Escolher papel de parede: A arquiteta Karina Korn dará dicas especiais para você

home office fullHD 897x494 - Escolher papel de parede: A arquiteta Karina Korn dará dicas especiais para você

O papel de parede tem o poder de mudar totalmente um ambiente. Por esse motivo, é bastante importante acertar na escolha, para que você não se arrependa. A arquiteta Karina Korn, irá te dar dicas valiosas na hora de decidir qual o melhor para o seu ambiente.

Escolher o papel de parede pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. Saiba que este detalhe decorativo tem o poder de transformar qualquer ambiente. e o seu vasto número de modelos e estilos pode deixar o proprietário com bastante dúvida na hora de decidir. A arquiteta Karina Korn, fez um estudo detalhado e separou algumas dicas para você que está pensando em dar uma repaginada na sua casa, e ainda aproveita para conhecer os tipos de papéis de parede que existem.

Escolher papel de parede para áreas sociais 

Papel de parede em áreas sociais
Projetos: Karina Korn Arquitetura | Fotos: Eduardo Pozella

Em ambientes sociais, a arquiteta salienta a possibilidade de ousar ao escolher o papel de parede, optando por cores mais vivas e até estampas. Uma outra opção, para os mais discretos, é utilizar apenas uma parte da parede, dando uma elegância no ambiente. A foto acima mostra claramente como o papel de parede utilizado apenas em um lado pode trazer um misto de aconchego e sofisticação.

Escolher papel de parede para o quarto

Os quartos são considerados ambientes de descanso, então, uma ótima forma de potencializar o relaxamento é a escolha de cores mais claras e neutras, salienta Karina Korn.

Escolher papel de parede para o quarto
Tons neutros e claros para intensificar o relaxamento | Fotos: divulgação

Já para o quarto infantil, é importante apostar em desenhos, estampas e cores, pois além de deixar o ambiente mais alegre, ajudará a deixá-lo mais acolhedor e familiar. “Em quartos de criança, vale apostar em cores mais alegres e estampas lúdicas”, aconselha Karina.

bonecos coloridos 698x1024 - Escolher papel de parede: A arquiteta Karina Korn dará dicas especiais para você
Estampas e cores para o quarto infantil | Fotos: divulgação

Home-office

Quem trabalha em casa já tem uma noção do quanto podemos encontrar objetos que ajudam a nos distrair, não é mesmo? Por isso o conselho da arquiteta é a utilização de cores sóbrias, para que o papel de parede não seja mais um objeto que atrapalhe a sua concentração.  “Outra opção é usar o papel de parede na face de trás da mesa de trabalho, dando mais liberdade para a decoração.” conta, Karina Korn.

Escolher papel de parede do home-office
Escolha de cores sóbrias para o home-office | Fotos: divulgação

Lavabo

O lavabo, por ser um ambiente onde passamos pouco tempo, Karina aconselha apostar nas estampas e também nas cores vibrantes. É importante lembrar que este ambiente requer um cuidado especial na hora da instalação e também na escolha do material, pois é um local com umidade, o que pode ser um grande problema se não for tratado com cautela.

Escolher papel de parede do lavabo
Cores vibrantes e estampas para o lavabo | Fotos: divulgação

Tipo de papel de parede: Conheça cada um e veja dicas de onde usá-los. 

Celulose

Considerado o tipo mais comum e tradicional de papel de parede, como o próprio nome já diz, a sua fabricação é feita através da celulose. Recomenda-se a utilização deste material em ambientes com pouca ou nenhuma umidade.

TNT

O TNT é conhecido como uma mistura de fibras naturais e sintéticas, levando esse ponto em consideração, podemos entender que ele pode ser usado tanto em ambientes secos quanto em úmidos, além da sua grande adaptabilidade a paredes lisas e irregulares. Devido a sua versatilidade, o papel de parede de TNT é bastante utilizado.

Poliéster

Com a durabilidade estimada em 10 anos, a utilização do poliéster é recomendado em ambientes que apresentam maior circulação de pessoas, como halls de entrada e corredores, podendo também ser implementado em áreas úmidas, como cozinha, banheiro e lavabo.

Vinílico

O teor vinílico em sua superfície faz com que sua resistência seja grande, ultrapassando os 10 anos de vida. Outro fator decorrente desta característica, é a sua impermeabilidade, podendo até entrar em contato com a água.

Emborrachado

Quando falamos em borracha, já imaginamos que o material possui uma resistência boa, não é mesmo? No caso deste tipo de papel de parede não é diferente, o EVA presente em sua superfície faz com que a sua vida útil seja de 12 anos.

Por mais que os modelos e os tipos de papéis de parede sejam enormes, com as dicas da arquiteta ficou muito mais fácil tomar uma decisão, não é? Então, aproveita e conheça mais uma especial que ela preparou para você que preocupa com o seu conforto e bem-estar. Saiba mais<p>

Gostou do nosso conteúdo? Quer sugerir alguma pauta? Deixa o teu comentário!

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *