Papel de Parede
Papel de Parede

Como colocar papel de parede: confira 5 passos simples que vão ajudar nesta tarefa

Cuidar do interior da casa exige muito carinho e dedicação. Principalmente quando se tratam das paredes, que dão um ambiente aconchegante de acordo com as cores ou texturas. Muitas vezes colocar papel de parede pode dar o toque final que você precisa.

Mas, apesar de chamar atenção, esta é uma tarefa por vezes complicada. É normal pensar que apenas um profissional pode colar um papel com perfeição, e no fim, as paredes ficam vazias. 

Se você chegou até aqui, vai aprender que com esse passo a passo pode ser possível colocar papel de parede o mais rápido no ambiente do seu lar. Confira em 5 passos simples a melhor forma de colocar papel de parede de forma perfeita!

Antes, veja quais são os materiais necessários para a instalação, e ainda algumas dicas que podem te ajudar a escolher o papel de parede que vai combinar com sua casa. Seja na sala, quarto infantil ou cozinha, sempre há um modelo ideal.

Materiais necessários para instalação de pápel de parede

Há diferença na escolha de materiais de acordo com o tipo de papel de parede que você escolher. Então, se for um modelo adesivo, os materiais que você vai precisar estão a seguir:

  • Escada;
  • Tesoura;
  • Pano úmido;
  • Pano seco;
  • Fita métrica;
  • Espátula para cortar;
  • Estilete afiado.

Mas você optar pelo modelo sem auto adesivo, por exemplo, abaixo estão os materiais que serão obrigatórios para a aplicação:

  • Cola em pó (100g por cada 30 m²);
  • Água;
  • Balde para diluir a cola;
  • Rolo de pintura.

Quais são os benefícios do papel de parede?

Colocar papel de parede não trará apenas boa aparência em sua casa, como também tem ótimo benefícios, isso se bem aplicado. 

Praticidade

Entre eles está a praticidade e facilidade de aplicação. Sabendo aplicar corretamente, você poderá dispensar a ajuda de um profissional, além de economizar. Tudo isso com resultados incríveis!

Custo benefício

Além da facilidade, não podemos deixar de destacar o custo benefício. Já pensou naquela parede toda manchada, ou com tinta velha, ter que comprar um galão de tinta gastaria muito mais. E ainda não teria o mesmo efeito, não é mesmo? 

Variedade

Outro benefício é a variedade de texturas, cores e estampas. Ao colocar papel de parede você pode escolher qual estampa combina mais com o local e pintura em que irá instalar, e até mesmo trocar quando quiser. 

Durabilidade

Por fim, vale mencionar a durabilidade do papel de parede. Modelos com um bom material podem durar até 12 anos, ou seja, por esse tempo você não precisará se preocupar com a manutenção da parede. Perfeito, não é mesmo? 

Como o papel de parede pode se alinhar em cada cômodo?

Você já deve ter percebido que por ser muito versátil, o papel de parede pode se alinhar em qualquer cômodo, certo? 

Atualmente há papéis de parede específicos para o quarto, sala de jantar, cozinha, e até mesmo para o banheiro!

Com estampas, texturas e tecidos diferenciados, o papel de parede é um grande aliado de quem deseja fazer aquela mudança. Na sala, ele pode ornar com a decoração.

No quarto, ele pode deixar a decoração do ambiente mais aconchegante, na cozinha traz mais leveza e alegria, e no banheiro (principalmente para as crianças, se optar por modelos alegres) dá aquele toque especial. Veja os tipos disponíveis:

Tipos e forma de papel de parede

No mercado há os mais diversos tipos de papel de parede atualmente. E assim como nas mais variadas estampas, há o material em que são fabricados. 

Vamos listar por aqui os tipos de papel de parede, que funcionam para tipos diferentes de decoração de ambientes e usos, e no final é só você optar pelo que mais se adequar em sua casa.

Vinílico

Ideal para ambientes do lar que recebem muito sol e umidade. Isso porque esse papel de parede é resistente a esses dois problemas e vai durar mais nas suas paredes.

Além disso, ele é fácil de limpar, permitindo que você lave a parede da sua casa sem perder a qualidade do seu papel de parede.

Tradicional

O papel de parede tradicional tem em sua composição a celulose. Dito isto, é mais frágil porque na verdade é feito de papel.

É ideal aplicar em locais que não são afetados pela umidade, geralmente os espaços mais secos da casa, ou seja, como no quarto, fora de espaços como lavanderias e banheiros.

Como esse tipo de papel de parede é mais frágil, precisa de mais cuidados para durar mais. Por exemplo, a limpeza pode ser feita com o auxílio de um aspirador de pó, até um pano levemente úmido.

svg%3E - Como colocar papel de parede: confira 5 passos simples que vão ajudar nesta tarefa
Papel de Parede Tradicional Crédito

TNT

O papel de parede em TNT tem uma superfície que lembra tecido. Também é adequado para ambientes mais secos como o quarto, pois pode desenvolver mofo em algum cômodo mais úmido e sem luz do sol.

