A 2ª edição da Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE), abre ao público nesta quarta-feira (12) e segue até o sábado(15), no Museu Cais do Sertão. Este ano, o evento passou a integrar o Circuito Fenearte e irá ocupar dois pavimentos do Museu com as novidades relacionadas ao setor de arte e design brasileiro.
“Pernambuco sempre foi destaque no turismo cultural e no cenário das artes, então nada mais justo do que também dar mais visibilidade à arte contemporânea”, pontua Diogo Viana, idealizador da ART-PE. “Assim podemos contribuir para o fortalecimento do Estado enquanto destino turístico cultural, e também para valorizar e descobrir novos talentos da arte contemporânea, além de incentivar o colecionismo de arte”.
O que você encontrará neste post:
O que o público irá encontrar NA ART-PE ?
Na programação, exposição e comercialização dos acervos de 30 galerias de arte, além de palestras e talks com conteúdos voltados ao mercado de arte moderna e contemporânea. Também faz parte da programação da feira: venda de livros de arte e loja de produtos fine art. A Cafeteria Borsoi Café, a Wine Concept e a Cervejaria Debron estarão presentes na área de gastronomia do evento.
Galerias que irão participar e novidades sobre o evento
Serão mais de 30 galerias de artes. Entre elas, Galerias Marco Zero, Christal Galeria, Amparo 60, Garrido Galeria, Arte Plural, Casa Antica, Redig Art, Numero Galeria, Arte Maior, Oma Galeria, ADI, Galeria Terra Brasilis e Boi Galeria, esta do Agreste pernambucano. Também estarão presentes os projetos solo de artistas como Pragana, Tiago Cavalcante e Daniel Cavalcanti, e como convidado, o M.O.A. Estudio (SP).
O Salão de Arte Urbana da ART-PE, que reúne os mais importantes artistas urbanos do cenário nacional, junto a Nuvem Galeria, Mau Mau e Gráfica Lenta, a Galeria Casa do Cachorro Preto, Galeria Lama, Escadaria Ateliê e a convidada A7MA Galeria (SP). Nesta edição, também ganham espaço acervo sob curadoria de dois colecionadores: Mariana Moura e João Marinho – este último vai reverter o valor das vendas de suas peças para o Prêmio Museu é Mundo e o Movimento Pró-Criança. A Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, instala a loja do instituto, com peças comercializadas pela própria oficina.
O auditório do Cais do Sertão será palco de conversas com personalidades do mercado de arte e do empreendedorismo artístico, como Marcelo Silveira, Cris Rosenbaum, Carlos Melo, Juliana Notari e Daniela Falcão, através de talks, mesas redondas e palestras. Um dos convidados para os conteúdos de conversa é Thomaz Pacheco, galerista, com nove anos de atividade no mercado de arte, com atuação, destacada no circuito nacional e fundador da Nano Art Market.
Também integrará a ART-PE a plataforma colaborativa NORDESTESSE, plataforma que tem como foco fomentar as matérias primas e talentos dos nove estados da região.
A novidade é um leilão de arte, com peças de cada uma das galerias participantes, no formato presencial apenas para 200 primeiras pessoas que chegarem. O leilão será no dia 15, a partir das 17h, e será comandado por Sérgio Oliveira, marchand da Arte Maior Galeria.
A Rosembaum também estará presente
O projeto “A ALMA BRASILEIRA”, com curadoria de Cris Rosembaum, estreia na 2ª edição da Feira, com projeto inspirado no desenvolvimento criativo brasileiro e nas novas coordenadas estéticas de brasilidade.
A curadora selecionou trabalhos autorais assinados por 19 criativo dos estados de Pernambuco, do Ceará e de São Paulo.
Serviço:
ArtPE
Museu Cais do Sertão
De 12 a 15.07 (Quarta a Sábado): De 13 às 21h
Ingressos: no sympla