Cecília Lemos é uma arquiteta pernambucana formada há 13 anos e que há 3, resolveu abrir seu próprio escritório. De lá para cá, foi destaque na capa da edição da Casacor PE em 2022 e vem colecionando belos projetos executados. Ela é uma das nossas homenageadas neste mês da Mulher. Confira abaixo mais detalhes sobre a arquiteta.
Seus projetos cheios de autenticidade misturam beleza, personalidade e uma identidade regional que a arquiteta carrega na veia. ” Venho desenvolvendo projetos que misturam contemporaneidade e rusticidade, trazendo aconchego e funcionalidade ao ambiente. Na busca por projetos autênticos usamos elementos como madeira, pedra natural, vegetação e as histórias dos nossos clientes que vão transformar a casa em um lar”, explica Cecília.
O que você encontrará neste post:
Quem são os mestres da arquitetura que inspiram o trabalho de Cecília Lemos?
“Os arquitetos brasileiros. A arquitetura brasileira. A casa brasileira me inspira muito. Somos o carnaval, a bossa, a alegria estampada no rosto”, enfatiza Cecília. Para ela, a inspiração veio através de grandes nomes da arquitetura brasileira, como Janete Costa, Burle Marx, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer e Ruy Othake. Uma lista de peso.
“Para criar me inspiro com as histórias de cada um, de cada objeto, de cada vida que passa por mim! O cotidiano de cada um, os sentimentos que envolvem um casa”, revela a arquiteta.
Principais estilos presentes no trabalho de Cecília Lemos
Com a lista de arquitetos que inspiraram Cecília Lemos, nada mais natural do que ela possuir um mix de estilos presentes na hora de projetar. ” Eu gosto de brincar que sou um samba, assim como o Brasil! Temos uma cultura muito rica, uma história linda que nos leva a um estilo próprio. Está no nosso sangue, é só deixar fluir! Gosto de tudo com muita personalidade e defendo a ideia de que cada casa seja única. Amo trabalhar elementos naturais como madeira, pedra, concreto e palha! Esses elementos me definem!”.
Planos para o futuro
“Espero projetar, criar e desenhar sonhos por toda minha vida. Sonhar junto é maravilhoso”.
Quando questionada sobre um projeto que sonha realizar no futuro, ela afirma ” Tenho uma paixão por arte, e nesse mundo das artes acho muito interessante a maneira como você pode expor elas de forma interativa. E nisso acharia super interessante, fazer um projeto de um museu de arte contemporânea ao ar livre”.
A arquitetura na transformação do mundo
Muito se tem discutido sobre como a arquitetura pode contribuir para melhorar as cidades e consequentemente a vida das pessoas, sobre o assunto, a arquiteta revelou sua opinião, “Levando em consideração o foi dito por Clarice Lispector ‘Cada pessoa é um mundo’, vejo que a arquitetura transborda a dimensão da estética e invade com bem estar a vida daqueles que convivem em um ambiente bem projetado. Nessa perspectiva, a arquitetura pode mudar a vida/mundo de uma maneira transformador”.
Serviço:
Instagram da arquiteta: @cecilialemosarq