Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE

LOFT APOLO2 897x494 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE

Quem nunca pensou em ganhar o mundo sem sair de casa? Poder levar o seu lar e ainda viver aventuras, pegar a estrada, conhecer lugares, gente, novos costumes, sem abrir mão do conforto de estar em casa, desfrutando de tudo isso com privacidade e muito charme. Então, nada melhor do que uma casa sobre rodas. Mais interessate se for uma casa bem pensada por quem mais entende do assunto: arquitetos ou designers de interiores. Sabe onde tem um lindo exemplar desses? CASACOR Pernambuco é o destino e mobilidade é a palavra.

LOFT APOLO2 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE
Ônibus foi transformado em loft e mostra como aproveitar os espaços compactos com criatividade (Foto: Thiago Freire)

Projetado pelas arquitetas Ana Maria Freire e Camila Tenório, o Loft Apolo é o lugar mais que perfeito para quem busca mobilidade e escolhe a praticidade como caminho. O apartamento desenvolve-se dentro de um ônibus e revela como um espaço inusitado pode ser compacto, prático e sofisticado ao mesmo tempo. Os materiais, em sua natureza bruta, mostram sua verdadeira origem e, junto com a moradia-veículo, traduzem desejos cada vez mais pulsantes na nova geração: movimento, verdade e vida.

LOFT APOLO7 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE
Móveis foram projetados para o ambiente (Foto: Thiago Freire)

O ônibus-casa tem 30m², muito bem aproveitados pela dupla da Fábrica Arquitetura. “É um lugar que se aproxima muito dos lofts e estúdios que existem no mercado. Tudo dentro de um ônibus de linha, que estava desativado, mas que voltará a circular, após a mostra. Infelizmente, tudo será desmontado”, diz Camila.

LOFT APOLO8 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE
Luzes se encaixam nas linhas de iluminação laterais do ônibus (Foto: Thiago Freire)

O loft tem banheiro, lavatório, cozinha, adega, sala de estar (com um sofá feito sob medida para o ambiente), espaço para refeição, quarto (com guarda-roupas também sob medida), um espelho cabideiro, feito com duas faces funcionais para trazer mais ganho de espaço.

LOFT APOLO6 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE
Tudo é compacto, mas com muito conforto (Foto: Thiago Freire)

Outro detalhe interessante é que, por se tratar de um ônibus e ter toda a estrutura em ferro, as arquitetas tiveram que encaixar as lâmpadas na linha já existente para a iluminação do próprio ônibus, nas laterais do veículo, próximo ao teto. “Não teríamos como furar nada, danificar nada, porque ele voltará às ruas, para o transporte de passageiros. Então, fomos adaptando tudo”, conta Ana Maria.

LOFT APOLO3 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE
As janelas laterais do ônibus trazem a iluminação natural para dentro do loft (Foto: Thiago Freire)

 

Arena móvel

Outro exemplo de mobilidade, direto da CASACOR PE, é a Arena Arbor. Sucesso absoluto na mostra, deverá fazer parte de outros cenários, levando cultura, inovação e informação em eventos no Recife e outras cidades.

PHOTO 2018 09 27 16 16 34 1 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE
Arena Arbor foi projetada para que possa ser desmontada e remontada em locais diferentes (Foto: Divulgação)

A estrutura, montada no jardim da casa, é toda em madeira certificada, com aço cortén e fechamento em super MDF. De acordo com Paulo Carvalho, arquiteto responsável pelo projeto, a Arena tem vida útil longa, podendo ficar por 50 anos ao ar livre, resistindo bem, e 25 anos embaixo d’água. O vidro laminado que cobre as aberturas protege 50% dos raios solares. “Estamos muito felizes com o resultado obtido e com a resposta das pessoas. A arena é inovadora, bonita e pode dar frutos o tempo todo. Estamos abertos a encomendas de novos módulos e a intenção é que ela possa ser desmontada e aqui e remontada em outros eventos, ganhando a estrada. É um espaço muito democrático, com pensamento no coletivo, com automação na iluminação, alta tecnologia de áudio e vídeo, além de buscar a sustentabilidade (toda a arquibancada e o piso são em madeira certificada)”, explica o arquiteto.

PHOTO 2018 09 27 16 16 34 2 - Mobilidade, conforto e sustentabilidade nos jardins da CASACOR PE
Tecnologia, inovação e sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Paulo conta, ainda, que  a intenção de chegar com uma proposta diferente foi proporcionar ao público pernambucano um contato com o que se tem de melhor no mundo em tecnologia e automação. Compartilhar é a palavra, segundo ele. “A tecnologia que trouxemos para cá é absorvida no primeiro mundo, mas por aqui é pouco conhecida. Imagina se a levarmos para o interior, para cidades menores, será um serviço à cultura, ao entretenimento, e ainda mostraremos novas possibilidades de construir com inteligência e sustentabilidade”. pontua.

 

Leia também:

CASACOR PE: arquitetura, design e verde

A tecnologia a serviço da arquitetura na CASACOR Pernambuco

Memória afetiva compondo espaços na CASACOR PE

Decoração de quartos de criança em alta na CASACOR PE e PB

Minimalismo é inspiração na CASACOR PE

Artesanato em destaque na CASACOR PE

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *