponta, mobiliário exclusivo e estética contemporânea em sua concepção.
Ao cair da noite os visitantes são surpreendidos com uma ilusão de ótica que dá a impressão do cubo de vidro estar flutuando. Isso acontece porque a estrutura da edificação é suspensa a 30cm do piso e rodeada por uma fita de LED que é acesa à noite, proporcionando a impressão de que o estabelecimento está solto no ar, como um cubo de vidro flutuante.
Apostando no conceito de explorar ao máximo os elementos naturais na construção e na ambientação do espaço, preservando 100% da vegetação existente, o restaurante foi colocado entre as árvores do casarão onde acontece a mostra, valorizando os coqueiros e as mangueiras presentes. De acordo com os arquitetos: “O projeto tem uma vida longa quando utilizamos a verdade dos materiais. Estamos utilizando vidro, madeira, o verde da natureza e a água. Evitamos o ‘fake’ que hoje em dia existe muito. O projeto tem atemporalidade quando os materiais são naturais”, explicam.
Em apenas 40 dias, a dupla de arquitetos iniciou a instalação e entregou o Restaurante Vivix à CASACOR PE 2019, com estrutura totalmente montada e decoração concluída, graças ao uso de modernas tecnologias. Na entrada do restaurante há uma cascata de água recepcionando os visitantes, oferecendo uma experiência multissensorial.
Adentrando o ambiente, na lateral, uma adega de vinhos poderá ser vista dentro e fora do ambiente, com abertura que permite a visão das garrafas de ambos os lados, efeito esse proporcionado pela transparência do vidro Vivix Performa Duo que rodeia toda a fachada do restaurante.
O espaçoso bar do espaço traz um painel escalonado revestido pela pedra natural e brasileira Quartzito Silver, em diferentes tons de cinza, e o vidro Vivix Decora preto em uma proposta mais intimista. No lounge, uma parede toda de espelho da linha Vivix Spelia na cor cinza, funciona para dar uma alongada no espaço, enquanto o mobiliário, todo na cor preta, é assinado pelo designer Jader Almeida.
O piso em porcelanato fosco do salão principal é listrado nas cores cinza e azul marinho, fazendo um contraste harmônico entre o brilho do vidro e a opacidade da cerâmica. Das 12 mesas que acomodam os visitantes no salão, três são assimétricas, e todas são feitas de vidro laminado da linha Vivix amina translúcido.