revistasim roupa de cama você sabe a forma correta de higieniza la quarto cama decoracao 01 - Roupa de cama: você sabe a forma correta de higienizá-la?

Roupa de cama: você sabe a forma correta de higienizá-la?

A roupa de cama limpinha e recém-trocada parece exalar um cheirinho gostoso pela casa,  atraindo você depois de um longo dia de trabalho cansativo. Mas será que a maioria das pessoas sabe como lavar os lençóis, colchas de cama e fronhas de travesseiros do jeito certo, para deixá-los assim?

O fato é que muitos não sabem, o que pode, além de estragar os jogos de cama, não deixá-los devidamente limpos e perfumados. Algumas práticas e cuidados são necessários ao cuidar dessas peças tão importantes para o seu conforto e saúde.

Saiba que você pode não estar sozinho nela. Os ácaros podem estar dormindo com você, já que eles são atraídos pelas células mortas do nosso corpo, saliva, resíduos de alimentos e umidade causada pelo suor. Esses pequenos aracnídeos se alojam na cama, entre os lençóis e travesseiros, ocasionando alguns problemas de saúde, entre elas a rinite e a asma.

Os animais de estimação, como cães e gatos, também sempre deixam pelos na cama. Dessa forma, a pessoa que sofre com alergias respiratórias precisa ter cuidado dobrado com a roupa de cama, sendo indispensável trocá-la pelo menos duas vezes por semana.

Por isso, fique sempre atento aos dias de higienizar a roupa de cama

Lençóis e fronhas devem ser mudados pelo menos uma vez por semana, exceto cobertores e edredons, que podem ser lavados no início e no fim de cada estação. Porém, durante a época de temperaturas mais elevadas, essa substituição precisa ser ainda mais frequente, com intervalos de cerca de três dias, explica Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, empresa especializada em linhas de cama, mesa e banho.

svg%3E - Roupa de cama: você sabe a forma correta de higienizá-la?
crédito: New Africa / Adobestock

Práticas e cuidados necessários com a roupa de cama

Bem, já sabemos que para manter o jogo de cama sempre em perfeito estado de conservação e saudáveis, é preciso ter em mente que alguns cuidados são necessários.

Lençóis manchados, fronhas de travesseiros com odores desagradáveis e colchas de cama ásperas não são a melhor forma de se ter uma boa noite de sono. Algumas práticas podem ser adotadas para que ao deitar na cama, o prazer do conforto e bem-estar sejam sentidos. E são coisas simples! 

Continua por aqui, vamos dar dicas excelentes para que sejam colocadas em prática na sua próxima troca de roupa de cama. As dicas que serão apresentadas a seguir tiveram como base a experiencia passada por Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa.

Saber as formas corretas de lavar a roupa de cama não só influencia na conservação das peças, como também nas noites de sono, afinal, dormir com lençóis limpos, macios e perfumados é o que todos desejam.

Dessa forma, se as peças são lavadas por você mesmo, está na hora de aprender como fazer isso do jeito certo.

Vamos te ajudar nessa missão!

svg%3E - Roupa de cama: você sabe a forma correta de higienizá-la?
foto: gamespirit / Adobestock

Os cuidados com as peças começam antes mesmo da lavagem

Chegou o dia de trocar o jogo de cama. Você tira os lençóis, colchas  e fronhas para levá-los para a máquina de lavar. 

É preciso lembrar que para uma higienização correta, não é recomendado, simplesmente colocar as peças na máquina de qualquer jeito. Antes mesmo de lavar, é preciso tomar alguns cuidados, pois são essenciais para que a lavagem tenha o resultado esperado.

Uma dica importante é sacudir bem as peças para retirar a sujeira, como pelos de animais domésticos, fios de cabelo, poeira e resíduos de comida. Em alguns casos, é indispensável fazer uma pré-lavagem dos itens que estão manchados, como por exemplo, as fronhas dos travesseiros, que muitas vezes trazem marcas de maquiagem ou cosméticos.

Atenção! Tire as manchas antes de colocar a peça junto com as outras na máquina de lavar.

Hora de começar a lavagem

1º passo: Leia as instruções de lavagem nas etiquetas

É importante estar atento para este primeiro passo, pois algumas peças podem trazer recomendações específicas de lavagem. O mais comum é nem darmos atenção para as etiquetas. Se é um desses, passe a ficar atento a estes itens para seguir corretamente todas as recomendações.

2º passo: Separe as peças brancas das coloridas

Levanta a mão quem nunca manchou uma roupa, misturando todas juntas numa só lavagem? Imagina agora manchar aquele seu lençol top por uma simples falta de atenção.

Lave-as separadas, evitando assim manchá-las.

3º passo: Não lave muitos lençóis e colchas de cama juntos

Vamos entender a explicação da necessidade dessa separação.

Ao juntar muitas peças para lavá-las na máquina, pensando quem sabe em economizar, elas podem não ficar bem limpas. O trabalho será dobrado.

Uma dica interessante é lavar seus lençóis mais leves dentro de um saco de tecido, impedindo que eles entrem em contato direto com a máquina e os danifiquem.  Os cobertores e edredons devem ser lavados sozinhos, pois podem sobrecarregar a máquina. Os especialistas orientam lavá-los a cada três meses, a não ser que ocorra alguma situação que exija uma lavagem imediata.

4° passo: como secar a roupa de cama

Se você tira as peças da máquina de lavar e as estende no sol, de qualquer jeito, é preciso que este hábito seja modificado. A roupa de cama precisa de cuidados também para secar. 

A dica é que ao tirá-las da máquina, coloque-as para secar em um local de sombra e bastante ventilado. Por outro lado, os lençóis brancos podem ser secados ao sol, o que ajuda a intensificar o branqueamento. Só não os esqueça-os o dia todo. Em excesso, o sol pode danificar o item.

Sobre a Camesa

Presente nos lares brasileiros há 40 anos, a Camesa é uma das empresas mais completas no que diz respeito a linhas de cama, mesa, banho e decor. Com produtos para todos os gostos e estilos, a marca figura entre as principais companhias do setor e se mantém atenta a todas as novidades e tendências do mercado, proporcionando ao seu público, itens diversos e exclusivos nas mais variadas categorias. 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.