Se inspire com projetos de casas de praia

IMG 9634 897x494 - Se inspire com projetos de casas de praia

Fomos atrás de dicas e de projetos lindos que mostrassem o clima de relaxamento que envolve o período de verão e férias. Então prepare o bloquinho e a caneta, e anote todas as dicas para mudar a sua casa de praia. Separamos os conselhos do escritório pernambucano arqMULTI e dos paulistas da Korman Arquitetos. Os projetos dos bangalôs são de autoria da arquiteta Danielle Paes Barreto da arqMULTI.

casas de praia foto Gui Morelli
Sofás em fibra natural compõem o estar do apartamento de praia Projeto da Korman Arquitetos ( Foto: Gui Morelli).

Pequenas reformas que fazem a diferença:

  • “Trocar o tecido do sofá, poltrona ou a capa das almofadas, utilizar flores e até pintar uma parede são mudanças que podem ser feitas sem gastar muito”, revela Danielle Paes Barreto.
  • “Pisos menos brilhosos e mais acetinados e com antiderrapante são indicados para o ambiente da praia, assim como os tecidos laváveis que podem ser usados na área externa”, conta Danielle.
  • Móveis planejados em casas litorâneas também exigem atenção especial. “Para a composição dos armários, melhor optar pelo MDF náutico, que suporta a umidade, ou madeira maciça”, ensina Carina Korman. A arquiteta também recomenda deixar os planejados afastados do piso e que sejam suspensos ou sobre bases de alvenaria.
  • Para áreas de churrasqueira coberta, a arquiteta Ieda Korman sugere mesas de madeira e cadeiras confortáveis, que podem ser de fibras naturais, telas ou alumínio. “Não há regra para estes móveis, desde que combinem com o estilo da casa externamente ou em seu interior”, complementa.
  • Em móveis para áreas externas, materiais como alumínio, inox e fibras sintéticas estão bastante presentes. Mas não basta escolher uma peça apropriada para o ar livre, é preciso também conhecer sua procedência. “Na escolha de mobiliário externo, o morador deve estar muito atento à qualidade do produto, pois sua durabilidade também depende desse fator”, aconselha Ieda.

Confira os projetos de casas de praia:

casas de praia Paulo Higor Nunes
Apostar em itens de decoração ajuda a dar uma nova cara ao local ( Foto: Paulo Higor Nunes)

Nos projetos dos dois bangalôs, a arquiteta Danielle Paes Barreto, optou pelo uso de cores mais neutras e suaves que contrastam com os tons mais quentes encontrados nos itens de decoração como vasos, almofadas, utensílios domésticos e obras de arte, como esculturas e quadros. ” Sempre conversamos com os clientes para saber do que eles gostam, porque a partir daí conseguimos proporcionar mais bem-estar e gerar um ambiente alegre e confortável. Na parede de TV, revestimento em 3D imitando concreto que é de fácil limpeza e ainda passa um ar despojado ao local. É importante destacar também que todos os objetos de decoração em madeira e barro, tem que agregar e ter essa relação com a praia. A escultura de Náiade Lins, tanto a de madeira de um bangalô em cima do sofá quanto a escultura laranja é a cara da praia. Outro ponto que sempre procuramos trazer para os nossos projetos é a natureza para dentro do ambiente. Com plantas você consegue criar um local mais leve. A vegetação aconchega o espaço”.

Foto: Thiago Freire
Nos ambientes externos, o ideal é apostar em um mobiliário de fácil manutenção e que seja resistente ( Foto: Thiago Freire).

Em ambientes como uma praia, o ideal é fazer uso de um mobiliário que seja de fácil manutenção. “No terraço, móveis com cordas náuticas, almofadas coloridas. Tudo de fácil limpeza”, explica.

Thiago Freire casas de praia
Utilizar itens de decoração deixa o ambiente ainda mais convidativo ( Foto: Thiago Freire)

Na sala de jantar, as mesas devem atender toda a família. Ponto alto de todo o projeto, a iluminação não poderia ser deixada de lado em ambientes praianos. Aqui sua função é não esquentar e provocar um clima agradável e intimista. Nos projetos, a arquiteta fez uso da iluminação de led, o que ainda gera uma economia.

Paulo Higor Nunes.
A iluminação deve proporcionar um clima de aconchego e acolhimento ( Foto: Paulo Higor Nunes).

 

 

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *