revistaSIM Arquitetura sistemica Destaque Credito Dariusz Jarzabek Shutterstock 1155x500 - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?

Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?

Enxergar a arquitetura além das linhas e formas, é o que prega o método da Arquitetura Sistêmica que busca desenvolver o autoconhecimento, fazendo com que a visão sobre o projeto vá muito além da decoração. Fazendo com que as extensões da vida do morador, assim como a saúde emocional dessas pessoas sejam analisadas e ajustadas.

revistaSIM Arquitetura sistemica Lar Credito Robert Kneschke Shutterstock - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
(Foto: Robert Kneschke /Shutterstock).

“Eu entendo que para ser arquiteto de alguém, para arquitetarmos a solução para a casa das pessoas, primeiro temos que arquitetar a vida da gente. E a partir disso, entender mais o comportamento da casa, dos membros da família e como o morador vai lidar com essas mudanças e como vai fazer a reforma… Entendendo agora esses processos  e não só do ponto de vista estético e decorativo, podemos começar a traçar um projeto”, explica a arquiteta Priscila Raffi , que também possui mestrado em engenharia civil e é formada em terapia de Constelação Familiar.

A arquitetura Sistêmica possui a tríade: arquitetura,engenharia e psicologia.

revistaSIM Arquitetura sistemica Arquiteto Engenheiro e Psicologo Credito Pressmaster Shutterstock - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
(Foto: Pressmaster/Shutterstock).

“Atualmente a arquitetura está falando muito de neurociência/neuro arquitetura. Algumas coisas a constelação responde, outras a psicologia complementa. Então eu senti a necessidade de ter esse tripé. Eles são a base de avaliação pós-ocupação. E a partir disso, eu consigo fazer um diagnóstico mais profundo sobre arquitetura familiar, e aí entende-se que com esse diagnóstico mais preciso e profundo, é possível fazer um trabalho de arquitetura para o empoderamento das famílias. Entendendo como está a ordem da família ou não, porque existem muitas desordens,  colocamos através da percepção espacial  das pessoas e do ambiente esses elementos que a constelação trás”, conta Priscila.

O processo da Arquitetura Sistêmica

O processo é feito através de uma vivência, onde o cliente mergulha em uma experiência e depois disso é que a arquiteta parte para o projeto. Uma vivência que pode ser online ou presencial.

revistaSIM Arquitetura sistemica Neurociencia e constelacao Credito sun ok Shutterstock - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
(Foto: sun ok/ Shutterstock).

“Agora estamos só online por causa da pandemia. Usamos recursos visuais e âncoras, como bonecos de madeira de forma lúdica para o cliente entender o que está acontecendo no ambiente dele. A gente parte do princípio que existe uma dor, quando ele vem nos procurar, não vem porque está com um problema no espaço, e só através da Arquitetura Sistêmica vamos dar o autoconhecimento para que ele possa resolver a questão. Por exemplo, um pai com duas crianças que estão brigando e chega para fazer outro quarto para resolver. Existe algo maior… E aí precisamos entender qual é a dor para depois olhar para o espaço e a percepção espacial que há ali. Quando estou desenvolvendo o projeto vou inserindo alguns conceitos sistêmicos para que esses espaços tenham um compatibilização com o os projetos complementares”, detalha Priscila.

Empoderamento das famílias

revistaSIM Arquitetura sistemica Harmonia familiar Credito Monkey Business Images Shutterstock - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
(Foto: Monkey Business Images/ Shutterstock).

“Na hora que vemos que algumas dinâmicas familiares estão em desordem, esse empoderamento surge quando começamos a colocar cada membro em equilíbrio, em pertencimento. Vamos limpar os ruídos para que as famílias resgatem e conquistem o desejo de cada um. É trazer equilíbrio para que seja gerada a harmonia. Procuro elevar o status da arquitetura ao autoconhecimento”, conta Priscila.

Público da Arquitetura Sistêmica 

revistaSIM Arquitetura sistemica Projeto 2 Credito deborah cortelazzi Unsplash - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
(Foto: Deborah Cortelazzi /Unsplash).

Pode ser utilizada em escritórios de arquitetura e engenharia, construtoras, casas, comércios, indústrias e existe a constelação para a parte residencial e doméstica. É uma forma de gerar o autoconhecimento.

“E além do cliente que é o meu público-alvo, os profissionais da construção civil também, porque através da Arquitetura Sistêmica  a gente consegue resolver conflitos entre engenheiros, mestre de obra, arquiteto, cliente e demais questões de escritórios. Começamos a ajudar os arquitetos para que através do autoconhecimento eles entendam que dinâmicas são essas que estão acontecendo. É necessário aplicar a constelação para os profissionais para que aos poucos tenhamos conseguido liberar essas dores ”, explica Priscila.

O olhar sistêmico

revistaSIM Arquitetura sistemica Moradia homem Credito sirtravelalot Shutterstock - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
(Foto: sirtravelalot/Shutterstock).

Cada vez mais o olhar sistêmico para a arquitetura vem ganhando força e assim fazendo com que os projetos ganhem um olhar mais amplo. “Quando a gente enxerga de forma sistêmica, incluindo outras ciências, o cliente é quem sai ganhando. Entender do ponto sistêmico essa tríade faz com que a gente ganhe força e passe uma segurança maior para o cliente. O ciclo de vida das pessoas, das relações, a durabilidade que as relações humanas tem, elas se comunicam muito bem de forma sistêmica com o olhar da constelação sobre o ciclo de vida da casa. O cliente vai ter três pilares para que sustente a dinâmica familiar e assim seja muito mais saudável”, argumenta Priscila.

Mudanças geradas com a Arquitetura Sistêmica 

revistaSIM Arquitetura sistemica Projeto 1 Credito outsite co Unsplash - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
(Foto: outsite co / Unsplash).

A primeira grande mudança é despertar nas pessoas uma consciência de elementos e recursos, para um melhor aproveitamento da casa, como explica a arquiteta Priscila Raffi, “ A grande transformação é primeiro a gente fazer o diagnóstico para vê qual é a necessidade do cliente, vê as questões sistêmicas e espaciais e trazer para ele o que falta. Portanto, a constelação vai trazer a tona o emaranhado, como um ponto cego. Através disto será o gancho para que encontremos a solução tanto sistêmica e depois para o ambiente construído”.

Aproveitando que estamos falando sobre estruturas voltadas para moradias, separamos este artigo que fala sobre o nível de interesse do brasileiro pela sua casa. E neste conteúdo aqui, você encontra dicas de livros que falam sobre a organização da casa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Consultoria Online Destaque Credito Rido Shutterstock 390x354 - Já ouviu falar em Arquitetura Sistêmica?
Consultoria Online movimenta o setor da arquitetura