revistaSIM Responsabilidade ambiental Destaque Credito Eugenio Marongiu Shutterstock.com 3 1155x500 - Responsabilidade Ambiental:  requisito indispensável para arquitetos

Responsabilidade Ambiental: requisito indispensável para arquitetos

A cada ano acompanhamos o crescimento da inserção do verde nos projetos de arquitetura. É uma espécie de alinhamento entre natureza e necessidades das pessoas, para que assim seja gerada uma melhoria das cidades. Em outras palavras é uma espécie de equilíbrio na relação homem-natureza. Mas será que você, arquiteto, tem ideia da importância da responsabilidade ambiental em seus projetos?

Arquitetura com Responsabilidade ambiental

svg%3E - Responsabilidade Ambiental:  requisito indispensável para arquitetos
O verde está por todo os lados nesta belíssima construção (Foto:  Ivan Kurmyshov/Shutterstock).

Uma arquitetura responsável deve estar aliada à questão ambiental das cidades. Aplicando a sustentabilidade aos projetos, o arquiteto contribui para um meio ambiente mais saudável, onde as condições de vida da população possam ser cada vez mais melhoradas.

De acordo com o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, é determinante que arquitetos e urbanistas conciliem seus projetos em harmonia com os recursos e ambientes naturais, seguindo sempre os princípios de sustentabilidade socioambiental.

svg%3E - Responsabilidade Ambiental:  requisito indispensável para arquitetos
A arquitetura usada com responsabilidade ambiental (Foto: Sunflowerey/Shutterstock).

“Elaborar projetos de arquitetura de alto desempenho envolve a escolha correta e a integração de todos os elementos e sistemas aplicados em uma edificação para que, durante sua vida útil, promovam conforto e bem-estar aos usuários, além de contribuir positivamente para o desenvolvimento da cidade e do meio ambiente onde está inserido”, explica a arquiteta Gabriela Matos.

svg%3E - Responsabilidade Ambiental:  requisito indispensável para arquitetos
Um paredão verde em plena cidade (Foto: Eugenio Marongiu/Shutterstock).

De acordo com Gabriela o projetar ganhar contornos diferenciados, “Nesse aspecto, o “Projetar Verde” envolve não apenas a inclusão de vegetação nas edificações, mas também o ganho na eficiência dos sistemas, fazendo com que o consumo dos insumos e o impacto no meio ambiente seja o menor possível. No fim das contas, podemos tomar como parâmetro o que o reconhecido arquiteto e professor alemão Mies Van Der Rohe afirmava: Menos é Mais!”.  

Atividades do arquiteto ligadas ao meio ambiente

svg%3E - Responsabilidade Ambiental:  requisito indispensável para arquitetos
A responsabilidade ambiental deve está sempre presente no trabalho dos arquitetos (Foto: ALDECAstock/Shutterstock).
  • Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA);
  • Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-RIMA);
  • Diagnóstico socioeconômico e ambiental;
  • Plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável (PDITs), entre outros;
  • O Plano de manejo ambiental;
  • Plano de Recuperação de Áreas Degradadas;
  • E o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Arquiteto, você conhece os Selos Verdes? 

svg%3E - Responsabilidade Ambiental:  requisito indispensável para arquitetos
A responsabilidade ambiental é vital para a saúde das cidades (Foto: petrmalinak/Shutterstock).

Em 1970 depois de muita luta dos ambientalistas, surgiram os primeiros Selos Verdes, mas somente em 2000 é que eles se tornaram uma maioria. Contudo, com os Selos Verdes, a empresa certificada mostra ao seu consumidor e ao mundo uma preocupação com o meio ambiente e as práticas sustentáveis. 

No Brasil, por exemplo, existem mais de 30 Selos Verdes, os principais são: FSC, Cerflor, Rainforest, Procel, IBD e Ecocert. Também existe a certificação na NBR ISO 14001, que não é um Selo Verde e sim um conjunto de normas que garantem uma gestão ambiental apoiada em práticas sustentáveis. 

Portanto, cada selo possui sua própria exigência. Mas um ponto em comum é que as empresas precisam implementar um Sistema de Gestão Ambiental, para se adequarem às práticas sustentáveis e após toda inserção da novidade com seus protocolos e diretrizes, seja realizada uma auditoria de certificação com uma empresa especializada.

Esse é um dos assunto que necessitam estar sempre em pauta para os arquitetos. Planejamentos realizados por arquitetos que levam em conta a responsabilidade ambiental só contribuem para a melhoria das cidades e consequentemente geram benefícios para os seus moradores.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.