RISOPHORA - Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte

Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte

O trabalho ancestral aliado a uma linha de design, antenada às tendências mundiais, às cores e às formas. Artesãos e designers unindo experiências, vivências, diversidade e talento, sob a mentoria do designer Marcelo Rosenbaum. A Jornada Criativa, promovida pelo Sebrae PE resulta na mostra Risophora, em cartaz a partir de hoje no Espaço Sebrae, na 19ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). 

JORNADA CRIATIVA - Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte
Jornada Criativa reuniu artesãos e designers no Recife (Foto: Reprodução)

O público verá um espaço de artesanato reinventado, de 30 pessoas que durante a jornada se reinventaram também, saíram das suas cascas. É uma abertura de horizontes e uma mistura de novas cores e novas técnicas. Rosenbaum explica que a proposta era entender quem eram aquelas pessoas e o trabalho de cada um delas, para – a partir de então – trazer a identidade pernambucana à tona, criando uma coleção que pudesse ganhar o mundo.

rosenbaum - Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte
Marcelo Rosenbaum na mentoria da Jornada (Foto: Reprodução)

O Espaço ocupa 540m² na Fenearte. Desses, 6m² dão destaque à exposição Risophora. No entanto, o designer também colaborou com toda a concepção do espaço, que se interliga à mostra. Os produtos expostos serão comercializados nos estandes de cada artesão e após o evento, as peças seguem em exposição pelo Estado. “O nome Risophora faz alusão ao nome científico de uma vegetação que é característica do litoral brasileiro, a  Rhizophora Mangle Angie Vermelho. É uma árvore que possui uma casca lisa que raspada mostra uma camada vermelha. O Espaço Sebrae é integrado: exposição, comercialização e rodada de negócios. A conexão é total. Os criativos estarão integrados em todas as possibilidades de participação”, explica Verônica Ribeiro, analista do Sebrae .

rosenbaum2 - Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte
Encontros proporcionaram trocas e transformações (Foto: Reprodução)

Fazem parte da Risophora: Áurea Souza, Eduardo Amorim, Edson Santos, Madalena Amorim, José Maurício de Lima, Bruna Spinelli, Rafaela Mendes, Cícero Morais, Cláudia Pontual, GG Pedrosa, Valcira da Rocha, Eriberto Lima, Josenilda Soares, Maria das Neves, Carolina Leal, Maria Ribeiro, Andréa Lucena, Márcia Cavalcanti, Renata Jatobá, Míriam Gonçalves, Nadja Lima, Elizete Barreto, Simone Andrade, Viviane Locatelli, Cândida Lins, Íldima Lima, Taciana Pontual e Lorane Barreto.

 

Diversidade e transformação

“Você pode imaginar como a experiência de cada um? São vivências super diferentes e muito ricas para todos nós. Porque a diversidade é imensa, são materiais e realidades diferentes, que se somam”, diz a designer Renata Jatobá.

RENATA E ROSENBAUM - Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte
Renata Jatobá troca ideias com Rosenbaum durante a criação (Foto: Reprodução)

Ela conta que aos poucos foi se criando o conceito da coleção. Todos juntos. “Ele com a gente. Foi um processo coletivo de criação. Primeiro se buscou o nome. Nós fomos divididos em grupos e se buscou o nome da coleção e um conceito por trás dela. A partir do nome e do conceito, nós criamos a paleta de cores, que dividia o projeto em quatro regiões: Litoral (que tinha uma paleta de cores e era o terraço), Zona da Mata (que tinha outra paleta e era a sala), o Agreste (também com a sua paleta e era o quarto) e o Sertão (que seguia também as suas cores específicas e era a cozinha)”, explica.

luminárias de Maria Ribeiro fazem parte da coleção - Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte
Luminárias de Maria Ribeiro fazem parte da coleção (Foto: Reprodução

Segundo Renata, o grupo foi impulsionado pelo mentor a sair da zona de conforto e que o resultado do seu trabalho na Jornada Criativa é completamente diferente de tudo que ela criou até agora.  “O contato com Marcelo durante esses três meses me abriu os olhos para outros materiais e uma perspectiva mais leve. Foi um processo muito rico. Cada um do grupo vai poder dizer da abertura de portas, de janelas dentro da nossa cabeça. É uma abertura criativa. Não só pelo contato com Rosenbaum, mas pelos contatos de uns com os outros. O que aconteceu, nessa mistura de designers e artesãos foi uma troca muito grande. É uma abertura de horizontes e uma mistura de novas cores e novas técnicas. Estou muito grata de poder participar. O Sebrae emplacou um projeto incrível”, garante.

 

Leia também:

Fenearte celebra Mestre Salustiano

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
29b903e4 a3e6 455b b4cf 33c611eb298b 1 390x390 - Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte
Live reunirá a revistaSIM e a designer Roberta Banqueri