Terraço Ametista: Bem estar e arquitetura

Casacor Pernambuco 2019

A arquiteta Juliana da Mata é a responsável pelo Terraço Ametista, cujo ponto de partida para a concepção do projeto foi, justamente, a pedra ametista e suas características: tanto as particularidades da pedra como cristal capaz de promover a cura e o bem-estar, como as cores que aparecem em quase todos os detalhes do ambiente.

O espaço mescla terraço com uma sala de estar que remete a uma caixa de vidro, além de um deck, piscina, área gourmet e jardim, totalizando 150m². O mix de móveis com design diferenciado e peças de arte popular tornam o ambiente um convite ao relaxamento.

Para chegar a esse resultado, Juliana optou por utilizar materiais que remetem a um “ar de acolhimento” para o projeto, como a madeira natural e os tons neutros Off White, assim como as peças de arte popular em barro e os elementos rústicos que dão mais identidade ao espaço.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Rogério Maranhão

A paleta de cores também foi totalmente inspirada na pedra ametista, misturando tons terrosos e a cor marsala. Até mesmo a piscina segue a padronagem, pensada como um rio que mescla as cores da paleta.

O mobiliário do Terraço Ametista é todo assinado por designer brasileiros. Na parte interna, destacam-se as peças de Jacqueline Terpins e de Jader Almeida, enquanto na área externa todo o mobiliário é da Tidelli, também com assinatura de designers renomados.

Os objetos de arte popular foram comprados e pintados pela própria arquiteta Juliana da Mata, também seguindo os tons da paleta ametista.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Rogério Maranhão

A iluminação do Terraço Ametista foi pensada para ressaltar a arquitetura do espaço. É uma iluminação técnica, onde a luminária não se destaca, e sim os materiais, evidenciando, assim, os objetos e tornando o ambiente aconchegante e acolhedor. Toda a iluminação foi feita em LED da Stella com coloração 2700K, a fim de obter uma iluminação quente .

Como criadora do projeto, Juliana destaca que foi um desafio construir toda a estrutura do zero e harmonizá-la com a fachada do casarão tombado, local onde acontece a mostra. Todos os detalhes foram minuciosamente pensados, como a piscina que acompanha a janela da fachada e centraliza a estrutura, além do espaço gourmet todo vazado e pensado de forma a não interferir no vitral existente, e sim para destacar ainda mais o elemento.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Rogério Maranhão

A piscina também foi construída levando em consideração o deck, a fim de conseguir um resultado suave, tirando partido de um escalonamento para criar os outros ambientes anexos: um estar, a escadaria iluminada e a jardineira abraçando a piscina.

Ambas as partes, interna e externa, tem o mesmo piso em madeira e a divisória em vidro transparente, assim, foi criada uma integração entre os dois ambientes.

O estilo de arquitetura limpa é característica da arquiteta, e traz ideia de permanência, uma vez que não se baseia em modismos passageiros.

Mais que um ambiente complexo, e ao mesmo tempo intimista, o Terraço Ametista consegue entregar de forma inteligente variadas funções para o espaço que, muitas vezes, é apenas delegado a raros momentos de descontração. Um ótimo e belíssimo resultado!

Saiba mais em Casacor Pernambuco 2019.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *