Livraria Jaqueira promove o verde e a integração das pessoas e dos espaços

foto livraria Jaqueira

Um parque urbano na capital pernambucana. Foi essa a ideia do escritório Ponto 5 Arquitetura, responsável pelo projeto da nova Livraria Jaqueira, que situada ao lado do rio Capibaribe, abriu as portas na última quinta-feira(10), ao público. O local que é o novo respiro da cidade do Recife foi planejado, desenhado e arquitetado pelo trio: Fernanda Zerbone, Mariana Magalhães e Taciana Gomes. As profissionais tiveram como objetivo principal criar um espaço que transmitisse às pessoas a ideia de ponto de encontro, o sentimento de acolhimento e levando para este novo espaço também a referência iconográfica do parque da Jaqueira. “A diversidade das funções da Livraria Jaqueira que já é característica da marca torna o espaço multifuncional. Apesar dessa diversificação de serviços conseguimos criar um espaço bastante fluido e integrado, que tem como ponto central uma verdadeira praça que surge no entorno de uma grande árvore localizada na área central da livraria. Esse é o coração do projeto, de onde podemos contemplar toda a livraria”, conta Taciana.

Foto da livraria Jaqueira
Foto: Ashley Melo/divulgação
Uma grande árvore abraça os visitantes logo na entrada da livraria. Foto: Ashley Melo/divulgação

Para as arquitetas, a criação de uma praça e diversos pontos de área verde em todo o local é o maior diferencial do projeto, que resulta numa livraria única e convidativa. “Acreditamos que conseguimos levar vida a uma área super importante da cidade, criando um espaço de convívio dinâmico e para permanência dos usuários, devido a diversidade de serviços oferecidos em um espaço aconchegante e acolhedor. É o uso da arquitetura viva, com o verde como elemento pertencente á livraria”, ressalta Mariana.

FOTO da livraria Jaqueira Foto: Ashley Melo/divulgação
A livraria possui dois pisos recheados de novidades literárias e muito mais. Foto: Ashley Melo/divulgação

Na escolha da composição de mobiliário, piso, paredes e teto, as arquitetas pensaram em levar as sensações de aconchego e acolhimento, remetendo á materiais da natureza. ” Para trazer a referência iconográfica do Parque da Jaqueira, tomamos partido da utilização do verde, tanto como vegetação como cor de destaque em algumas peças do mobiliário, tentando espalhar esse tom por toda a livraria. Assim, criamos um espaço com mais vida, uma grande área verde em meio a um entorno relativamente pobre em vegetação. Como o espaço interno é bem fechado e não possui muita iluminação natural, utilizamos para a maior parte da vegetação plantas naturais eternizadas, viabilizando a inserção do verde como ponto principal do nosso projeto.  Além da vegetação, utilizamos muitas texturas de madeira com a mesma intenção de trazer referência aos materiais da natureza. Fazendo um jogo de contrastes, trouxemos também o ferro e o concreto, que mesclaram a composição de forma harmônica. O ferro apareceu também para aproveitar parte da estrutura metálica já existente no edifício, que foi utilizada de forma aparente na composição do mobiliário”, explica Fernanda.  

No piso, as arquitetas desenharam as formas que remetem a um passeio no parque. Elas mesclaram o piso vinílico com textura de concreto, piso vinílico com textura de madeira e carpete verde. Para o teto, o forro branco para as áreas de pé direito mais baixo, e as placas acústicas na cor preta para o forro da área de pé direito duplo. O preto que unificou a composição de todos os elementos presentes na área central, deixa em destaque a árvore que fica no centro da livraria. Por lá, ainda há o ladrilho hidráulico, que é inserido na área do café do pavimento superior e banheiros. 