A limpeza é feita com a ajuda de um limpador e, curiosamente, o papel de parede é colocado em uma área melhor iluminada para evitar que se molhe após a limpeza.

Autocolantes

Além da composição do papel de parede, há também a questão da auto adesão ou a necessidade de cola para grudar na parede. São modelos de papéis que têm diversos tipos de cores.

Os adesivos vêm com adesivo para quem ainda não é prático ou não quer gastar muito dinheiro com cola.

svg%3E - Como colocar papel de parede: confira 5 passos simples que vão ajudar nesta tarefa
Papel de Parede Autocolante – Crédito

Com cola

O papel de parede que necessita da cola para fixar na parede exige mais prática e cuidado na aplicação. Além disso, você deve incluir cola de papel de parede no custo.

svg%3E - Como colocar papel de parede: confira 5 passos simples que vão ajudar nesta tarefa
Homem colando papel de parede – conceito de restauração de casa homem cola papel de parede parede moldura vertical

Como colocar papel de parede?

Após nossas dicas, chegou a hora de aprender com este passo a passo como colocar papel de parede. Dessa forma sua aplicação ficará perfeita, com resultado de decoração profissional.

Confira: 

1. Limpe e prepare a superfície

Corrija as imperfeições da superfície se necessário, repare a parede com massa acrílica se necessário e termine o reparo com tinta.

Mantenha a parede livre de sujeira e manchas, ou seja, lixe se necessário, depois limpe com um pano úmido e deixe secar naturalmente com o tempo. Desta forma, você manterá sua parede muito limpa e livre de poeira antes de colocar papel de parede.

Além disso, o ideal é que o processo de preparação da parede seja concluído pelo menos uma semana antes de colocar papel de parede.

2. Meça a área em que irá colocar papel de parede

Meça a parede que irá colocar papel de parede, observando a altura e a largura – partindo do rodapé até o teto, teto ou a altura desejada para a instalação. Observe também suas medidas de corte se houver saídas e janelas.

3. Corte o papel de parede de acordo com a altura desejada

Os rolos sempre têm uma largura fixa, mas você precisa cortar o comprimento desejado de acordo com a altura da parede, por isso é importante medir antes de aplicar. 

Corte a tira com 10 cm de folga, se for um padrão impresso, adicione 10% a mais do tamanho para garantir um ajuste adequado.

4. Passe cola no papel de parede e nos cantos da parede

Se estiver usando papéis de parede sem adesivo, siga as instruções da embalagem da cola para misturar a cola em pó com a água do balde. Em seguida, use um rolo de pintura para pintar livremente do centro do papel de parede para fora.

Uma boa dica é aplicar cola branca nos cantos superior e inferior das paredes. Esse processo garante que as bordas do papel de parede não saiam facilmente.

A depender do tipo de papel de parede escolhido, pode ser necessário aplicar cola branca na parede. Para ter certeza, vale a pena verificar com o fabricante ou revendedor se houver tal necessidade.

5. Aplique o papel na parede

Sempre comece pelo teto, coloque a borda do papel de parede em um quarto ou outro espaço no teto e mova gradualmente o resto. Use um pano seco para auxiliar na colagem e cole com cuidado no piso, tomando cuidado para não ficar torto.

Repita este processo para o resto do papel de parede até que a área desejada seja preenchida. Se formar bolhas, perfure a área com um alfinete e passe uma espátula sobre a área. 

Use o pano seco em cima para verificar se há manchas ou excesso de cola.

Para completar o processo, use a espátula para limitar firmemente o início e o fim do papel de parede. Use uma faca para cortar seu excesso para o quarto, sala de estar, cozinha ou qualquer cômodo.

Quando tiver certeza de que o estilete separou completamente essas áreas, retire o excesso. Por fim, limpe as costuras do papel de parede.

Por esta razão, para modelos de papel de parede TNT e tradicionais, apenas panos úmidos são recomendados. Para colocar papel de parede em vinil, você também pode contar com a ajuda de uma esponja.

FAQ

Como colocar papel de parede atrás da cama? 

Uma maneira fácil (e chique) de fazer a decoração da parede atrás da cama é dar continuidade ao piso, usando a aplicação do papel com a mesma textura ou um material que produza efeito semelhante.

Como combinar o papel de parede com os móveis? 

Se seus móveis forem predominantemente preto, marrom ou escuro, escolha colocar papel de parede em tons claros (mas não tanto que seja muito contrastante).

Como tirar bolhas de papel de parede?

Use o ar quente do secador de cabelo para tirar grandes bolhas de ar do papel. Ligue o aparelho na potência baixa e segura a alguns centímetros de distância. 

Aguarde alguns segundos para que o material comece a murchar. Caso contrário, use uma espátula ou cartão de crédito para empurrar as bolhas.

Gostou das dicas de aplicação? Conte o que você achou desse passo a passo para colocar papel de parede, escolha seu preferido, suas estampas prediletas e ponha já em prática a sua decoração!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.