Um dos temas sempre presentes em todas as mostras da CASACOR é a decoração de espaços infantis. Este ano, o evento na Paraíba apresenta o Quarto dos Gêmeos e na mostra em Pernambuco, as meninas ganham espaço na Suíte das Bebês Gêmeas. Confira abaixo os detalhes de cada projeto.
O que você encontrará neste post:
Quarto dos Gêmeos
As arquitetas Manu Vasconcelos e Gabriela Cruz são as responsáveis pelo projeto do Quarto dos Gêmeos na CASACOR Paraíba. O ambiente foi todo construído através das referências montessorianas onde a criança tem total autonomia sobre o espaço. O objetivo é que o quarto os receba após a fase do uso do berço e os acompanhe durante as próximas etapas da infância.Utilizando uma abordagem lúdica, todo o mobiliário foi criado pelas profissionais.
“A cama tatame é baixinha para facilitar a autonomia das crianças. As caixas suspensas para brinquedos e o desenho criado para o guarda-roupas gera o efeito de movimento. O guarda roupa também teve a base tradicional substituída por nichos para abrigar os sapatinhos e as caixas organizadoras, já as portas com aberturas zigue-zague receberam espelhos em formato de casinha na altura da criança. Tudo de forma lúdica , funcional e acessível”, conta Manu Vasconcelos. Ainda no quarto, as arquitetas criaram no cantinho de brincar, um quebra-cabeças gigante para montar e desmontar feito com peças estofadas que viram tatame. O projeto possui uma base de cores claras e neutras. O toque de cor foi acrescentado pelo mix de tons quentes, como o telha e laranja, em contraste com os tons de verde, azul acinzentado e cinza.
Sobre qual o destaque do projeto, a arquiteta Manu revela, “A árvore que nasce no cantinho da leitura, onde abriga livros nos galhos mais baixos e no teto seus galhos abraçam um céu estrelado de fibra óptica”. Na iluminação, as profissionais construíram um ambiente para ser estimulante e lúdico nos momentos de brincadeira ou leitura, assim com relaxante no momento de descanso.
Suíte das Bebês Gêmeas
No ambiente, a arquiteta Juliana da Mata utilizou um mix de elementos contemporâneos que se aliam a sensação de aconchego “previsto” nos quartos para bebês. O espaço que abriga os berços de vime funciona com um “segundo útero”. É ao entrar nesse local da mostra que o visitante terá o sentido do olfato despertado. Por lá um cheiro suave relativo a uma fragrância nos faz lembrar a infância.
Com um traçado limpo e minimalista, o móvel do quarto se une a bancada e sua extensão invade a área do banheiro integrando os ambientes. Chama a atenção, a árvore com aplicação de argila que funciona como divisor do box.
No projeto, destaque para a a regionalidade que vem na utilização de elementos como a madeira e palha, e também no vime que está presente nos berços. No papel de parede, brilha a renascença da estilista Martha Medeiros. A arquiteta optou pelo uso de tons terrosos que lembram as cores do outono, como o bege. A iluminação é acolhedora e intimista, abraçando os berços.