unnamed 27 - Imóvel dos anos 50 ganha novos ares em SP
Algumas paredes foram abolidas, para a integração entre os ambientes (Foto: Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico)

Imóvel dos anos 50 ganha novos ares em SP

Com mais de 60 anos de existência, uma casa Itobi de 197 m², na Zona Oeste de São Paulo, teve projeto de reforma assinado pelo escritório de arquitetura Apiacás Arquitetos, dos sócios Acácia Furuya, Anderson Freitas e Pedro Barros. Com a proposta de aumentar a área livre, o trio apostou numa intervenção radical na residência, que agora é residida por um casal de jovens.

Com o terreno dispondo, inicialmente, da casa e uma edícula, e com os ambientes internos isolados por várias paredes, a ideia foi remover tudo o que quebrava a fluidez e o diálogo dos cômodos. “Onde antes estava a edícula, aumentamos a área de lazer e o convívio, colocando jardins e piscina no lugar. Demolimos as paredes do térreo implantando vigas metálicas apoiadas em novas paredes”, explica Anderson. Alguns tijolos da construção foram reaproveitados a partir da técnica dos muros ciclópicos.

“No interior da casa tiramos algumas paredes para que houvesse integração entre os ambientes, algo que é defendido atualmente na arquitetura: os moradores conseguirem conviver e interagir estando em diferentes espaços da casa. Apenas os quartos e os banheiros tiveram as paredes mantidas”, destaca o arquiteto. A conexão entre os pavimentos é marcada por uma nova escada e também pelo vazio residual da antiga escada. Consequentemente, o lugar passa a receber maior incidência de luz e ventilação natural.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Decor Afetiva Destaque Credito Patrick Perkins Unsplash 390x390 - Imóvel dos anos 50 ganha novos ares em SP
Saiba como montar uma decoração afetiva na sua casa!