Arte Plural recebe Humberto Magno e Jairo Arcoverde

Arte Plural junta dois artistas em mostra

A arte é, por si, um elemento de contestação. Para alguns artistas, isso passa por todas as suas criações. Humberto Magno e Jairo Arcoverde enfrentaram o senso comum e ousaram. É o que se vê na exposição “Vidas paralelas, Olhares dissonantes”, na Arte Plural, aberta ao público de 28 de agosto a 5 de outubro.

Arte Plural faz resgate de artistas

Com curadoria de Raul Córdula, a mostra apresenta trabalhos que representam um resgate de artistas que verdadeiramente contestaram o que era considerado o olhar da elite da arte no Recife nos últimos anos. “Humberto Magno e Jairo Arcoverde, ao lado de tantos outros, desobedeceram a este status quo, mostrando que nem toda arte reflete o pensamento de uma elite”, diz Córdula.

Mostra na Arte Plural faz resgate
Mostra tem curadoria de Raul Córdula – Foto: Divulgação

Olhar provocador

Esse movimento contestador está por toda parte na exposição. As obras que Humberto leva à Arte Plural, guaches sobre papel, são como uma viagem na sua trajetória, com reflexões sobre a figura, ensaios sobre paisagens e a presença indefectível de seus “quadradinhos coloridos”, que fizeram parte de seus trabalhos por muitos anos.O olhar provocador está também nos trabalhos de Jairo, pinturas em tela, em papelão, com cores vibrantes e dimensões que intrigam.  Um conjunto de pinturas maiores feitas com espátulas, abusando de um geometrismo simbólico e totalmente atual. 

Tela de Humberto na Arte Plural
Exposição faz viagem na trajetória dos artistas – Foto: Divulgação

Universo da arte

A união dos dois artistas, ressalta Raul Córdula, manifesta a multidisciplinaridade do universo da arte deles, autores de vasta obra e de intensa vivência com a linguagem pictórica e provocações metafóricas. “Eles abriram as portas da linguagem para a apresentação de possibilidades imensas que visavam o futuro da arte. São mestres no sentido mais zen da palavra, isto é, mestres que nunca se consideraram assim”, completa.

Arte Plural é espaço múltiplo de artes
Mostra conta com pinturas em tela e em papelão – Foto: Divulgação

Comprometida em levar cultura ao público, a Arte Plural Galeria é um espaço múltiplo. Instalada na Rua da Moeda, bairro do Recife Antigo, desde 2005, já realizou mais de 100 exposições e é reconhecida por incentivar o cenário cultural de Pernambuco, e a arte em todas as suas formas, contribuindo para a formação de um polo de produção, discussão, debates e encontros em torno do amplo mundo das artes. Que tal ir conferir?

Gostou do nosso conteúdo? Quer sugerir alguma pauta? Deixa o teu comentário!

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *