revistasim expo jose claudio capa
revistasim expo jose claudio capa

Exposição celebra os 90 anos de José Cláudio na Galeria Marco Zero

A mostra ” Primeiro a fome, depois a lua” de José Cláudio, celebra os seus 90 anos. O trabalho do pintor, desenhista, gravador, escultor, crítico de arte e escritor poderá ser conferido a partir da próxima quinta-feira (11), na Galeria Marco Zero

revistasim expo jose claudio 03 - Exposição celebra os 90 anos de José Cláudio na Galeria Marco Zero
Catadoras, 1978 ( Foto: divulgação).

Sob a curadoria de Clarissa Diniz, a mostra tem como ponto de partida o quadro ‘Primeiro a fome, depois a lua’ (1968). O título da obra, pertencente ao acervo original do Museu de Arte do Rio (MAR) e batiza a exposição, que celebra não apenas a pujança de sua pintura ou experimentalismo de sua obra, mas principalmente o caráter ético de sua trajetória.

O que aborda a exposição ?

revistasim expo jose claudio 02 - Exposição celebra os 90 anos de José Cláudio na Galeria Marco Zero
Duas camponesas de azul, 1953 ( Foto: divulgação).

“Primeiro a fome, depois a lua” elege, como sua perspectiva central, o trabalho. Fundamentalmente, como José Cláudio enfocou o tema do trabalhador em sua obra e, ao mesmo tempo, compreendeu e politizou sua própria posição de artista como uma condição de trabalho. 

revistasim expo jose claudio 05 - Exposição celebra os 90 anos de José Cláudio na Galeria Marco Zero
A Herança da minha avó, 1981 (Foto: divulgação).

O conceito curatorial apresenta ao público não as reconhecidas dimensões paisagísticas de sua pintura – as quais são especialmente conhecidas em Pernambuco – mas, ao contrário, seu menos acessado engajamento social e político. “A exposição revela um artista atento às urgências sociais que não são diferentes da sua prática artística, onde José Cláudio se dispunha a pintar oito horas por dia, todos os dias. Dessa forma ele entendia e queria mostrar que o artista é também um trabalhador”, explica Clarissa. 

O que o público poderá conferir?

revistasim expo jose claudio 01 - Exposição celebra os 90 anos de José Cláudio na Galeria Marco Zero
Obra Sem Título de 1974 ( Foto: divulgação).

Além de reunir obras de colecionadores privados, datadas desde a década de 1950, a exposição apresenta importantes registros da coleção particular do artista, como os cadernos que José Cláudio produziu durante uma expedição pelo Rio Madeira, coordenada pelo zoólogo Paulo Vanzolini em 1975. 

Por lá, também a série dos carimbos; sua colaboração com o desenvolvimento de cartazes e pinturas murais para campanhas eleitorais; sua atuação como cronista e até mesmo – a exemplo do abissal projeto escultórico hoje guardado no Santuário dos Três Reinos – sua disposição a encarar grandes empreitadas de trabalho, que contaram com a colaboração com trabalhadores de áreas diversas: convocados não só por seu trabalho técnico ou mecânico, como também criador.

Sobre José Cláudio

Seu interesse pela pintura nasceu ao observar o seu padrinho, o então promotor público, Othon Fialho de Oliveira, que tinha a pintura como hobby. Em 1952 interrompeu a carreira de estudante de Direito na faculdade recifense e dedicou-se inteiramente ao Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR).

Durante os próximos anos, dedicou-se à pintura em grande escala e aperfeiçoamento de suas técnicas de desenho. Frequentou a Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna em São Paulo e, a partir daí, sua trajetória como artista é gradualmente reconhecida. Hoje, José Cláudio é conhecido como um dos mais expressivos artistas do país por sua arte.

Serviço:

Exposição ‘Primeiro a fome, depois a lua’ de José Cláudio
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem
Abertura:11/08 às 19h | Visitação 11/08 até 01/10
Horário – seg à sex | 10h-19h | sáb |10h-17h
Acesso gratuito

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.