biofilia foto Edson Ferreira capa
biofilia foto Edson Ferreira capa

Sala Jantar biofílica apresenta conceitos da neuroarquitetura

Até o dia 09 de outubro será possível visitar a Sala de Jantar biofílica da Morar Mais Rio 2022, assinada pelos profissionais Micaela Menezes e João Amand. O projeto promove uma imersão na natureza através das sensações geradas ao longo da visita ao ambiente. 

3 biofilia foto Edson Ferreira - Sala Jantar biofílica apresenta conceitos da neuroarquitetura
A proposta aqui foi levar bem estar aos indivíduos Foto Edson Ferreira).

O projeto aplicou os conceitos da neuroarquitetura, tema da mostra neste ano. Esta disciplina foi criada a partir da junção de esforços do neurocientista Fred Gage e do arquiteto John P. Eberhard para entender como o ambiente físico influencia no funcionamento do cérebro humano e assim projetar espaços que levam em conta o bem estar integral dos indivíduos.

4 biofilia foto Edson Ferreira - Sala Jantar biofílica apresenta conceitos da neuroarquitetura
As diferentes tonalidades de verde se tornam o diferencial neste projeto (Foto Edson Ferreira).

Para a Sala de Jantar biofílica Micaela e João se preocuparam como cada detalhe para promover um ambiente mais humanizado, como o uso do revestimento vinílico da ePiso, Wood Planks, no padrão Recife, para revestir o teto deixando ainda mais aconchegante.

Os detalhes da Sala de Jantar biofílica

2 biofilia foto Edson Ferreira - Sala Jantar biofílica apresenta conceitos da neuroarquitetura
Os arquitetos trouxeram a natureza para dentro de casa (Foto Edson Ferreira).
  • A cor verde foi aplicada em toda a Sala de Jantar biofílica, com diferentes tonalidades. “Essa cor transmite saúde, equilíbrio, tornando o ambiente calmo e com muita energia, ao mesmo tempo”, explica Micaela.
  • O acesso da varanda se mantém aberto valorizando a ventilação cruzada, a luz natural e a vista para área externa com um espaço para contemplação da vegetação.
  • O piso é drenante de pedras naturais.
  • Os conceitos de biofilia e sustentabilidade também são observados com a inclusão de muita vegetação no ambiente, que teve sua transformação sem obra ou a geração de resíduos, valorizando a beleza da casa que tem piso e vigas em madeira natural. 
  • Para trazer ainda mais aconchego a Sala de Jantar biofílica foi aplicado vinílico em todo o teto, que resultou num mix de cores e texturas interessantes. “O vinílico também serviu para redistribuição de pontos de iluminação (artificial) com um tom amarelado, tornando a sala mais intimista e acolhedora”, detalha João Amand. 
  • A experiência pela Sala de Jantar biofílica complementa com a presença de formas orgânicas nos adornos, nos sons da natureza e o aroma de mato, proporcionando a sensação de bem estar que a Sala de Jantar promove.
1 biofilia foto Edson Ferreira - Sala Jantar biofílica apresenta conceitos da neuroarquitetura
O verde está presente nos mínimos detalhes (Foto Edson Ferreira).

Saiba onde visitar a Sala de Jantar biofílica

Morar Mais Por Menos Rio de Janeiro 
 Até 09 de outubro. 
De terças e quintas e aos domingos, das 12h às 20h.
Sextas e sábados, das 12h às 21h. 
Av. Niemeyer 550, casa 10 – São Conrado-RJ.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.