Por mais que os avanços tecnológicos de saúde e bem-estar estejam a todo vapor, não podemos nos livrar do tempo e das suas adaptações na rotina. Um time de profissionais, formado pelas arquitetas Carmem Avila (Carmem Avila arquitetura), Cris Paola (Studio Cris Paola), Renato Andrade e Erika Melo (Andrade & Melo Arquitetura), criaram um conjunto de dicas que irão ajudar a estruturar uma linda casa para idosos.
O que você encontrará neste post:
Como seria uma casa perfeita para idosos?
Os dados estatísticos mostram que a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando a cada ano, chegando a uma média (homens e mulheres) de 75,6 anos de idade, concretizando assim, a necessidade da realização de projetos e adaptações para o público da terceira idade. Veja agora, os principais pontos levantados pelo grupo de profissionais.
- Iluminação
Nesta idade, problemas relacionados a visão são bastante comuns. Por esse motivo, ter uma casa com bastante luminosidade irá facilitar a vida dos moradores. “Para complementar, na pintura das paredes, recomendo optar a cor branca ou mesmo seguir uma paleta de tons claros“, afirma Carmem Avila.
Sabe-se que a iluminação natural é fator indispensável em uma casa para idosos, entretanto, ter um projeto com pontos de luz estrategicamente distribuídos, ajudará também na visibilidade, evitando, principalmente, acidentes inesperados. A foto ilustrada acima, mostra como o escritório Andrade & Mello Arquitetura soube aproveitar muito bem o espaço do corredor, instalando balizadores de led, orientando o caminho para o morador. “A potência das lâmpadas rebate no teto branco e ilumina harmoniosamente”, conta Renato Andrade.
- Desníveis e escada
A dificuldade de locomoção ocasionada pela idade, leva o arquiteto a optar pela diminuição ou eliminação de desníveis nos ambientes. Quando não é possível, a sinalização e iluminação é essencial. Em projetos de escadas, recomenda-se a utilização de corrimão à altura de 90 cm e pisos antiderrapantes.
- Portas
O ideal em uma casa para idosos, é a instalação de portas com vãos livres de 90 cm, para que a movimentação com a utilização de andadores seja possível. Vale lembrar da adaptação total no caso de cadeirantes.
- Tapetes e pisos
Por mais que os tapetes sejam considerados fatores de quedas e acidentes em moradores da terceira idade, Cris Paola afirma que este objeto de decoração não precisa ser totalmente desconsiderado. Uma dica é colocá-lo embaixo do sofá, com as pontas fixadas e dotados de fitas antiderrapantes.
- Móveis
Os móveis e objetos de decoração devem ser colocados dentro do campo de visão do idoso, levantando a hipótese de eliminação de peças baixas com quinas. Armários e prateleiras devem ser projetados de acordo com a altura do morador, para que não necessite de muito esforço na hora de pegar alguma peça.
- Banheiro
O banheiro deve ser projetado e adaptado de forma cautelosa. Utiliza-se barras de apoio, pisos antiderrapantes, assentos para banho e vaso sanitário. “Considere instalar as barras de segurança também no lavatório e bacia sanitária, que deve ser um modelo mais alto que o padrão”,salienta Carmem Avila.
Arquitetura e decoração em casa para idosos: considerações finais
É imprescindível a preocupação com a funcionalidade do projeto durante a sua concepção. Fazer um estudo prévio do local e também da rotina dos proprietários, garante um projeto bem planejado e com bastante autonomia para seus utilizadores.