Decoração para restaurantes: confira dicas incríveis

cropped Restaurante especialista Foto Divulgação - Decoração para restaurantes: confira dicas incríveis

Se você pensa que apenas um bom cardápio, uma equipe bem montada e uma localização diferenciada são os únicos fatores que devem ser levados em conta na hora de abrir um restaurante, está cometendo um erro. Além de ter a ideia clara do negócio e ser um bom gestor, é preciso também ganhar os clientes pelo conforto e pelo charme na decoração para restaurantes. Para isso, um bom projeto de arquitetura vão ajudar a conquistar o coração do cliente. Quer saber como? O arquiteto Givago Ferentz, especializado em projetos de gastronomia e entretenimento, tem sete dicas bem legais para dar o toque especial ao seu empreendimento.

  • Cores 
  • Iluminação 
  • Afetividade
  • Fachada
  • Acessibilidade e Mobilidade
  • Funcionalidade 
  • Contrate um especialista

Cores na decoração para restaurantes

O arquiteto Givago diz que a psicologia das cores é um bom caminho para seduzir os clientes quando se trata de decoração de restaurante. Ele segue a orientação de lojistas e profissionais do marketing. As cores escolhidas para o décor influenciam muito e fortalecem a marca, o aspecto visual e o conforto dos ambientes. Trabalhe bem na escolha da paleta do projeto. Cores quentes transmitem energia e entusiasmo, enquanto cores mais frias podem trazer um toque especial transmitindo seriedade, natureza e calma

Decoração para restaurantes
Trabalhar cores, fundamental na decoração de restaurante – Foto Divulgação

Iluminação

Boa iluminação influencia diretamente na impressão que as pessoas vão levar do seu espaço. Pensar bem em como a luz será trabalhada será determinante em relação ao tempo que clientes permanecem no local, ao aspecto da comida e à atmosfera da casa. Saiba como você quer que o seu restaurante seja visto, percebido e sentido por quem irá frequentar.  A iluminação de um bar, não pode ser a mesma de um restaurante com buffet, assim como restaurantes que abrem somente durante a noite devem ter projetos diferentes dos que atuam em dois turnos.

Decoração para resturantes
Usar bem a iluminação traz conforto e valoriza a decoração – Foto: Divulgação

Afetividade

Seguindo as dicas de decoração para restaurantes de Givago Ferentz, três fatores fazem a diferença na hora do projeto: cultura, sentimento e sensações fazem tanto parte de um prato como do décor. Trazer à tona memórias afetivas, lembranças e expectativas é um caminho. Escolha bem os elementos que farão parte da composição. Dê atenção a dando detalhes e texturas, além das cores. Marcar o cliente começa na humanização do espaço, imprimindo conforto e traços únicos ao lugar. Para isso, nada melhor do que um bom profissional de arquitetura e decoração de interiores.

Decoração de restaurante
Humanizar, fundamental na decoração para restaurantes – Foto: Gustavo Lubian

Fachada na decoração para restaurantes

Pense rápido: qual o cartão de visitas da sua empresa? A fachada diz bastante sobre como você se posiciona no mercado e o que você pretende oferecer e passar para os frequentadores da sua casa. Trabalhe linhas modernas, expresse o seu estilo e redobre o cuidado com a porta de entrada do seu estabelecimento. Fachadas sujas, sem expressividade ou muito poluídas soam como negativas, podem destruir todo o seu projeto de decoração e afasta as pessoas.

Decoração de restaurante
A fachada do seu restaurante é o cartão de visitas – Foto: Divulgação

Acessibilidade e mobilidade

Inclusão é outro ponto muito importante no projeto. Acessibilidade é respeito à cidadania e um direito garantido por lei. em lei. Ofereça vagas especiais de estacionamento, instale rampas na entrada, disponha de mesas para cadeirantes, espaço para passagem de cadeiras de roda, entrada de cães-guia e banheiros adaptados. Tenha certeza de que esses detalhes vão garantir muito mais conforto a todos que frequentam o seu espaço.

Decoração para restaurantes
Ofereça espaço para cadeiras de rodas e pense na acessibilidade – Foto: Divulgação

Funcionalidade na decoração

As áreas de atendimento, preparação e serviços devem funcionar de forma prática e efetiva, trazendo melhor aproveitamento de todo o espaço. Você não pode esquecer pilares como a sustentabilidade, tecnologia e ergonomia. Lembre-se: o conforto e a segurança de seus colaboradores também precisam ser respeitados.

Decoração para resturantes
Use cada espaço pensando na funcionalidade e sustentabilidade – Foto: Divulgação

Decoração de restaurante? Contrate um especialista

Converse com o seu arquiteto. Ele sabe bem o que está fazendo e será seu parceiro fundamental no momento de pensar e executar o projeto. Além disso, ele será o diferencial na redução de gastos desnecessários e a garantia para a qualidade do resultado. Funcionalidade, praticidade, beleza e conforto são frutos de um projeto de decoração bem pensado. Trate como prioridades suas e dos seus clientes.

Restaurante com desenhos nas paredes, refletores, poltronas em paletes
Projeto de decoração de restaurante traz funcionalidade e conforto – Foto: Divulgação

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *