revistasim paisagismo biofilico capa
revistasim paisagismo biofilico capa

Os benefícios do paisagismo biofílico estão em alta no mercado imobiliário 

Os benefícios do paisagismo biofílico estão despertando uma busca crescente na hora de escolher um lugar para morar.  Estar mais próximo à natureza e desfrutar a vida cuidando das próprias plantas e hortas na varanda, são algumas das experiências que passaram a ser vividas mais intensamente durante a pandemia. 

svg%3E - Os benefícios do paisagismo biofílico estão em alta no mercado imobiliário 
A natureza ganha cada vez mais destaque nos projetos de arquitetura (Foto: divulgação/3D).

A arquitetura já buscava antes do isolamento causado pela pandemia do Covid-19  aproximar os  benefícios do paisagismo biofílico com as pessoas.  O mercado de luxo entendeu essa necessidade e a transformação dos desejos, do significado de qualidade de vida e, por isso, vem apostando cada vez mais em conceitos como o de “florestas urbanas”. 

  De acordo com uma pesquisa feita pelo Quinto Andar, em parceria como Instituto Offerwise, mais de 73% dos brasileiros entrevistados passaram a ver suas casas de forma diferente por causa da pandemia, a sentir necessidade de mais espaço, mais conforto, e um percentual considerável, 28,4%, passou a dar mais importância às áreas verdes ao entorno de suas casas.

Confira alguns desses exemplos que trazem os benefícios do paisagismo biofílico

svg%3E - Os benefícios do paisagismo biofílico estão em alta no mercado imobiliário 
O verde gera benefícios diretos para as pessoas (Foto: divulgação/3D).

O primeiro, Terraço Jaqueira, que tem projeto assinado pelo escritório FG+M Arquitetos, traz consigo todas as sensações de casa, incluindo os essenciais benefícios do paisagismo biofílico. A proposta do empreendimento é conectar o morador à terra, às plantas, por meio de espaços contemplativos e de integração como a horta, o jardim, o redário e o espaço para meditação. 

svg%3E - Os benefícios do paisagismo biofílico estão em alta no mercado imobiliário 
Os prédios vem ganhando cada vez mais cara de casas (Foto: divulgação/3D).

Uma das unidades ainda mais conectada com a natureza é a Casa Jardim, no andar térreo, que tem 166m² de jardim privativo, e é protegida por vegetação, proporcionando privacidade. 

svg%3E - Os benefícios do paisagismo biofílico estão em alta no mercado imobiliário 
Conjuntos residenciais em alta com a inserção do novo morar (Foto: divulgação/3D).

O Essenza Paiva, projeto do Architects Office, com terreno de 11 mil metros quadrados, conecta o morador não somente ao verde como à praia e a natureza como um todo. O arquiteto João Vieira, sócio do Architects Office, comenta que o conceito dos apartamentos é de casas suspensas.  “O projeto proporciona, com o escalonamento dos pavimentos, a integração do espaço com o exterior, o que é cada vez mais procurado em residenciais, principalmente com a pandemia, quando se buscou se relacionar mais intimamente com a natureza”. 

O escritório Luiz Vieira Arquitetura de Paisagem é responsável pelos projetos paisagísticos dos dois empreendimentos da Rio Ave, e em ambos “a proposta é fazer a conexão do espaço interno com o espaço externo, usando grandes gramados, pomar, horta, preservando árvores, buscando trazer a vegetação nativa para dentro do projeto”, explica o arquiteto paisagista Rodrigo Lago. 

Uma arquitetura responsável deve estar aliada à questão ambiental das cidades. Aplicando a sustentabilidade aos projetos, o arquiteto contribui para um meio ambiente mais saudável, onde as condições de vida da população possam ser cada vez mais melhoradas. A responsabilidade ambiental é um item indispensável para os arquitetos.

Você sabe o que é Biofilia? 

O termo foi popularizado pelo ecólogo americano Edward O. Wilson em seu livro de mesmo nome, publicado em 1984, portanto ao pé da letra, biofilia é o amor pela vida.

Saiba quais são os principais benefícios do paisagismo biofílico 

  • Diminuição do estresse;
  • Ajuda na recuperação de doenças ;
  • Proporciona a calma nas pessoas;
  • Purifica o amor;
  • Aproxima o homem da natureza;
  • Melhora o desempenho das pessoas e a saúde mental;
  • Estimula a criatividade e alegria.

No nosso site, você pode conferir também um conteúdo completo com dicas para você montar um pequeno jardim na sua casa. Confira aqui

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.