revistaSIM Cidades Esponjas Destaque Credito Turenscape Divulgacao 1155x770 - Você já ouviu falar em Cidades-esponja?

Você já ouviu falar em Cidades-esponja?

Aqui no Brasil, em algumas regiões acompanhamos todos os anos muitas tragédias devido às inundações que são provocadas pelas chuvas. Mas será que isso não poderia ser evitado? Em países mais desenvolvidos, novas formas de drenar a água estão sendo criadas. Desse processo, teve origem o termo Cidades-esponja. Essa nova forma de escoar a água é feita para que sua absorção seja feita pelo solo.

Sendo feito dessa forma seria como deixar a natureza absorver a água, seguindo seu fluxo natural. Essa é a ideia de Kongjian Yu, que também é conhecido por ser o “arquiteto das Cidades-esponja”.

Mas para que as Cidades-esponja aconteçam é necessário criar zonas úmidas e assim os solos se tornariam mais permeáveis e consequentemente as margens dos rios mais bem tratadas.

revistaSIM Cidades Esponjas Parque dos Manguezais em Sanya China Credito Turenscape Divulgacao 1 - Você já ouviu falar em Cidades-esponja?
Esse é Parque dos Manguezais em Sanya, na China (Foto: Turenscape/divulgação).

Cidades-esponja espalhadas pelo mundo

Essa teoria já saiu do papel em muitos países desenvolvidos, como por exemplo em Hong Kong, onde dentro de um Estádio de futebol também existe um enorme reservatório de água que é capaz de armazenar 60 mil m3 de água.

Já existem outros países implantando esse sistema moderno, como na Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Indonésia e China. Neste último país citado, já estão em construção 16 Cidades-esponja que deverão ficar pronta ainda neste ano.

Saiba o que deve ser criado para as Cidades-esponja existirem

Parques alagáveis

revistaSIM Cidades Esponjas Parque alagavel de Qunli China Credito Turenscape Divulgacao - Você já ouviu falar em Cidades-esponja?
Esse é o Parque Qunli, na China (Foto: Turenscape/ divulgação).

Os parques são projetados para um parcial alagamento durante uma boa parte do ano e contam ainda com o plus de terem passarelas para que os moradores e turistas possam passear e apreciar a bela vista.

Calçadas permeáveis

revistaSIM Cidades Esponjas Praca Langelands em Frederiksberg Dinamarca Credito Rockwool Divulgacao - Você já ouviu falar em Cidades-esponja?
Na Dinamarca temos a Praça Langelands, na cidade de Frederiksberg (Foto: Rockwool/divulgação).

Boa parte da água da chuva acaba ficando retida no asfalto. Uma nova maneira que vem sendo feita em cidades chinesas e em outras partes do mundo é a inserção de uma espécie de “concreto” permeável, que faz com que essa água seja aproveitada e seja liberada de maneira mais segura. Hoje o que acontece no restante dos países é que essas águas acabam sendo misturadas com esgoto e caem de forma errada em rios. Na Dinamarca, temos o exemplo da praça Langelands em Frederiksberg.

Telhados Verdes

revistaSIM Cidades Esponjas ACROS Fukuoka Telhado Verde Credito Pontafon Wikimedia Commons - Você já ouviu falar em Cidades-esponja?
Um belo exemplo de Telhado Verde (Foto: Pontafon/Wikimedia Commons).

Já não é de agora que falamos do uso dos Telhados Verdes, eles são uma das melhores alternativas porque ajudam a absorver a água das chuvas, servindo diretamente para irrigar as plantas e contribuir para a melhora do ar.

Praças-piscina

revistaSIM Cidades Esponjas Benthemplein em Roterda Holanda Credito OSSIP VAN DUIVENBODE Divulgacao - Você já ouviu falar em Cidades-esponja?
A praça Benthemplein em Roterdã (Foto: Ossip Van Duivenbode/divulgação).

Na Holanda, a praça Benthemplein em Roterdã foi construída para armazenar as águas das chuvas. O projeto é do escritório de arquitetura De Urbanisten. São bacias subterrâneas que vão funcionando como cisternas para esse armazenamento.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
revistaSIM Lugares Inusitados Destaque Credito Andrew Waters 2 390x390 - Você já ouviu falar em Cidades-esponja?
Lugares inusitados revelam o melhor da arquitetura