tipos de papel de parede
tipos de papel de parede

5 tipos de papel de parede que podem transformar a decoração

Decorar ambientes nem sempre é uma tarefa fácil. Tudo precisa estar em harmonia para que o espaço seja aconchegante. E, combinar paredes, móveis e objetos da casa pode ser trabalhoso. Muitas pessoas, inclusive, pedem a ajuda de um profissional para deixar o ambiente mais bonito.

Nesse cenário, conhecer os tipos de papel de parede é de grande valia para entender outras opções de decoração do espaço. Eles podem conter desenhos ou uma pintura lisa, por exemplo. Como eles proporcionam praticidade e costumam chamar bastante a atenção, podem ser uma alternativa para lugares com móveis e objetos mais neutros, por exemplo.

O mais importante é que tudo faça sentido: a luz, as cores, as estampas e até a textura do papel de parede influenciam diretamente no impacto que ele pode proporcionar.

Diante desta realidade, criamos um artigo para mostrar os 5 papéis de parede mais usados e como você pode colocá-los em sua residência.

Como escolher o papel de parede ideal?

svg%3E - 5 tipos de papel de parede que podem transformar a decoração

Analise o custo-benefício entre preço, facilidade de aplicação, durabilidade, praticidade da limpeza e adaptação ao ambiente.

De forma geral, se você decidiu comprar um papel de parede, basta escolher qual modelo se encaixa melhor com os seus objetivos. Por exemplo: a sua prioridade é ter um papel de parede que se encaixe bem com o resto da casa ou prefere um modelo que seja prático e fácil de limpar, mesmo que ele não seja o mais bonito? Tudo isso faz diferença para decidir qual tipo de papel de parede adquirir.

Nesse contexto, você deve analisar os outros objetos do ambiente para identificar qual é o tipo de papel de parede ideal. Existem diversos modelos de papéis de parede, feitos de diferentes materiais, texturas e cores.

Então, antes de avaliar os produtos disponíveis para comprar o que se enquadra melhor na decoração, analise a cor, o tipo de revestimento, a matéria prima do papel e a sua estampa ou cor. Alguns modelos podem durar até 15 anos, por exemplo, enquanto outros, apenas 5.

Além disso, descubra como você pode fazer a limpeza na sua parede nova sem danificar o produto, para que isso não seja um problema futuro e dê muito trabalho. Se você prioriza um modelo prático de fácil limpeza, já pode descartar alternativas como o veludo, por exemplo, que é sensível.

Em resumo, antes de comprar as tendências para manter a sua casa bonita, pense em quais fatores são suas prioridades para investir em um papel de parede que faça sentido para você considerando custo-benefício, durabilidade, facilidade de aplicação e de limpeza.

5 tipos de papel de parede

Agora, vamos mostrar os 5 papéis de parede mais utilizados do mercado, para você identificar qual deles faz mais sentido para você, fazer uma aplicação em quartos, sala ou outro cômodo da residência.

1.Tradicional

svg%3E - 5 tipos de papel de parede que podem transformar a decoração

O papel tradicional pode ser comprado tanto em lojas físicas quanto online, o que garante a ampla variedade de opções de papel de parede. Geralmente, o principal material desse objeto é a celulose e a sua instalação precisa ser feita com cola.

Como já comentamos, uma vantagem desse tipo de papel de parede é a sua durabilidade, ao redor de 15 ou 20 anos. Por isso, ele costuma ser mais usado em residências.

Em estabelecimentos comerciais esse modelo também pode servir, mas ele faz mais sentido quando contém uma camada extra vinílica. Isso é importante para que ele seja lavado mais facilmente sem danificar o produto. Em casas isso até pode ser negligenciado. Porém, quando uma pessoa tem uma loja, precisa garantir que aquele ambiente esteja sempre limpo e agradável.

Vantagens:

  • Ampla diversidade de estampas;
  • Ser facilmente encontrado;
  • Alta durabilidade.

Desvantagens:

  • Difícil aplicação na parede;
  • Lavagem cuidadosa para não danificar o produto.

2.Veludo

svg%3E - 5 tipos de papel de parede que podem transformar a decoração

Esse é um tipo de papel de parede que costuma conter estampas sofisticadas. Ele é um dos modelos mais caros e costuma ser utilizado em ambientes comerciais mais glamourizados ou em alguns ambientes da residência que não tenham tanto movimento de pessoas.

Apesar de ser bastante bonito, esse modelo é mais caro e não é tão prático. Ele precisa ser limpo com aspirador de pó porque o veludo é muito sensível. Do contrário, você pode danificar seu papel de parede.

Também vale lembrar que o ideal é você não expor esse papel de parede ao sol ou a lugares muito úmidos. Por isso, considere a limpeza e a praticidade dessa escolha antes de comprar esse produto em uma loja virtual ou física.

Vantagens:

  • Indicado para ambientes mais sofisticados;
  • Aplicação na parede mais fácil do que o tradicional.
  • Proporciona um aspecto bem bonito

Desvantagens:

  • Difícil de limpar;
  • Alternativa mais cara;
  • Não deve ser muito exposto ao sol a à umidade.

