“Quando a vida é uma euforia”, de Joana Lira chega ao Recife

082710af 1 897x494 - "Quando a vida é uma euforia", de Joana Lira chega ao Recife

O público recifense poderá conferir a partir desta quarta-feira (16), a exposição ” Quando a vida é uma euforia”, da artista plástica Joana Lira. Com curadoria de Mamé Shimabukuro, a mostra que já passou pelo Instituto Tomie Ohtake, entra em cartaz agora no Centro Cais do Sertão, no Recife Antigo, e traz recortes da criação desenvolvida por Joana para o carnaval durante 10 anos de trabalho. A exposição que poderá ser conferida até 17 de março ainda traz conversas, experiências e oficinas.

expo Joana Lira foto Denise Andrade
O público recifense poderá conferir a partir desta quarta-feira (16), a exposição ” Quando a vida é uma euforia”, da artista plástica Joana Lira (Foto: Denise Andrade).

O trabalho de Joana com o carnaval começou com a missão de dar novo significado à decoração nas ruas e complementar o brilho do carnaval. De 2001 a 2011, Joana apresentou uma nova identidade visual para a logomarca e estabeleceu uma nova estruturação e integração dos foliões com a cidade do Recife. “Nossa cultura carnavalesca é muito rica, são muitas manifestações. Tem o Maracatu Nação, o Maracatu Rural, o Afoxé, os Caboclinhos e muitos ritmos além do frevo. É uma diversidade realmente muito grande, vinda da história brasileira. Nós vestíamos a cidade com personagens relacionados a tudo isso. E a curadoria da Mamé Shimabukuro trabalhou muito em cima da emoção do Carnaval, através da identidade visual criada neste período, entre os mais de 300 personagens que nasceram, com suas estampas e alegorias. Então, contamos a história desse projeto, a história dessa festa, mas o nosso grande propósito foi gerar emoção, tocar e transformar”, contou Joana Lira.

expo Joana Lira foto Denise Andrade
O trabalho de Joana com o carnaval começou com a missão de dar novo significado à decoração nas ruas e complementar o brilho do carnaval (Foto: Denise Andrade).

A exposição “Quando a vida é uma euforia” vai ocupar o Cais do Sertão em quatro núcleos com as inspirações e o processo criativo da artista. No núcleo de Pertencimento, registros que revivem a vida da artista,textos, fotos e videos que fizeram parte de sua formação. Junto a eles estão exemplos de obras de artistas que foram homenageados nos carnavais em que ela esteve à frente do trabalho de decoração e iconografia, a exemplo dos mestres Ariano Suassuna, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro e Tereza Costa Rêgo.

expo JOana Lira foto Denise Andrade
A exposição “Quando a vida é uma euforia” vai ocupar o Cais do Sertão  ( Foto: Denise Andrade).

Em paralelo à exposição, acontecerão ações educativas a partir da interlocução poética do carnaval e as obras de Joana com experiências vivenciadas pelo público nas ruas do Bairro do Recife, onde o carnaval atinge sua apoteose. Uma maneira de dialogar entre a poética visual e a linguagem traduzida das manifestações populares em espaços públicos.

expo Joana Lira foto Paulo Fridman
De 2001 a 2011, Joana Lira apresentou uma nova identidade visual para a logomarca e estabeleceu uma nova estruturação e integração dos foliões com o Recife. (Foto: Paulo Fridman)

 

Confira a programação dos encontros:

16.1, quarta

15h – 16h30

A narrativa do caboclo de lança: conversa com Mestre Nico

Percussionista e artesão pernambucano radicado em São Paulo, Mestre Nico começou a tocar e a exercitar a arte do bordado aos quatro anos. Na conversa, ele irá falar de ancestralidade, religião, transcendência e outros aspectos relacionados à sua cultura.

Auditório É do Povo

20.1, domingo

16h – 18h

Experiência sonora com Maurício Badé, diretor musical da exposição

Músico, percussionista, estudioso da música negra brasileira convida o público para uma troca sobre o leque sonoro da exposição “Quando a vida é uma euforia”.

Espaço Umbuzeiro

 

Serviço:

“Quando a vida é uma euforia”, de Joana Lira
Visitação de 15 de janeiro a 17 de março.
Cais do Sertão – Recife Antigo.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *