somos do planeta terra 2018 de mundano 42438113585 o - Vozes Mundanas, a exposição inédita do artista Mundano

Vozes Mundanas, a exposição inédita do artista Mundano

Um muro que separa o mundo real de um fictício. De um lado, a tinta cinza em alusão às vozes e cores caladas nas ruas de São Paulo. Do outro, telas, esculturas, objetos e instalações de cores vívidas e pulsantes, ruídos que fazem referência a uma série de problemáticas da atualidade: dos impactos ocasionados pela crise de água à questão dos refugiados em diversos pontos do globo. É esse o tom de Vozes Mundanas, exposição inédita do artista Mundano com curadoria de Ricardo Resende, que será apresentada entre 24 de julho e 25 de agosto, na Emmathomas Galeria.

svg%3E - Vozes Mundanas, a exposição inédita do artista Mundano
Vozes Mundanas, é a exposição inédita do artista Mundano (Foto: a obra Somos do Planeta Terra, do artista Mundano). 

À frente do espaço, uma escultura de dois metros, construída com extintores e botijão de gás. “É o muro separatista, Muro de Berlim, do Donald Trump, dos refugiados, do condomínio: uma separação entre realidades distintas” pontua Mundano, que se define artivista, termo que condensa a ideia de arte como recurso de revolução social.

svg%3E - Vozes Mundanas, a exposição inédita do artista Mundano
O corpo da obra de Mundano surge de peças e instrumentos de reuso que ele mesmo encontra nas ruas ou daquilo que os catadores de materiais recicláveis oferecem a ele (Foto: A peça Diversidade, do artista Mundano).

Através dos 40 trabalhos que compõem a exposição, Mundano propõe uma pausa para conscientização e convida o público para resistir em prol da preservação ambiental e por causas ligadas aos direitos humanos. O corpo da obra de Mundano surge de peças e instrumentos de reuso que ele mesmo encontra nas ruas ou daquilo que os catadores de materiais recicláveis oferecem a ele. Dessa busca, o reaproveitamento de insumos como livros que datam 100 anos ou mesmo revistas descartadas que, nas mãos do artista, se transformaram em colagens que tratam do desperdício.

svg%3E - Vozes Mundanas, a exposição inédita do artista Mundano
40 trabalhos compõem a exposição (Foto: A obra Luta Rupestre de Mundano ).

O espaço expositivo será ainda ocupado por uma série de sons e vozes que reforçam o tom de protesto que permeia a mostra. Os áudios que vão ecoar em meio as obras são dos mais diversos momentos da história, da ditadura militar às recentes manifestações dos caminhoneiros. A trilha também abrange manifestações indígenas, marchas religiosas, de estudantes e professores em luta por seus direitos.

Sobre o artista:

svg%3E - Vozes Mundanas, a exposição inédita do artista Mundano
Mundano é reconhecido mundo afora por seu trabalho engajado, em defesa dos direitos humanos e da preservação ambiental ( Foto: Stefnia Sangi).

Nascido em São Paulo, Mundano é reconhecido mundo afora por seu trabalho engajado, em defesa dos direitos humanos e da preservação ambiental. É fundador do PimpyMyCarroça, ONG criada em 2012 que usa a arte para dar visibilidade e reconhecimento aos catadores de materiais recicláveis. O projeto já passou por 13 países, tendo gerado impacto positivo na vida de mais de mil e quinhentos catadores. A iniciativa foi premiada nas áreas de arte pública, direitos humanos, criatividade e inovação digital.

 

Serviço:

Vozes Mundanas, do artista Mundano
Período expositivo: de 25 de julho a 25 de agosto.
Emmathomas Galeria- Alameda Franca, 1054, Jardim Paulista/SP.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.