3.Vinílicos

svg%3E - 5 tipos de papel de parede que podem transformar a decoração

Os vinílicos também são bem populares quando o assunto é design de interiores. Algumas pessoas os consideram até como um tipo de adesivo, mas o material deles é diferente, assim como a textura.

Na prática, o vinílico conta com uma camada de fibra e um plástico sobre ela. Esse é mais um dos tipos em que você consegue encontrar uma infinidade de papéis de parede.

Também queremos ressaltar neste artigo que uma das principais vantagens desse papel de parede é limpeza que você consegue fazer nele. Uma simples escovinha, por exemplo, já consegue eliminar boa parte da sujeira e deixar esse item como se fosse novo. E você também pode usar um aspirador de pó ou outro objeto relacionado.

Por isso, ele é uma ótima opção para cômodos com um grande fluxo de pessoas, como acontece em lojas, por exemplo. Porém, não recomendamos que ele seja utilizado em quartos, principalmente para moradores com problemas respiratórios, porque o plástico dificulta a passagem de umidade pela parede.

Vantagens:

  • Muitas opções de desenho disponíveis;
  • Fácil de limpar.

Desvantagens:

  • Não recomendado para pessoas com problemas respiratórios

4.Adesivo

svg%3E - 5 tipos de papel de parede que podem transformar a decoração

O papel de parede adesivo surgiu com uma proposta de simplificar o papel de parece tradicional, principalmente em relação à instalação dele. É bastante rápido e fácil instalar esse produto e a sua secagem também é ágil, durando em torno de 30 minutos.

Isso faz com que não seja necessário contratar um profissional para colocar o papel de parede, o que gera economia. Mesmo assim, você deve ter muito cuidado ao fazer a instalação porque qualquer bolha ou amassado no produto pode prejudicar toda a harmonia da decoração.

Geralmente, os adesivos têm como matérias primas poliéster ou PVC-vinil. Esses materiais não oferecem uma durabilidade tão boa quanto os tradicionais. Por isso, a vida útil do papel de parede gira em torno de 3 anos.

Além disso, você deve ter muito cuidado com o uso do adesivo para escolher corretamente os ambientes de aplicação. Quando esse tipo de decoração fica muito exposta à luz ou à umidade, as estampas podem desbotar e o papel de parede estragar de maneira ainda mais rápida.

Por isso, essa opção é mais recomendada para um ambiente interno, como quartos e corredores.

Vantagens:

  • Fácil aplicação na parede;
  • Rápida secagem;
  • Você pode até personalizar a estampa em e-commerces.

Desvantagens:

  • Baixa durabilidade, ao redor de 3 anos;
  • Recomendado apenas para ambientes internos como quartos e corredores.

5.TNT

svg%3E - 5 tipos de papel de parede que podem transformar a decoração

O TNT, sigla de Tecido Não Tecido, é um material feito a partir do ligamento entre fibras. Assim, ele não passa pelos procedimentos têxteis mais comuns da indústria. Esse papel de parede de TNT não é tão comum considerando as outras alternativas da lista. Mas, ele também é bastante interessante considerando o seu custo-benefício.

O TNT tem como principal diferença a sua alta qualidade. Por isso, os componentes desse tipo de revestimento evitam manchas e conseguem absorver água, para preservar os desenhos do papel de parede.

Além disso, também não é difícil lavar esse material, apesar de ser necessário um pouco mais de delicadeza nos movimentos. Ainda vale ressaltar que o papel de parede TNT pode ser aplicado tanto em paredes lisas quanto nas de alto relevo e irregulares.

Vantagens:

  • Material de alta qualidade que evita manchas;
  • Preço baixo.

Desvantagens:

  • Menos estampas disponíveis;
  • Dificuldade média de lavagem.

Papéis de parede tradicionais x Adesivos

Primeiramente, você precisa decidir se irá investir em um papel de parede tradicional, que funciona com cola, ou em um adesivo vinílico. Cada um deles tem seus benefícios e desvantagens.

Uma das grandes vantagens do adesivo é a sua fácil e rápida aplicação. Você consegue colocá-lo na parede sozinho, sem precisar da ajuda de um profissional. Isso é bem mais difícil de fazer com o papel de parede tradicional. Além disso, o adesivo seca bastante rápido. Em, aproximadamente, 30 minutos ele já fica pronto e sem um cheiro forte pelo cômodo.

Já com o papel tradicional que usa cola, é muito mais demorado aplicar esse produto na parede e ele ainda demora mais a secar, de forma semelhante ao que acontece com uma pintura.

Ainda vale ressaltar a diferença na durabilidade. As paredes com os modelos tradicionais podem durar até 15 anos. Mas, os adesivos do mercado não são tão resistentes e costumam estragar bem antes disso.

Em relação às semelhanças, você encontra uma ampla variedade de modelos das duas opções, sendo mais fácil encontrar o material ideal ou a cor da sua escolha.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.