sala decoração ar-condicionado

Saiba qual o melhor ar-condicionado para compor sua decoração

Sinônimo de bem-estar, o ar-condicionado é capaz de criar ambientes de maior tranquilidade, limpeza e conforto

Para inserir o ar-condicionado corretamente na sua decoração, as arquitetas Iara e Carina Korman trazem dicas incríveis para você combinar beleza, discrição e eficiência energética em seu projeto.

As profissionais do escritório Korman Arquitetos garantem que o segredo para acertar a decoração do seu interior com o ar-condicionado está em planejar.

Planejamento é essencial e, para isso, é importante determinar a existência do condicionador de ar logo no início do projeto, afirmam.

Ainda de acordo com as especialistas, é preciso ficar atento a outros fatores para, realmente, escolher o modelo adequado de ar-condicionado. A partir das dicas das arquitetas, a seguir serão apresentados alguns pontos de atenção que são importantes na hora da definição.

Confira!

Defina o seu modelo ideal a partir da potência do aparelho 

Antes de tudo, saiba determinar a capacidade em BTUs do ar-condicionado que você vai comprar. Os BTUs medem a potência do aparelho, e eles podem variar de 7.000 em modelos domésticos até 30.000 em equipamentos de alta capacidade. O ar-condicionado precisa garantir a climatização do ambiente e a sua potência é o principal fator. 

É preciso também levar em consideração o tamanho do cômodo e até mesmo o posicionamento do sol. Caso essa equação não seja feita da maneira correta, o equipamento pode não refrigerar o lugar de forma satisfatória e vai se desgastar excessivamente, aumentando seu custo de manutenção e de limpeza.

Tenha sempre em mente que a escolha estética precisa estar em sintonia com a questão tecnológica. Investir em um aparelho que não combine esses múltiplos fatores pode criar um problema para você, que está aqui em busca de soluções.

svg%3E - Saiba qual o melhor ar-condicionado para compor sua decoração

Planejamento é tudo

Para integrar perfeitamente o ar-condicionado em sua decoração, planejar é a palavra-chave. As arquitetas Ieda e Carina dizem que é preciso considerar a existência de diversos tipos de aparelhos. Cada um deles apresentam tamanhos e instalações diferentes, além do seu aspecto visual. Não se deve esquecer também de planejar a questão das instalações hidráulicas e elétricas, pois elas são determinantes para o bom posicionamento do ar-condicionado em seu ambiente.

Seguindo as dicas das arquitetas, a discrição e a delicadeza são os melhores conceitos a serem pensados com relação à integração do ar-condicionado em sua decoração. Combine esses conceitos com sustentabilidade e você terá as premissas básicas para um excelente projeto.

Claro que sempre respeitando o melhor uso da saída do ar com relação ao ambiente, ressaltam.

Destaque obras de arte e objetos de decoração

O ideal é escolher um canto adequado para instalar o ar-condicionado para que as obras de arte e outras peças decorativas sejam destacadas. Você vai valorizar o ambiente e criar o aconchego do seu lar de acordo com a sua preferência. Pense também na formatação noturna do lugar e veja como as luzes quentes e frias podem se harmonizar com a temperatura térmica que você quer projetar na sua casa.

svg%3E - Saiba qual o melhor ar-condicionado para compor sua decoração

Faça da marcenaria a melhor amiga do seu projeto

O segredo é buscar um bom uso para a marcenaria. Para as arquitetas, se o seu objetivo é ocultar o aparelho no cenário, por que não criar nichos fechados com portas treliçadas?

Caso esta seja a opção, é importante considerar um espaço de fácil acesso para a manutenção rotineira, alertam. 

Faça da marcenaria a sua melhor amiga para harmonizar o bom gosto com a criatividade dentro do seu projeto. Assim, a marcenaria abraça o ar-condicionado e o torna quase imperceptível.

Existem muitas formas de produzir peças de movelaria criativa de forma planejada. Busque bons profissionais com referência de mercado para executar um bom projeto de design de interiores. Isso fará toda a diferença para o aconchego do seu lar.

Categorias de ar-condicionado 

É claro que a grande diversidade de modelos de aparelhos pode nos confundir na hora de escolher qual deles melhor se adaptará ao nosso projeto, não é mesmo? Para resolver isso, é preciso entender as principais categorias em que eles se definem.

Ao todo, pode-se dizer que são quatro categorias, sendo elas: os modelos portáteis, os aparelhos de janela, o tipo split e o split inverter. Este último é a escolha mais sustentável por sua eficiência energética, já que ele desliga automaticamente quando o ambiente atinge a temperatura ideal.

A principal vantagem do modelo portátil é poder ser movido de um ambiente para outro e não demandar instalações”, afirmam as arquitetas.

O ar-condicionado de janela é o modelo mais tradicional. Eles fazem a condensação e a evaporação do ar no mesmo aparelho, e justamente por isso são ideais para apartamentos e casas em que não existe espaço para a unidade externa (o motor, no caso dos modelos split). Sua principal desvantagem é que produzem muito ruído e têm baixa capacidade de refrigeração, além de exigir uma saída para o exterior, lembram Ieda e Carina, ao falar sobre este modelo.

Atualmente, o tipo Split é o modelo de condicionador de ar mais procurado pelos consumidores. Ele é formado por duas partes: a evaporadora e a condensadora (o motor), que fica na área externa ao ambiente. Este modelo é silencioso e possui melhor capacidade, embora sejam mais caros em relação aos outros modelos. 

Utilizado em um lindo projeto de loft pelas duas arquitetas, o modelo split inverter é o mais indicado nos dias de hoje. De acordo com as especialistas, este modelo alia eficiência energética com silêncio, elementos importantes para sofisticar seu ambiente e garantir um projeto acolhedor no design de interior do seu ambiente.

Sobre a Korman Arquitetos

Com mais de 35 anos de história nos segmento residencial, corporativo e comercial, o escritório conta com diferentes gerações no comando dos projetos personalizados e exclusivos realizados no Brasil e exterior. Carina se juntou aos pais, Silvio e Ieda, para juntos darem forma a trabalhos criativos com uma linguagem moderna e atemporal, assinando reformas dos mais variados estilos e concebendo espaços do zero, passando pelo acompanhamento da obra até a finalização da decoração. Com participações nas principais mostras de decoração, como CasaCor, o trio já teve projetos evidenciados nas principais publicações da área.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.