IMG 1199ok 1280x800 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?

Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?

Última atualização:

Uma coisa é certa, ao inserir obras de arte na decoração de uma casa, é necessário saber pesquisar bem, pois a peça escolhida tende por dizer muito do estilo e personalidade dos moradores. “ O arquiteto tem a função primordial de aproximar o consumidor de arquitetura à obra de arte. A gente vai trazendo para uma exposição, levando até um atelier, apresentando os artistas…O arquiteto é a ponte entre o isolamento do artista e do consumidor. Um projeto de interiores sem arte é sem vida, sem alma. Ele é um dos pontos que faz o projeto transcender, é importantíssimo, é a pulsação, o batimento cardíaco”, explica o arquiteto Alexandre Mesquita

Projetos que utilizam obras de arte na decoração:

Na primeira imagem desta matéria você pode conferir o trabalho da arquiteta Lana Débora Diniz que acredita que a escolha da obra de arte pode determinar uma atemporalidade ao projeto. No projeto, obras de artistas como, Frans Krajcberg e Jaquelinie Monteiro se destacam entre as peças de design, como a poltrona Mole de Sérgio Rodrigues. No apartamento também ainda existem peças de antiquários e do acervo particular do proprietário.

okokAMF 2480 1024x683 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?
O uso de obras de arte leva ainda mais vida a qualquer ambiente ( Projeto:Renato Teles/ Foto: Alberto Medeiros).

Neste segundo projeto, criado pelo arquiteto Renato Teles, uma sala que integra arte e harmonia com a decoração de interiores. Aqui as aquarelas do artista Flávio Freitas ganha destaque pelas brises inseridas no local que ainda permitem que as cores tomem o espaço.

Confira as dicas para você utilizar obras de arte na decoração!

Saiba como escolher:

unnamed 6ok 1024x683 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?
A obra escolhida passará a fazer parte do cotidiano (Foto: Projeto: Carlos Rossi Arquitetura/Quadro: MH8ARTE/Foto: Paulo Brenta).

O profissional responsável pela decoração precisa ter em mente as preferências dos clientes”, afirma Maria Helena Souza Ferreira, proprietária da galeria MH8ARTE, em São Paulo. É necessário entender que ao escolher uma obra para exibir em casa, ela passará a fazer parte do cotidiano.

Onde colocar as obras de arte? 

unnamed 8 1024x768 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?
As peças escolhidas tendem a dizer muito do estilo e personalidade dos moradores ( Foto: Projeto: Gallasso Polacchini Arquitetura/Quadros: MH8ARTE).

Após escolher a pintura ou a escultura, é a vez de descobrir o local que ela será colocada. Assim, eleger uma só parede para expor os quadros valorizar mais o conjunto do que espalhar em vários ambientes da casa. “Uma tendência é montar uma gallery wall com tamanhos e assuntos variados”, afirma Maria Helena. As composições com gravuras, fotos, desenhos abstratos, darão vida aos espaços. Utilizar a mesma moldura poderá oferecer a sensação de unidade entre as obras. Se, ao contrário, o desejo é posicionar telas com as mesmas dimensões, a dica é mantê-las paralelas ao chão, alinhados entre si e equidistantes. As obras que ficarem acima do sofá precisam ser colocadas a 20 cm do encosto para evitar que as pessoas esbarrem a cabeça ao se sentarem no móvel.

Os moradores que preferirem apenas uma tela no apartamento podem explorar o hall de entrada, as salas de jantar e estar, o corredor, lavabos e patamares das escadas. “Nesses lugares, as artes se tornarão o destaque”, explica a profissional. Há ainda a possibilidade de repousar as obras em aparadores ou até mesmo sobre o piso. Essas opções servem para decorações mais descontraídas e artísticas.

As esculturas, por sua vez, devem ficam em evidência se ganharem uma base, como um pedestal ou uma mesa. Além disso, direcionar um ponto de luz com foco contribuirá para a valorização da peça. Reservar uma parede apenas para ela também irá fornecer a mesma sensação.

A iluminação deve ser valorizada

unnamed 11ok 683x1024 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?
Não há limite para o uso de obras de arte em um espaço (Projeto: Carlos Rossi Arquitetura/Quadro: MH8ARTE/Foto: Paulo Brenta).

Acima de tudo as obras de arte merecem uma boa iluminação para se destacarem no ambiente. “Logo depois de definir o local que receberá a obra de arte, o morador, junto com o profissional, precisará de um projeto de luminotécnico adequado”, diz Maria Helena da MH8ARTE. Certamente, a luz pode valorizar ou distorcer as telas, portanto é preciso atenção!

Um projeto luminotécnico difuso poderá abranger mais quadros na mesma parede, além de não provocar sombras que modificam as gravuras. Consequentemente as luminárias com foco irão realçar determinadas telas na medida certa. Em relação a escolha das lâmpadas é essencial observar a emissão de raios UV, geração de calor e reprodutibilidade das cores. “Consultar um profissional evitará erros e dores de cabeça ao terminar o projeto”, comenta a especialista.

Vale a pena conferir a temperatura

unnamed 9 1024x685 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?
O uso das obras de arte na decoração pode ser feito em todo local da casa (Projeto: Esquadro Engenharia e Design/Quadros: MH8ARTE).

A temperatura do ambiente que exibirá as obras também deve ser regulada. Nesse caso, os moradores servirão como termômetros para verificar se o clima está frio, quente ou ideal. Entretanto, se as peças forem valiosas é importante colocá-las dentro de redomas climáticas que irão controlar a umidade e o calor. “Esses fatores, se não forem devidamente equilibrados, poderão prejudicar algumas telas”, alerta Maria Helena.

 Conservação é o segredo 

unnamed 10 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?
As esculturas levam ainda mais beleza e sofisticação ao ambiente (Projeto: Cristina Barbara Arquitetura/Escultura: MH8ARTE).

Alguns cuidados são essenciais para manter as obras de arte intactas por um longo tempo. As telas não podem ser expostas a incidência direta de luz solar, pois isso irá contribuir para as imagens desbotarem. O segundo maior vilão na busca pela conservação é a umidade. Por isso, o ideal é manter os objetos em ambientes arejados, de preferência não fixados em superfícies onde passa o encanamento de água.

Na hora da limpeza, os moradores devem verificar quais produtos podem ser aplicados, de acordo com o material do quadro ou da escultura. “Proteções de vidro e acrílico são indicadas para ajudar a preservar os desenhos e fotografias sem possíveis arranhões”, aconselha Maria Helena.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
unnamed 2 390x390 - Obras de arte na decoração! Você sabe como utilizar?
Confira o projeto de um apartamento pequeno para você se inspirar