capa - Arte popular e design reinam no Espaço Interferências

Arte popular e design reinam no Espaço Interferências

Pensado inicialmente pela arquiteta pernambucana Janete Costa, o Espaço Interferências  garimpa e seleciona referências da arte popular Brasil a fora, há 18 anos. Seguindo a proposta inicial, as curadoras Bete Paes e Roberta Borsoi, buscam inovar a cada ano, criando ambientes contemporâneos que tragam a tradição do artesanato sob novas inserções do mercado – ampliando a relação com designers e arquitetos.

INTERFERÊNCIAS4 - Arte popular e design reinam no Espaço Interferências
Roberta Borsoi e Bete Paes, curadoras do Espaço Interferências (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Nesta 19ª Fenearte, o foco permanece na arte popular, com mais de 1.500 peças e aproximadamente 100 artistas envolvidos na composição do espaço. Além de inserir o mobiliário como peças fundamentais nos pequenos ambientes criados no local, as curadoras criaram pequenos nichos, onde as peças de decoração mostram possibilidades acessíveis de decorar com bom gosto, imprimindo identidade e personalidade.

INTERFERÊNCIAS5 - Arte popular e design reinam no Espaço Interferências
Telas de Geo, da Paraíba, compõem ambiente (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Entre os nomes, Marcenaria Olinda, Sertão Casa, Eduardo Cavalcanti, Espedito Celeiro, Rodrigo Ambrósio, Domingos Tórtora, Geo, Cícero Ferreira, Ana das Carrancas, Zé Bezerra, Juão de Fibra, Lupércio dos Anjos.

Roberta explica como é feita a busca e a concepção. “A cada ano é um novo desafio. Porque queremos manter viva a proposta inicial, indo sempre em novas fontes. Este ano fomos buscar o mobiliário de jovens designers pernambucanos ou designers que bebam da fonte do artesanato”, diz. Bete reforça: “Somos muito felizes na hora em que procuramos, porque temos sempre boas surpresas e encontramos justamente o que buscamos”.

INTERFERÊNCIAS6 - Arte popular e design reinam no Espaço Interferências
Um dos ambientes criados pelas curadoras (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Além de trazer novos nomes do design e da arte popular, elas contam ainda que fomentar a produção e a divulgação do artesanato é a meta maior da existência do Espaço Interferências, seguindo a linha da própria Fenearte. “Vamos sempre reforçar a importância de montar o ambiente atrelado a outros segmentos. Queremos estimular essa relação designer-artesão e arquiteto-artesão, para mostrar que dá certo, que dá samba, que é contemporâneo. Temos a licença de trazer um design consagrado junto ao artista popular. As palestras que trazemos também confirmam que o caminho é mesmo este e que dá sim, mesmo, muito certo. No futuro, quem sabe, a gente não traz o artista contemporâneo para o diálogo (como mamãe fazia tão bem)?”, aposta Roberta.

INTERFERÊNCIAS2 - Arte popular e design reinam no Espaço Interferências
Lagarto de Cícero Ferreira, de Juazeiro do Norte (Foto: Lorena Moura/Revista SIM!)

Palestras:

Nomes consagrados ligados às diversas linguagens estão entre os palestrantes que marcam presença este ano no Interferências Janete Costa. Os debates seguem até 13 de julho. Entre os temas,  design, arte popular, mercado, gastronomia e moda. A palestras são gratuitas com duração de 60 minutos e capacidade para 70 pessoas sentadas. Para participar, os visitantes deverão retirar a senha de acesso no local uma hora antes do início. Já passaram pelo local, Sonia Quintella (presidente do conselho da Artesol, SP) e Marcelo Rosenbaum (designer, SP).  Confira a programação:

  • Design como Processo – Dia 06 (sexta-feira) às 18h com Paula Dib, designer SP;
  • Finalização de Projetos e Produção Editorial – Dia 07 (sábado) às 11h com AldiFlosi, Produtor SP;
  • Feito no Nordeste – Dia 09 (segunda-feira) às 18h com Rodrigo Ambrosio, designer AL;
  • Processo Criativo Usando o Artesanato como Base – Dia 10 (terça-feira) às 18h com Melkzda, estilista PE;
  • Cozinha e Artesanato: Artes feitas à mão – Dia 13 (sexta-feira) às 18h com os chefs Carlos Bertolazzi (SP), Cesar Santos e Claudemir Barros (PE).

 

 

Leia também:

Fenearte celebra Mestre Salustiano

Espaço Sebrae: ancestralidade e diversidade na Fenearte

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Responsabilidade ambiental Destaque Credito Eugenio Marongiu Shutterstock.com 3 390x390 - Arte popular e design reinam no Espaço Interferências
Responsabilidade Ambiental: requisito indispensável para arquitetos