Iluminação:


A preocupação com a iluminação foi dar destaque aos produtos que estão á venda, mas sem perder o clima aconchegante criado para a livraria. Então, nas áreas de estantes altas, as arquitetas utilizaram iluminação do tipo wall washer que foram embutidas no forro. “A maior parte da iluminação geral da livraria, por ter um pé direito baixo, foi feita com lâmpadas par 20 em luminárias embutidas. Nas áreas de pé direito duplo usamos refletores com lâmpadas AR70, que têm um facho mais concentrado da iluminação, com alcance maior e são utilizados para dar destaque aos elementos da área central, em composição com pendentes com lâmpada par 20 que dão uma iluminação mais geral e compões com a estética da livraria”, conta Taciana

As fitas de led foram utilizadas de várias formas, como dar destaque aos corredores, ao mobiliário e aos produtos. Toda a iluminação foi projetada pela Ponto 5 Arquitetura, umas das sócias, a Fernanda Zerbone é  a Light Design do projeto

Mobiliário em destaque:

Foto espaço Livraria Jaqueira
Foto: Ashley Melo/divulgação
Na livraria, ainda há espaço para os apaixonados por vinhos. Foto: Ashley Melo/divulgação.

-A maior parte do mobiliário foi desenhada pelas arquitetas da Ponto 5 Arquitetura, com exceção do espaço Disney, que foi feito por um escritório homologado da própria empresa Disney, e as estantes de livros do pavimento superior, que são as estantes da antiga livraria, revitalizadas.  

– Para a exposição central de livros, os tradicionais “bolos de noiva”, que com formas orgânicas e base iluminada “flutuam” do piso. “Nesses móveis orgânicos da área central, fizemos uma brincadeira mesclando as prateleiras de exposição de livros com áreas de estofados voltados para a árvore central, dando um clima de praça ao local e criando algumas áreas de estar”, revela Taciana.  

– Os tradicionais “bolos de noiva” também foram recriados na área infantil.  

– Para área de revistaria foram desenhadas barraquinhas e também um mobiliário dentro de uma kombi, trazendo ainda mais o clima descontraído e aconchegante de uma praça. 

– O café To Go foi desenvolvido ao redor de um grande torrador, que foi o ponto de partida para a escolha dos materiais desta área. Por lá, impera uma composição em estilo industrial, que traz madeira, ferro e bancada em deckton. 

– Na área gueek, três totens com fechamento em acrílico com bonecos em exposição, além de estantes funcionais adaptadas às necessidades dos produtos a serem vendidos. Por lá também  um móvel misto de assentos e revisteiros, que foi feito em módulos que possibilitam diversas composições. 

Papelaria: móveis dinâmicos e funcionais, que podem ter prateleiras em diversas alturas a depender da necessidade da exposição de produtos. 

 – Pilares redondos: apostando na referência iconográfica das árvores, as arquitetas tiraram partido das colunas redondas existentes na edificação para criarem estantes em marcenaria em formato curvo que remetem à silhueta das árvores. 

Café do pavimento superior: por lá uma grande bancada de atendimento em pedra branca, faz contraste com o revestimento em madeira da bancada e as estantes em ferro da parede posterior. Além disso, as mesas são compartilhadas. Há ainda uma grande mesa orgânica branca que traz as formas curvas que inserimos em todos os espaços. Na outra extremidade do café, as arquitetas desenharam mesas em ferro com tampo em ladrilho com cores personalizadas por elas para o projeto. O ladrilho que já era marca presente no outro café que elas projetaram para a livraria Matriz, agora também fez parte do mobiliário.

foto Livraria Jaqueira
Foto: Ashley Melo/divulgação
A livraria abriu para o público na última quinta-feira (10). Foto: Ashley Melo/divulgação

Conheça as áreas da livraria : 

Parte térrea:
( área total 1075,31m² )
40m² para o café “TO GO”;
200m² de papelaria;
65m² de Espaço Guuek; 
100m² de espaço Disney;  
670m² área de livraria, incluindo uma grande praça central. 

Parte superior: 
(área total 1806,31m² ) 
730m² são de serviços internos e área administrativa;
186m² de área para auditório;
 278m² para o Café Jaqueira;
 33m² para a cozinha do café;
 90m² para área da adega;
43m² reservados a Música (cd’s, dvd’s, vinil);
 95m² para uma gráfica;
 350m² de área para livraria (exposição de livros).

Serviço:
Livraria Jaqueira
Rua Madre de Deus, S/n- Recife Antigo.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *