Fachada da casa do arquiteto
Residência do arquiteto, há 41 anos, em Apipucos (Foto: Lucas Oliveira/Revista Sim!)

A casa de Carlos Augusto Lira

A Praça Apipucos foi o lugar escolhido pelo arquiteto Carlos Augusto Lira para morar, há 41 anos. Lá, na construção do final do século XIX, de 327 m² – antiga residência dos colonos do Engenho Apipucos – nasceram os seus filhos, abrigam-se objetos de arte e as melhores lembranças do arquiteto.

Arquitetura Arte Carlos Agusto Lira Casa Janete Costa - A casa de Carlos Augusto Lira
Carlos Augusto mora no local há 41 anos (Foto: Lucas Oliveira/Revista Sim!)

Como o prédio é estreito, com 6,20 m por 35 m, Carlos ampliou o projeto original verticalmente. “É uma casa bem portuguesa, podemos observar pela altura do pé-direito. Por isso, pude fazer as mudanças, oferecendo uma área mais confortável, principalmente por conta dos meus filhos”, explica.

Arquitetura Carlos Augusto Lira Arte - A casa de Carlos Augusto Lira
Casa reúne peças de estilos variados (Foto: Lucas Oliveira/Revista Sim!)

A casa conta com o primeiro piso, onde ficam as duas salas e a cozinha, um piso um pouco abaixo, com o jardim, e dois pisos superiores. “São quatro níveis. Gosto muito do jardim, as pessoas que vêm aqui também, por conta dessa sombra enorme que temos aqui, do rio lá atrás e dessa ventilação maravilhosa”, conta.

Arte Jardim Carlos Augusto Lira Arquitetura Janete Costa - A casa de Carlos Augusto Lira
Jardim da casa (Foto: Lucas Oliveira/Revista Sim!)

No primeiro piso superior ficam o quarto de Carlos e um mezanino (usado anteriormente como quarto de estudos dos filhos). No segundo piso, uma sala e uma varanda, ideal para reunir amigos. Colecionador de objetos de arte – que vão desde o primeiro trabalho do amigo João Câmara (comprado em prestações, como costuma contar), passando por Brennand, Bajado, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Zé Cláudio e Chico da Silva. Além de coleções de vidro, santos do pau oco, santos de roca e peças diversas trazidas das viagens.

Arte Janete Costa Carlos Augusto Lira Arquitetura - A casa de Carlos Augusto Lira
Peças trazidas de viagens (Foto: Lucas Oliveira/Revista Sim!)

“Gosto dessa mistura. É importante valorizarmos a arte brasileira, a arte popular e fazer a casa transmitir a alma da pessoa”, diz.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Arquitetura Apt Altera Arquitetura Destaque Credito Photons Fotografia Henrique Ribeiro 390x390 - A casa de Carlos Augusto Lira
Apartamento foca em integração de ambientes e décor moderno