revistasim parque dois irmaos capa
revistasim parque dois irmaos capa

Parque Dois Irmãos será o primeiro BioParque do Nordeste

Parque Estadual Dois Irmãos, receberá, em breve, um projeto de revitalização e melhorias. Será transformado em um BioParque. O edital que confere a concessão do parque à iniciativa privada previu um investimento de R$649 milhões para gestão, manutenção, desenvolvimento, modernização, conservação, entre outras atribuições referentes aos cuidados com o local. 

svg%3E - Parque Dois Irmãos será o primeiro  BioParque do Nordeste
O Parque Dois Irmãos se tornará um BioParque (Foto: 3D/divulgação).

Plantar Ideias, escritório paulistano de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo contratado pelo BNDES, já apresentou um projeto de melhorias que engloba todas as vertentes e potencialidades da região.

Com a experiência de capitanear os projetos de revitalização do Parque do Ibirapuera (SP), a Plantar é comandada por Felipe Stracci e Luciana Pitombo. À frente do Dois Irmãos, a dupla promoveu o estudo solicitado a partir de uma ampla análise de estruturação e viabilidade.

Como ficará o novo Parque Estadual Dois Irmãos ?

svg%3E - Parque Dois Irmãos será o primeiro  BioParque do Nordeste
Uma das áreas idealizadas pelo escritório Plantar (Foto: 3D/divulgação).

A área do parque, que compreende mais de 200 mil m², contemplará, após a reforma, edifícios administrativos e operacionais, trilhas, açudes, a mata e muito mais, sendo dividida em três zonas de uso: Eco parque, Parque Natural e Bioparque.

O conceito do Bioparque 

Tendo sempre como base a natureza e a integração dos seres humanos com a flora e a botânica, o escritório Plantar Ideias atuará em uma importante frente: transformar a estrutura antiga de zoológico em um Bioparque. “O conceito vem se fortalecendo no mundo todo, onde o trato animal busca entregar um ambiente mais amplo, saudável e que mimetize o bioma original do animal, enriquecendo a experiência de vista e observação dos visitantes”, detalha Stracci.

svg%3E - Parque Dois Irmãos será o primeiro  BioParque do Nordeste
Uma das áreas de lazer que fará parte do novo Parque Dois Irmãos (Foto: 3D/divulgação).

A preservação da fauna no Dois Irmãos também será primordial durante o processo de revitalização. “Os animais exóticos e nativos que habitam o Zoo terão uma nova maneira de viver e interagir com os visitantes, visto que o projeto cria ambientes muito mais amplos, onde espécies não concorrenciais convivem em harmonia em um ambiente que busca mimetizar o bioma natural daquele grupo de animais. Os visitantes contarão com passarelas e/ou cláusulas que permitirão uma experiência imersiva e mais natural”, assegura o arquiteto.

svg%3E - Parque Dois Irmãos será o primeiro  BioParque do Nordeste
Tudo por lá será reformulado (Foto: 3D/divulgação).

Dessa maneira, o Bioparque Dois Irmãos será integralmente reformulado e contará com as citadas passarelas, aviários e uma coleção botânica que enriquecerá ainda mais os jardins do local. 

O projeto prevê recintos para receber um grande aviário, acomodando o plantel de aves nativas e exóticas que já fazem parte do zoo.

A restauração ambiental com novos jardins compostos por espécies nativas e tipologia de recintos com biomas distintos também se fará presente, criando uma nova camada de atratividade ao parque e imprimindo o conceito de jardim botânico.

svg%3E - Parque Dois Irmãos será o primeiro  BioParque do Nordeste
Tudo pensado para permitir uma excelente experiência a quem for visitar o local (Foto: 3D/divulgação).

“O Eco parque público e de livre acesso contará com deck nas beiras dos açudes, como mobiliários e pérgolas que forneceram acolhimento e sombra, permitindo uma permanência mais longa e maior oportunidade de contemplação da paisagem”, desenha Felipe.  

O que falta para a realização?  

O próximo edital abrirá em agosto, dessa vez de licitação para iniciativa privada que queira criar atrativos e facilidades para a população frequentadora, como uma ferramenta para suprir a carência de investimentos que acometeram o parque ao longo dos anos.

Entre as novas adequações, o escritório constata: “As melhorias ambientais e paisagísticas serão as primeiras a serem percebidas, assim como as infraestruturas de apoio à visitação como restaurantes, banheiros e atrativos de lazer, esporte e educativos”. “O bem-estar animal, a preservação e pesquisa terão um salto de qualidade e intensidade que será o resultado da entrega do projeto”, finaliza Felipe, enquanto aguarda as parcerias para o projeto.

Ainda em 2022, a previsão é que o projeto entre em faseamento, entregando as zonas do eco parque e parque natural.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.