Tecnologia e harmonia no Cinema Zafiro

Casacor Pernambuco 2019

O escritório Poligonus Arquitetura é o responsável pelo espaço Cinema Zafiro, assinado pelos três arquitetos Manoela Pires, Renata Paraíso e Thiago Valença. O ambiente cria um verdadeiro cinema com poltronas e equipamentos de última geração, mas ainda sendo um ambiente totalmente pensado para uma residência.

A preocupação do espaço é entregar uma experiência única aos visitantes, através de uma composição harmoniosa entre som, imagem, e luz. O caminho traçado pela incidência da luz, revelado a partir de uma composição de cobogós, conduz o visitante através de circuito sensorial, que combina acústica e uma potente tela de duzentas polegadas.

O projeto inédito é uma parceria entre a Zafiro Automação Residencial e Corporativa e o Escritório Poligonus. A proposta dos arquitetos é uma das grandes novidades da CASACOR Pernambuco 2019, sendo uma sala de cinema prime completíssima, com capacidade para 20 pessoas e todo o conforto e qualidade técnica que o ambiente exige.

Cláudio Valverde, CEO da Zafiro, destaca que a ideia de uma verdadeira sala de cinema não é um projeto comum: “Em todas as mostras de arquitetura e decoração do país, nunca vimos nada parecido. O melhor é que podemos replicar a mesma ideia, com muita agilidade, em ambientes residenciais e corporativos”, explica.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Créditos fotos: Paulo Higor

Para garantir a excelência das exibições, quesito fundamental em salas de cinema, o ambiente conta com um projetor 4K, próprio para cinemas residenciais, além de uma tela ortophonica de 200 polegadas e um sistema de som 7.2.4 dolby Atmos. O projeto acústico, com  automação do áudio e vídeo, climatização, cortinas e iluminação completam a sensação de “cinema em casa” de forma única.

O Cinema Zafiro conta, ainda, com uma inclinação ideal que garante total a visibilidade, balizadores e acessibilidade para os visitantes.

De acordo com o memorial descritivo da Poligonus Arquitetura, a essência do cinema se faz onipresente no ambiente a partir da interação de luz, imagem e som, consolidando um ambiente singular. A experiência inicia-se a partir da luz, revelada por composição de cobogós, conduzindo o usuário por um infinito circuito iluminado.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Créditos fotos: Paulo Higor

O resultado é uma combinação perfeita entre acústica, iluminação e tela, correspondendo à idealização feita pelos arquitetos para entregar aos visitantes uma experiência sensorial completa, lembrando que cinema não se refere apenas às imagens passando em um telão.

O Cinema Zafiro também tem um papel interessante dentro da 22ª CASACOR Pernambuco. A ideia é movimentar o ambiente durante toda a mostra com exibições de curtas, longas, documentários, vídeos e até apresentações e palestras de conteúdos gratuitamente aos visitantes. Vários grupos já estão com sessões reservadas para usufruir do espaço com exclusividade.

E já que cinema combina bem com pipoca, o ambiente também traz um anexo que funciona como área gourmet antes da sessão.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Créditos fotos: Paulo Higor

A criação é da Zafiro com a Blend Pipocas Gourmet, que fecharam uma parceria para garantir a experiência completa: “Se a ideia é oferecer uma experiência sensorial completa, nada melhor que fechar essa programação com o paladar, através das degustações especiais das nossas pipocas gourmet”, finaliza Gerson Silva, das Pipocas Blend, presente no espaço.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *