O empoderamento e a força das mulheres moldou o Estúdio da Empreendedora

Casacor Pernambuco 2019

O trio de arquitetos Rafael Amaral Tenório, Franciele Menegotto e Anna Karla Medeiros apostou em levar para a CASACOR Pernambuco 2019, um espaço que representa as mulheres modernas e antenadas. “Nossa inspiração foi o novo conceito de feminino, que não está ligado a definições como sexo frágil ou cor-de-rosa, mas sim, à força, à independência e ao empoderamento das mulheres”, explicam os profissionais.

Com 40m², o Estúdio da Empreendedora mostra que é possível aliar estética e funcionalidade em quatro ambientes totalmente integrados e que conversam entre si. Todos os elementos – cores, texturas, peças de design, artesanato e vegetação – foram pensados nos mínimos detalhes para passar a sensação de que é possível viver perfeitamente bem em um espaço reduzido, mas que é funcional e cheio de personalidade.

O ambiente usa de diversos materiais, como o revestimento laminado London (Eucafloor), fornecido pela Habitare, o cobogó Itacoa (Gauss) e as cerâmicas Marrakesh (Decortiles) que revestem o banheiro, ambos fornecidos pela Casa Revest, além de forro acústico e textura cimentícia, ambos Saint-Gobain, e o vidro Performa, da Vivix, usados tanto no fechamento das janelas, como no box do banheiro.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: João Paulo Oliveira

Para as bancadas, foi escolhido o granito Orinoco, encontrado na Arte Pedras. Já no mobiliário vemos aço, estrutura metálica, tecidos como linho e veludo, e acabamentos amadeirados.

O Estúdio da Empreendedora é dividido em sala, cozinha, quarto e banheiro, tudo inteiramente integrado. A cor predominante é o azul, que reveste todo o teto do espaço, com exceção de uma parte que foi executada em forro acústico na cor preta, da Saint-Gobain.

O azul segue também com tonalidades diferentes nas poltronas e no sofá, fazendo um ton sur ton no ambiente. “O projeto foi pensado para uma figura feminina, e por isso optamos por usar tons mais sóbrios, quebrando o paradigma de que espaços femininos sempre seguem cores mais neutras e claras”, explicam os arquitetos.

O espaço ainda apresenta diversas peças de Jader Almeida, como as mesas de apoio Jardim, o carrinho de bar Teca, e o banco Phillips. A poltrona Átomo, da sala de estar, é da Jaqueline Terpins, e a poltrona Voltaire, que está no quarto, é de Sergio Rodrigues, designer que também fornece o banco Mocho. Por fim, uma das peças de decoração é o Eames Elephant, de Charles & Ray Eams.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: João Paulo Oliveira

Já o escritório desenvolveu as seguintes peças: duas estantes, uma para a sala/cozinha, e outra para o quarto, feitas em estrutura metálica, com prateleiras em madeira carbonizada, executadas pela Mundo Eco. Também foi da Mundo Eco a estrutura da bancada do banheiro.

Toda parte em granito também foi desenho do escritório, utilizando o granito Orinoco, fornecido e executado pela Arte Pedras, assim como os modulados da Casttini, hack da sala e gaveteiro do quarto.

A iluminação foi feita em parceria com um light designer, Gerardo Fonseca, e a ideia foi explorar todo o perímetro do ambiente, sem utilizar iluminação central, apenas focos e iluminação indireta.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito das fotos: João Paulo Oliveira

O resultado é um ambiente maduro, com personalidade, e ao mesmo tempo usual, que poderia ser tranquilamente o lar de uma mulher empoderada.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *