revistasim amparo 60 ASCÂNIO MMM capa
revistasim amparo 60 ASCÂNIO MMM capa

Geometria Oscilante é a nova expo de Ascânio MMM na Amparo 60 

A partir de 8 de setembro, a Amparo 60 abre a exposição Geometria Oscilante, de Ascânio MMM, com curadoria de Felipe Scovino.  Por lá, oito trabalhos recentes do artista, brasileiro, nascido em Portugal, e que vive no Rio de Janeiro.  Essa é a primeira vez que ele vem expor em Pernambuco.

revistasim amparo 60 ASCÂNIO MMM 04 819x1024 - Geometria Oscilante é a nova expo de Ascânio MMM na Amparo 60 
Amparo 60 recebe a primeira mostra de Ascânio MMM em Pernambuco (Foto: divulgação).

“Eu me sinto como se a própria Janete Costa estivesse me trazendo para essa exposição no Recife”, revela Ascânio contando um pouco da sua relação com a arquiteta, mãe da galerista Lúcia Costa Santos. “Conheci a Janete há muitos anos atrás. Ela estava fazendo um hotel em Copacabana e escolheu uma escultura minha para colocar lá. Conheci o Burle Marx através dela”, lembra, ressaltando que a amizade e parceria em trabalhos seguiram por muitos anos.

O que  você vai encontrar na expo?

Duas séries recentes do artista, de 2022, QuaCors e Prismas, cujo material base são perfis de alumínio. “As obras aqui expostas se baseiam na qualidade de serem cambiáveis, não correspondendo integralmente às premissas formalistas da escultura, especialmente por instaurarem a ideia de instabilidade”, escreve Scovino.

revistasim amparo 60 ASCÂNIO MMM 03 819x1024 - Geometria Oscilante é a nova expo de Ascânio MMM na Amparo 60 
Formas geométricas marcam o seu trabalho (Foto: divulgação).

Na primeira, o artista compõe obras bidimensionais, quadrados de dimensões diversas, de 70 x 70 a 1,20 x 1,20 metros, com os módulos de alumínio e faz uso das cores industriais para gerar suas figuras geométricas.  Desse diálogo vem o nome da série, que une as sílabas QUA com COR. Em Prisma, ele passa a trabalhar em composições tridimensionais, também montadas a partir dos perfis de alumínio.

revistasim amparo 60 ASCÂNIO MMM 02 819x1024 - Geometria Oscilante é a nova expo de Ascânio MMM na Amparo 60 
Quadros bidimensionais para possibilitar vários olhares do público (Foto: divulgação).

“As obras de Ascânio trazem essa ideia de participação. O público precisa se locomover, precisa observar a peça de vários ângulos, perceber suas possibilidades.  Seja naqueles trabalhos em espaços públicos, obras apresentadas em galerias, e até naquelas, como é o caso de Caixas (c. 1968-69), em que o espectador é convidado a mexer, mudar e recombinar o trabalho”, diz Scovino, destacando que o signo construtivo é o principal objeto de estudo do artista. 

O Neo Concretismo presente 

revistasim amparo 60 ASCÂNIO MMM 04 1 819x1024 - Geometria Oscilante é a nova expo de Ascânio MMM na Amparo 60 
A expo tem início em setembro (Foto: divulgação).

Ele faz parte da geração que se segue ao Neo Concretismo ( 1959-1961), e sua formação se deu “vendo uma diversidade  de associações metafóricas abrangendo arte, corpo e arquitetura”, pontua Scovino em seu texto curatorial. O próprio artista ressalta que suas obras são construídas dentro do ateliê, parafuso por parafuso. O seu interesse não está apenas no objeto finalizado, mas no processo, na construção do mesmo. “A composição do objeto é um percurso, existe todo um processo por trás, que acontece no meu ateliê, onde eu acompanho todo esse desenvolvimento”, diz Ascânio.

A arquitetura na arte do artista

O artista se lança a uma investigação sobre as formas geométricas e sobre a arquitetura – o índice arquitetônico de seus trabalhos é evidente e tem uma razão de ser.  Ao chegar ao Brasil, no final da década de 1950, Ascânio mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje, com o objetivo de ingressar no curso de arquitetura. Enquanto aguardava a entrada na universidade, passa a frequentar a Escola de Belas Artes e começa a adentrar neste universo. Foi neste período, como conta o artista, que ele entrou pela primeira vez no Museu Nacional de Belas Artes.

Nessas visitas passou a ter contato com obras de peso, como as de Franz Weissmann. “Fui fisgado, mordido pela escultura”, conta. Formado em arquitetura, o artista passa a conciliar as atividades. Todo o repertório adquirido ao longo de sua formação universitária é também empregado em seu s trabalhos artísticos. Ele traz elementos da cidade, materiais da construção civil (como madeira, alumínio…)  para dentro da obra.

Serviço:

GEOMETRIA OSCILANTE – ASCÂNIO MMM
Dia 8 de setembro, aberto ao público a partir das 19h.
Visitação: De 9 de setembro até 16 de outubro.
Segunda a sexta, das 10h às 19hSábados das 10h às 15h. 
Galeria Amparo 60 – No 3º  andar da Dona Santa (Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 – Boa Viagem, Recife – PE, 51020-170)

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.