revistasim gentileza urbana capa - Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades

Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades

Nunca se fez tão necessário o uso e a aplicação do termo Gentileza Urbana. O termo que promove a criação de empreendimentos que promovam o urbanismo, sustentabilidade, paisagismo e cidadania vem sendo cada vez mais utilizado por construtoras, arquitetos e urbanistas. A ação promove uma integração entre natureza, cidade e pessoas.

A Gentileza Urbana pode e deve se fazer presente em muitos cantos da cidade. No período de pandemia onde as pessoas remodelaram a forma de viver, a prática da Gentileza Urbana chega para mostrar que é através da integração de pessoas e boas práticas cidadãs que o mundo pode evoluir. A prática ainda não é vista em muitos cantos da cidade, por isso, é uma necessidade urgente. É preciso que chegue em mais cidades. Abaixo você confere informações para identificar essas práticas. 

Como reconhecer a Gentileza Urbana na sua cidade ?

  • Acessibilidade para todos através de calçadas acessíveis e que promovam o correto escoamento das águas;
  • Soluções para integração das pessoas: locais para bicicletas, pontos de recarga de celulares, paisagismo presente;
  • No entanto, se faz necessário um design presente que promova a integração com a natureza;
  • Portanto, a adoção de espaços públicos servem para ajudar na preservação fazendo com que todos possam aproveitar a cidade;
  • Além disso, é necessário áreas para descarte correto do lixo;
  • Área Pet .

A integração da sociedade através da Gentileza Urbana 

svg%3E - Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades
Promover a integração é um dos pilares (Foto: divulgação).

Outra ação bem interessante é a de livros que vêm sendo disponibilizados para quem passa pelo local do empreendimento da Vale do Ave, em Boa Viagem. Além disso, por lá também existem pontos de recarga de eletrônicos, estação de reciclagem de resíduos, ambiente de descanso e hidratação. “Cada vez mais, precisamos cuidar de nossa cidade e nos relacionar com as pessoas”, afirma Zeferino Costa, diretor técnico da Vale do Ave, que complementa, “Nos tempos atuais, é imprescindível a valorização do bem-estar de todos nós. Com essa iniciativa, esperamos oferecer um espaço para uma melhor convivência no bairro.”  

svg%3E - Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades
Trabalhos que promovam a coletividade (Foto: divulgação).

Por lá, a empresa apostou  também em uma parceria social com o Instituto Memaker. O projeto é focado nos jovens de 12 a 23 anos em situação de vulnerabilidade social nas comunidades do Recife. Além disso, há um espaço aberto ao público, com bancos, horta e uma pequena biblioteca comunitária, que funciona com troca de livros. Da mesma forma que além de colher um tempero ou verdinhos super frescos, os vizinhos podem pegar uma obra para ler e, em troca, deixar outra publicação. 

svg%3E - Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades
Um espaço integrado com a população ( Foto: divulgação).

A RDI, um braço imobiliário do Grupo Referencial, também adotou a prática. O En Avance, na Zona Norte do Recife, um residencial está fazendo a integração com o espaço público. No local, existe uma área de descanso, pontos de recarga de eletrônicos e hidratação. 

Fachadas e telhados verdes

svg%3E - Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades
O paisagismo merece uma atenção especial (Foto: Lucas Oliveira/revistaSIM).

O respiro da cidade pode ser encontrado nessas fachadas e telhados verdes. Cada vez mais os empreendimentos vêm apostando neste formato. Além de estimular a aproximação das pessoas com a natureza, esse tipo de paisagismo ajuda a melhorar a qualidade do ar do local, diminuir a sensação de calor e prioriza melhorias tanto na saúde física quanto mental das pessoas.

A arte também pode ser uma Gentileza Urbana 

svg%3E - Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades
A arte é uma forma de promover a Gentileza Urbana (Foto: divulgação).

Em uma iniciativa de valorização da cultura regional, as obras de doze artistas populares de Pernambuco estão em exibição em nova edição da Galeria Urbana criada pela Rio Ave em uma movimentada esquina da Zona Sul do Recife. Além disso, a construtora repete a Gentileza Urbana e leva esculturas originais e reproduções em imagens de trabalhos dos mestres para vestir os tapumes em volta do seu próximo lançamento.

svg%3E - Gentileza Urbana é uma necessidade urgente nas cidades
A iniciativa ajuda a exaltar a arte local (Foto: divulgação).

Acima de tudo, a mostra é uma homenagem à arquiteta e designer Janete Costa. Quem estiver passando por lá, vai poder conferir produções dos mestres Galdino, Nuca, Lourenço, Eudócio, Nicola, J. Borges, Maria Amélia, Fida, Joaquim de Tracunhaém, Cunha, Vitalino e Bajado, ícones do artesanato do Estado. A curadoria foi feita pelas próprias filhas de Janete, a galerista Lucia Santos e a arquiteta Roberta Borsoi.

“Portanto, a iniciativa ainda exalta a produção artística local e propicia sua disseminação, na medida em que permite o acesso à cultura e à informação para quem circula pelas ruas”, afirma Beto Ferreira da Costa, sócio e CEO do grupo Rio Ave.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.