Sala Íntima: espaço ideal para o convívio familiar

Casacor Pernambuco 2019

O projeto Sala Íntima foi criado e desenvolvido por um time de três arquitetos do Casa Arquitetura: Aline Nascimento, Clara Rodrigues e Rodrigo Cardoso. Como conceito geral, o ambiente serve de transição entre a área íntima e a social de uma casa, tendo como principal função o convívio familiar, sendo um espaço ideal para relaxar, desconectar, ouvir música, ler, refletir, meditar, dar boas risadas e receber os amigos e familiares mais próximos.

Os arquitetos optaram por usar referências atemporais, desenvolvendo uma arquitetura pura e simples para que receber um mobiliário especial e objetos de épocas distintas: “Acreditamos que essa harmonia entre diferentes tempos faz parte do conceito de uma sala, onde a família pode expor e usufruir de peças que foram adquiridas ao longo dos anos. Essa dinâmica deixa o ambiente em constante renovação e cheio de vida”, explicam os arquitetos.

Embora tenha sido criado sem o viés pessoal de proprietários em si, o espaço foi pensado para que o morador se sinta à vontade e acolhido, por isso a utilização de objetos que trazem memória afetiva e possuem um significado especial. São quadros acumulados pela família, objetos garimpados em viagens, plantas, livros e etc. A sala traz o gosto pessoal e alma de quem dela desfruta, deixando uma atmosfera de emoções positivas e reconfortantes.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Ambientes – Bruno Carvalho, arquitetos Mói de foto

O uso dos materiais foi pensado para reforçar o conceito de intimidade da sala. Em parte do ambiente, os tons neutros e claros são destaque. No piso e em uma das paredes, o Crema Sahara Lithos da Vivarte – fornecido pela Refinare – agrega delicadeza e elegância principalmente por seu formato pequeno. A composição ainda conta com uma bancada em Limestone Riviera da Marmorart e um painel Arauco no padrão Fabric Telalino com trama de um tecido Off White.

Como forma de equilibrar o espaço, a meia parede em madeira Trufel Trend da Arauco e a cor vibrante e acolhedora Paçoca Doce da Coral trazem mais vida. Outro item importante presente no projeto foi o uso  dos espelhos Vivix Spelia, aplicados em uma faixa acima dos painéis, como elemento arquitetônico, na intenção de criar uma sensação de continuidade.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Ambientes – Bruno Carvalho, arquitetos Mói de foto

A grande janela existente no ambiente é um ponto de conexão com o exterior e garante uma boa iluminação natural – controlada a partir da cortina Umbra, da Arbor. Em paralelo, a iluminação artificial em parceria com a Daluz entrega um projeto luminotécnico muito flexível e arrojado. A peça principal da iluminação é a luminária perfil Twenty-five de 4m que assegura luz geral e focada no ambiente. A ambiência foi completada por modernas caixas de som via bluetooth, instaladas no forro, da Morhar Automação.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: Ambientes – Bruno Carvalho, arquitetos Mói de foto

O design é o grande destaque da Sala Íntima, com uma seleção de grandes nomes nacionais: a base da mesa é uma escultura e peça-chave, assinada por Francisco Brennand, as cadeiras de Lúcio Costa e banco Magrini de Sérgio Rodrigues, a poltrona Clad, revisteiro Thork e mesa de apoio Asti, assinados por Jader Almeida e o sofá Slice de Guilherme Torres – todos da Itálica Casa, entre outros. Os objetos selecionados foram garimpadas em várias lojas como a Desenho Design, galerias, antiquários e no acervo pessoal dos arquitetos.

Saiba mais clicando em Casacor Pernambuco 2019

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *