Arquitetura Wabi Sabi é a inspiração do Espaço Zen Deca

Casacor Pernambuco 2019

É do arquiteto André Carício a ideia do Espaço Zen Deca, cujo conceito do projeto foi inspirado na arquitetura Wabi Sabi, que significa a beleza do imperfeito, das coisas inacabadas. O estilo tem origem no Zen Budismo, um conceito contrário do que geralmente é buscado: “Nos inspiramos também na Oficina Brennand, já que fizemos uma homenagem ao mestre Francisco Brennand”, explica o arquiteto.

O espaço de 120m² utiliza linhas limpas e geométricas, ladeadas pela neutralidade dos tons claros. Toda a ambientação foi realizada com materiais naturais, como a pedra, a madeira e a cerâmica, tudo isso em sintonia com a água, que agrega uma atmosfera zen para o espaço.

O Espaço Zen Deca seguiu uma paleta de cores claras, predominantemente o branco, trazendo leveza e aconchego através das texturas e do projeto de iluminação. Neste quesito, por sinal, a iluminação foi toda pensada para valorizar as peças de design que compõem o ambiente, além de trazer a sensação de conforto e acolhimento para os visitantes que passam pela mostra.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Rogério Maranhão

Na parede atrás do sofá, vemos algumas garrafas, da designer Nara Ota, sobre cubos vazados fazendo um movimento irregular e imperfeito, para provocar um questionamento.

O arquiteto ainda explica outras peças icônicas do ambiente: “Temos também uma fotografia branca de Fernanda Naman, como uma janela que se abre para o nada, esculturas brancas de Brennand sobre duas pedras de cristal de rocha brancas brutas. Na fachada principal, sobre o espelho d’água, mais uma escultura de Brennand que mais parece um ‘peixe’ saindo da água. Sobre as prateleiras que ficam na parede, um serviço completo de jantar em cerâmica de Brennand, que foi lançamento exclusivo para o nosso espaço, seguindo o conceito do projeto”.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Rogério Maranhão

As peças iluminadas dão um valor extra às tramas em fibra natural, além de destacar também o trabalho dos artesãos e as características do imperfeito da filosofia japonesa. Envolvido por um espelho d’água, o espaço também dispõe de tecnologia de automação como contraponto, mostrando que mesmo os espaços minimalistas podem adotar a tecnologia ao seu favor.

Certos móveis foram desenvolvidos especialmente para o Espaço Zen Deca, como alguns mobiliários em madeira bruta, tanto no conceito como nas cores do espaço. O conceito é extremamente provocante e questionador, justamente por se inspirar na obra do mestre Francisco Brennand, que sempre aplicou tais particularidades em seus trabalhos.

O branco total também traz de volta o conceito de uma cor que, por algum tempo, ficou um pouco esquecida e que nesse espaço, veio com força total. O ambiente também atinge o tema da CASACOR Pernambuco 2019 – “Planeta Terra”, por trazer de volta às origens, como as coisas simples, o aconchego da casa e o acolhimento que as peças trazem para o ambiente como um todo, além da questão da afetividade.

Casacor Pernambuco 2019
Casacor Pernambuco 2019 – Crédito de fotos: Rogério Maranhão

A tendência seguida também se integra com a  temática da mostra, e colabora para o propósito de projeto. Essa junção de conceitos foi fundamental para atingir o resultado equilibrado e extremamente convidativo ao relaxamento, como consegue o Espaço Zen Deca.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *