Seminário reúne paisagistas em Igarassu

WhatsApp Image 2018 10 19 at 11.05.55 1 897x494 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu

Um lugar que parece guardar todas as árvores do mundo. Um celeiro de sementes, criado em 1985, com 15 hectares de terra cultivados pelas mãos zelosas e apaixonadas de Paulo Ferreira, Brenda Black e um grupo de funcionários. A imensa produção teve início quando Brenda começou a ajudar a mãe nas vendas de mudas em feiras agropecuárias. O negócio começou a crescer e dar cada vez mais frutos. Hoje, a Atmosphera Plantas & Paisagismo produz mudas, vende em atacado e varejo, é responsável pela elaboração de projetos paisagísticos e manutenção de jardins. Esse foi, pelo segundo o ano, o cenário do 2º Seminário Pernambucano de Paisagismo, no bairro de Monjope, em Igarassu.

WhatsApp Image 2018 10 19 at 11.05.55 1 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu
Cenário do evento, em Monjope, Igarassu (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

Sob a curadoria de Raul Cânovas, o evento reuniu especialistas e profissionais da área em três dias de palestras e visitas guiadas pelo viveiro da Atmosphera. O primeiro dia trouxe Ricardo Martins, que levantou o debate em torno da “Arborização e florestas urbanas”. Também falaram Eduardo Gonçalves, com o tema “Um novo olhar sobre o velho paisagismo” e Marcelo Zlochevsky, com a discussão sobre o “Uso inteligente da água em paisagismo sustentável”.

WhatsApp Image 2018 10 22 at 10.16.31 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu
Ricardo Martins, Eduardo Gonçalves e Raul Cânovas tiram dúvidas dos participantes (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

Para Brenda e Paulo, realizar o seminário pelo segundo ano consecutivo é de extrema importância, já que o Nordeste é carente de eventos do tipo, apesar de ter muito a acrescentar. “Tudo fica muito concentrado no Sul e no Sudeste. É muito construtivo trazer esses profissionais, essas pessoas que trabalham com o paisagismo e de alguma forma contribuem para as mudanças que acontecem, para que possamos trocar informações e buscar soluções juntos”, disse Brenda.

WhatsApp Image 2018 10 22 at 10.19.07 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu
Ricardo Martins fala sobre Arborização e Florestas Urbanas (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

Raul Cânovas, que sugeriu o tema deste ano, “As qualidades do jardim perfeito”, destacou que a presença da árvore no nosso planeta é primordial, tudo passa por ela. “Tudo começou com um musgo atrevido, que saiu para tomar sol, mudou de cor e virou verde. Todo o resto é complemento. Nenhuma árvore precisa ser podada. Nós a podamos para que elas se adequem às nossas necessidades urbanas”, completou.

WhatsApp Image 2018 10 22 at 10.18.03 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu
São mais de 800 espécies cultivadas pela Atmosphera (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

Eduardo Gonçalves ressaltou a relação do homem com a paisagem. “É o que garante a nossa sobrevivência. Gostamos de estar perto do que é vivo. Viajamos milhares de quilômetros para encontrarmos uma bela vista. A atração pelo jardim está gravada no cérebro das pessoas. Então, paisagismo é fazer jardim? Na prática, sim. Paisagismo essencialmente é só jardim e jardim, essencialmente, é planta”, disse.

WhatsApp Image 2018 10 22 at 10.16.59 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu
Eduardo Gonçalves e o Novo Olhar sobre o Velho Paisagismo (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

Para ele, a única certeza que há é que os jardins mudarão. “Vivemos a era digital e as pessoas têm qualquer informação muito fácil. O paisagista hoje educa e co-cria com o dono do jardim. O que pode vir? Não gosto de fazer previsões,mas o autopaisagismo (com o dono do jardim auxiliado por computador), o nanopaisagismo e o wikiscaping (com muitas pessoas editando o mesmo jardim)”, reforçou.

WhatsApp Image 2018 10 22 at 10.19.31 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu
O curador Raul Cânovas e o Verde na Paisagem (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

Marcelo Zlochevsky chamou a função do paisagista para cuidar da sustentabilidade com responsabilidade. “Nós que vivemos no mundo do paisagismo temos a varinha de condão para desenvolvermos a habilidade de sustentar o planeta. Estamos fazendo certo?”, questionou. Para ele, ainda, os jardins verticais estão cumprindo bem o seu papel, principalmente em relação ao uso sustentável da água – já que faz uso de irrigação de baixo volume.

WhatsApp Image 2018 10 22 at 10.17.17 - Seminário reúne paisagistas em Igarassu
Palestras contaram com público de todo o país (Foto: Germana Telles/Revista SIM!)

O sábado trouxe como primeira atividade a aula em campo, com Raul Cânovas, seguido por Luciano Lacerda, falando sobre “Jardins Verticais”. O dia também teve Rafael Ferreira e a “Iluminação integrada ao paisagismo” e Ramis Tetu, com o “Paisagismo e a sustentabilidade urbana”. No domingo, Brenda e Paulo ministraram a aula em campo, Roberto Araújo falou sobre A construção da imagem do paisagista e Raul Cânovas fechou o ciclo de palestras com “A importância da cor verde na paisagem”.

 

 

 

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *