Você utiliza o Google Maps? Vem conferir as novidades do aplicativo

1 Abertura 897x494 - Você utiliza o Google Maps? Vem conferir as novidades do aplicativo

Na última quarta-feira ( 27), a empresa escolheu a cidade do Recife para anunciar as novidades do Google Maps, como o recurso de trânsito em tempo real, que estará disponível em algumas semanas.

No Google Maps já é possível usar a plataforma para marcar um horário no salão de beleza, reservar um hotel, fazer planos em grupo, checar se um local está muito movimentado, conhecer os pratos mais populares de um restaurante, entre outras recursos. O aplicativo permite ainda que as pessoas compartilhem sua lista de lugares favoritos com amigos e outros usuários. A partir dessas listas o aplicativo sabe por exemplo que os locais que despertam maior interesse das pessoas que usam o recurso na região do Recife são a Praça do Marco Zero, o Instituto Ricardo Brennand, o Cais do Sertão e a Arena de Pernambuco.

muitas novidades no aplicativo
A empresa escolheu a cidade do Recife para anunciar as novidades do Google Maps (Foto:  Yaoinlove – Shutterstock.com).

“Os usuários estão buscando mais do que rotas para fugir do trânsito. Eles estão usando a plataforma para descobrir o melhor programa ou restaurante perto deles, tirar seus planos do papel e fazer acontecer. Recentemente, lançamos a aba “Para Você” e apresentamos novas maneiras de ajudar as pessoas a encontrar eventos e lugares para comer onde quer que estejam”, conta André Kowaltowski, gerente de produto para o Google Maps.

Já ouviu falar em Local Guides ? 

novidades Google Maps
Já pensou em virar um Local Guides ? ( AngieYeoh – Shutterstock.com).

O Local Guides, é um programa global que reúne mais de 95 milhões de pessoas no mundo todo para escrever comentários e avaliações, compartilhar fotos, responder perguntas, adicionar ou editar locais e reportar incidentes.  Há uma média de 20 milhões de contribuições diárias e essa comunidade vem crescendo, só no Recife, o número de integrantes triplicou nos últimos dois anos. 

Confira 10 dicas para usar o Google Maps: 

novidades Google Maps
No Google Maps já é possível usar a plataforma para marcar um horário no salão de beleza ( Foto: AngieYeoh – Shutterstock.com).

Planejar em grupo

É possível criar uma lista de lugares pra ir e compartilhar com os seus amigos. 

Para Você

Nessa aba você encontra sugestões de restaurantes. É possível seguir lugares que você gosta de frequentar para saber as novidades. Você também fica sabendo de lugares recém inaugurados no seu bairro ou outros bairros que escolher seguir.

Combina

A função ajuda o usuário a encontrar os lugares que ele vai gostar. Você pode selecionar alguns tipos de culinária que mais gosta.

Segurança 

Compartilhe sua localização em tempo real. Toque no ícone que mostra onde você está. Desta vez, toque em “Compartilhar seu local” e escolha por quanto tempo a localização estará ativa e escolha para quem e como vai enviar. As pessoas saberão onde você está, quanto tempo falta para você chegar, e, acima de tudo, sabe que você está a salvo de qualquer ameaça.

Quer conhecer um novo local ?

Na barra de buscas, digite frases como “restaurantes perto de mim”, por exemplo, conforme a sua necessidade. O aplicativo sugere estabelecimentos baseado em sua localização. Encontrou seu lugar favorito? Você pode salvar o estabelecimento em uma lista de favoritos. Abra o Google Maps e,  na tela inicial, preencha o campo de busca. Toque em “Mais informações”, na parte inferior da tela, e arraste o dedo para cima. Na tela seguinte, toque em “Salvar”. Depois, toque em “Favoritos”. Pronto! Seu local foi salvo! O recurso de “pratos populares”  funciona por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina que combina os nomes dos pratos, fornecidos pelos usuários do Google Maps, e também com fotos e resenhas relevantes. Isso cria uma combinação das refeições mais comentadas de um restaurante na ferramenta.

Sem filas

Abra o app do Google Maps e pesquise ou localize no mapa o estabelecimento em que você quer saber o movimento em tempo real. O aplicativo informará a condição atual do estabelecimento. Entretanto, vale ressaltar que o recurso não está disponível para todos os estabelecimentos.

Tradução no Google Maps

O Google Maps agora torna suas viagens mais fáceis do que nunca. O Google adicionou um novo recurso de tradução que permite que seu app indique o endereço de um local usando o sistema de voz do telefone. Se seu telefone estiver definido como inglês e você estiver procurando um local de interesse em Tóquio, verá o novo ícone do alto-falante ao lado do nome e endereço do local, para que você possa obter uma tradução em tempo real.

Combinações 

Além de informações em tempo real sobre transporte público e individual, uma nova função do Maps permite que o usuário combine meios de transporte conforme sua preferência e visualize o custo e tempo total do percurso. É possível ver ainda a incidência de trânsito na rota e o tipo de viagem disponível (compartilhada ou econômica). Essa funcionalidade está sendo implementada em smartphones Android e iOS em 30 países. O recurso de bicicletas e patinete ainda não tem previsão para ser lançado no Brasil.

empresa apresenta novidades
O Live View está sendo implementado na versão beta em aparelhos Android e iOS habilitados para ARCore e ARKit (Foto: John B Hewitt – Shutterstock.com).

Live View

Andar até o seu ponto de ônibus ou uma estação de metrô em uma região que você não conhece pode ser uma tarefa difícil, como saber para que lado caminhar. O recurso Live View permite usar realidade aumentada (RA) para enxergar com clareza o percurso certo. Com ele, as setas de direção e as instruções são colocadas diretamente sobre o mundo real, orientando o usuário. O Live View está sendo implementado na versão beta em aparelhos Android e iOS habilitados para ARCore e ARKit.

Viajar com segurança

A ferramenta Stay Safer permite que o usuário seja avisado caso o veículo saia da rota e pode ser útil, principalmente, para passageiros que viajam de táxi e outros meios individuais, como aplicativos de carona.  Caso o motorista desvie mais de 0,5 km da rota sugerida pelo Google Maps, o telefone tocará com uma notificação em destaque para mostrar a localização do veículo, comparado à rota original.

Join the discussion

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *