O Museu Murillo La Greca recebe a partir do dia 25 a exposição “A Poesia, a Tragédia, os Sertões”, do artista Silvio Zancheti.
O artista utiliza a pintura e a impressão fine art como suportes para suas criações. Através delas, constrói imagens que misturam as curvas de uma cartografia com montagens lineares.
O tempo se faz presente na obra de Silvio, girando em torno também na sua narrativa sobre acontecimentos históricos, como o da Guerra de Canudos.
“O Museu acredita que fomentar cultura é também rememorar o que compõe nossa história,
abordar criticamente os contextos que sustentam as experiências das pessoas com os lugares que
habitam, e elucubrar como a Arte consegue criar diálogos possíveis através de produções que viabilizam diferentes discursos”, explica Carmem Piquet, diretora do museu.
O que você encontrará neste post:
Os detalhes da exposição Silvio Zancheti
A Guerra de Canudos é o tema trabalhado por Silvio Zancheti. Todo o horror da guerra se coloca também como ponto de beleza para expressar a sua arte. Tudo isso através da pintura, mas também inserindo a projetos digitais através de impressões sobre tela e peças de cerâmica.
A exposição é uma série de pinturas, impressões e uma instalação com mapas da região onde ficava
situada a povoação de Canudos. As impressões em “fine art” partem de colagens de cartas geográficas e fotografias antigas.
Sobre Silvio Zancheti
Silvio Mendes Zancheti é artista plástico, arquiteto, planejador urbano, conservador de
bens patrimoniais. Formado pela Universidade de São Paulo (USP) com Mestrado em Artes pela Universidade de Manchester e Doutorado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo.
No nosso site, você encontra diversos conteúdos sobre a arte feita em Pernambuco, no nordeste e em todo o Brasil. Acesse aqui.