Um diálogo entre a arte e a arquitetura. É o que propõe a Arte Plural Galeria, no próximo dia 15, reunindo o artista plástico Raul Córdula – numa visita guiada por sua exposição Eternagora – arquitetos e Maria do Carmo Nino, que falará sobre a importância da arte em projetos de arquitetura.
Em cartaz até o dia 18, a mostra reflete sobre a ligação entre o tempo e o espaço. Primeira exposição individual da APG, reúne 18 obras entre pinturas em telas, desenhos e escultura, algumas inéditas e outras emblemáticas do acervo pessoal do artista.
Arte contemporânea brasileira
“É sobre a experiência humana que trata o conjunto de obras de Raul Córdula, não exatamente como um historiador faz, mas como um artista, comprometido com seu tempo e com as ruínas e fraturas que o projeto moderno anunciava como progresso. Essa virada geométrica é um marco na arte contemporânea brasileira. Raul sempre esteve antenado e suporta o tempo presente que ele vive. O tempo se faz presente na vasta obra do artista como tema, como signo mítico, como matéria, materialidade e como acontecimento vital”, coloca Joana D´Arc Lima, curadora da mostra.
A visita guiada será sucedida pela conversa sobre a arquitetura e a contribuição da arte. Puxando o mote, Maria do Carmo Nino diz que a relação entre as duas deveria ser colocada mais fortemente em debate desde a formação acadêmica. “A arte transcende a arquitetura de interiores. Muito mais do que tornar um ambiente belo, ela tem que ser vista como um patrimônio, ali, naquela composição, porque ela transcende a harmonia”, diz.
Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Informações: (81) 3424.4431
*O evento terá início às 19h